Em Agosto do ano de 2006, á Associação Indígena de Água Vermelha criaram uma roça, que foi denominada “Coletiva”. Já colemos frutos dessa terra que trabalhamos com tanto carinho.

No inicio foi um pouco difícil encontrar um local adequado para fazer a roça. A nossa região é muito acidentada e de muita pedra. Tinha lugar, mas perto de nossas casas, mas não tivemos condições de comprar o arame. A nossa roça fica localizada no alto de uma serra, demoramos aproximadamente 40 minutos subindo á serra. É uma jornada difícil mais acreditamos que vale apena. Na roça quando estamos trabalhando é um momento muito bom, pois aproveitamos à oportunidade para conversamos assuntos de nossa comunidade. Fazer brincadeiras, desabafo e nos orientarmos. Durante á criação da roça já podemos colher. Batata-doce, milho, mangalo, fava, e abóbora. À mandioca ainda está nova, mas breve teremos mandioca para fazer farinha, é comer cozida e fazer a nossa bebida tradicional chamado “Cauim”.

A jornada é muito cansativo, mas achamos que tem nos valido apena o nosso sacrifício. Já pedimos apoio a FUNAI, para nos ajudar na compra de arame, mais eles se desfez do nosso trabalho, a FUNAI dá dinheiro para alguns da comunidade que não trabalha, mais para quem quer trabalhar, não tem recurso, para se ter uma idéia o ano de 2006 entrou de recurso no FUNAI de Ilhéus-BA, mais de 1 milhão de reais e hoje pode visitar todas essas aldeia que não ver nenhum fruto desse dinheiro público. Isso é terrível, como é grande a corrupção com o dinheiro público. E quantas pessoas usam o de má fé o recurso público, brincando com as necessidades dos menos favorecidos nesta sociedade.

Nos sócios da AHIAV, se um dia tivermos um apoio e condições, queremos mudar a nossa roça para mais perto de nossas casas. Mas até quando isso não acontece vamos está trabalhando distante é em um local muito difícil o acesso. Quero também através deste aumenagia duas pessoas, que é espetacular são os Idosos que está firme no trabalho da nossa roça que é DAVID SANTOS e JOSÈ HOMILTON (Zé grande). Mas enfim todos que está envolvido nesse trabalho estão de parabéns. Queremos com esse trabalho ensinar para os parentes que juntos unidos e trabalhando podemos fazer uma grande diferencia nesse mundo, que oprime os mais fracos. Somos sementes que fomos plantados com intenção de nascer, crescer e darmos bons frutos.

“Unidos somamos força para transformar um mundo mais justo”.

Texto feito por: FABIO TITIÀ- Presidente da AHIAV. fabiotitia@hotmail.com
Digitado por: RODRIGO TITIÁ.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. PARABENS!
    Esse é um exemplo!!!!
    Nosos esforços dando frutos..isso é lindo!!!!
    Vamos seguir subindo a serra! seguir plantando, lutando!
    Sei que voces trabalhando conseguirão ir para frente, e encontraraõ sim apoio para desenvolver suas iniciativas e melhorar a qualidade de vida…se o recurso nao vier da FUNAI paciencia, vira de outras fontes…. Agora recursos saindo para a comunidade que não sao aplicados comunitariamente issso é ruim!!!
    Prabanes pela uniao e a perseverancia!!!!

  2. EU FICO ALEGRE E TRISTE AO MESMO TEMPO!!! MINHA ALEGRIA É VER MEUS PARENTES COM TODAS DIFICULDADES, ENFRETANDO O DIA DIA, TAREFAS DIFICIES, MAIS É COM DIGNIDADE QUE SUPERAM, COM TRABALHO LIMPO E TRASPARENTE, DEUS ABENÇOA. A MINHA TRISTEZA É VER UM BANDO DE PESSOAS QUE NÃO QUER NADA COM TRABALHO E FICA O DIA DIA NA “FUNAI” BUSCAMDO RECURSO PARA TRABALHO FANTASMAS, POR QUE NA VERDADE ESTE QUE ESTOU MENSIONANDO, PEGAM FERRAMENTAS PRÁ VENDER OU TROCAR POR BEBIDAS ALCOOLICAS, EM QUANTO TEMOS AS PESSOAS DIGNAS QUE QUEREM TRABALHAR PARA GARANTIR SEU AUTO-SUSTENTAÇÃO PARA NÃO ESTÁ NAS DEPENDENCIAS DA “FUNAI” O CASO DE MUITOS QUE TEM SÁLARIOS AUTISSIMOS E NÃO SOLTA AS TETAS DA “FUNAI” É O CASO DE MUITOS, QUE NÃO QUERO MENCIONAR NOMES, P/ NÃO ALIMENTAR A BRIGA INTERNA. MAIS PARA QUEM CONHECE SABEM QUEM ESTOU MENSIONANDO, POR EXEMPLO: PESSOA QUE TEM EMPREGO PÚBLICO, PENCIONISTA, PESSOAS QUE TEM MUITAS FAZENDAS PAGAS PELA “FUNAI” PESSOAS QUE ALUGA PASTOS PARA NÃO INDIOS DA REGIÃO, SÃO ESTES QUE ABUSA DA “FUNAI” . AGORA COM ESTAS NOVA ADMINISTRAÇÃO VAMOS VER SE ESTE NOVO ADMINISTRADOR DAR UM BASTA NESTA FALTA DE VERGONHA, POR QUE EU NÃO CULPO OS MAL ACUSTUMADOS, EU ACHO A FALHA DO PRÓPIO ORGAM DE ASSISTENCIA QUE É A ”FUNAI” E DIGO MAIS EU TENHO CONHECIMENTO EU, SEMPRE PRESTEI SERVIÇO P/ O ORGAM E VEJO COMO É A QUIMICA DE MAL SERVIDORES PARA FICAR LIVRE DOS CAUSADORES DE PROBLEMAS, COMO ELES FAZEM COM O DINHEIRO PÚBLICO.
    E NA VERDADE SÓ QUEM PERDEM SÃO OS VERDADEIROS PAI DE FAMILIA TRABALHADORES, COMO É ESTES EXEMPLO QUE VCS ESTÃO VENDO ESTA ASSOCIAÇÃO NUCA TEVE, AJUDA DA “FUNAI” É UMA VERGONHA PARA UMA ISTITUIÇAO FEDERAL, DEIXAR DE DAR APOIO AQUELE QUE QUEREM REALMENTE TRABALHAR. VOU FINALIZANDO FAZENDO UM APELO P/ AS AUTORIDADES, PRICIPALMENTE “FUNAI” QUE FAÇA UMA FISCALIZAÇÃO NAS COMUNIDADES, VEJA COMO APLICAR OS RECURSOS PARA QUEM REALMENTE TRABALHAM, SE VCS NÃO TEM CONHECIMENTO TEM PESSOAS NO CARAMURÚ PASSANDO NESSECIDADE (FOME)POR QUE NÃO TEM TERRAS PARA PLANTAREM !!! EM QUANTO TEM PESSOAS COM UM MONTE DE FAZENDAS PAGAM PELA “‘FUNAI” ARREDANDO E COLOCANDO PESSOAS PARA TRABALHAR (MEIEIRO) A PRODUÇÃO NA MEIA, ISSO É UM ABSURDO A´TERRA É DA UNIÃO, NÃO TEMOS O DIREITO DE VENDE E NEM DE ARRENDAR, É CRIME,DE QUEM ESTÁ PRATICANDO… MEU PAI ESTÁ DESFAZENDO DO GADO PORQUE NÃO TEMOS PASTOS SUFICIENTE PARA COLOCA-LO CABE AS AUTORIDADES VER ESTES CASOS GRAVISSIMOS “FUNAI, POLICIA FEDERAL E MINISTÉRIO PUBLICO. POIS TRATA-SE DE TERRA DA UNIÃO E SÃO ESTES ORGAMS QUE TEM A COMPETENCIA DE SOLUCIONAR O PROBLEMA….!!!!!1??????

    FICO PRO AQUI QUERO PEDIR DESCULPAS, PELO O MEU DESABAFO SÓ QUE NÃO PODEMOS FICAR CALADOS…
    CHEGA DE SOFRIMENTO CHEGA DE PESSOAS ESPERTAS, E VAMOS DAR UM BASTA NAS CORRUPÇÃO E MATAR A FOME DOS POBRES PARENTES QUE ESTÃO OPRIMIDOS NO CARAMURÚ…

    POR QUE NÓS TEMOS UM PEQUENO PEDAÇO DE CHÃO ONDE ESTÃO AS FAMILIAS TITIÁ, MAIS NUCA ALUGAMOS NUNCA ARREDAMOS POR QUE SAMOS SABEDORES QUE A TERRA É DA UNIÃO PARA MORARMOS NELA E TIRAR O NOSSOS SUSTENTOS E ÑUNCA ABRIMOS A BOCA QUE ALI NÃO PODE MORAR OUTROS PARENTES, POIS PENSAMOS NO COLETIVO.

    UM ABRAÇOS PARA OS MEUS PARENTES INDIOS E NÃO INDIOS……

  3. acho o que esses indios fazem um excelente trabalho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    bjossssssssssssssssssssss amo mto tudo isso……………… amo tbm minha melhor amiga e quase namorada lucileide alves da silva, luci bjos mais acho q dessa vez naum vai da pra gente fika to com outra pessoa o ricardao ou mais conhecido como::::: o lindao dos homens e das mulheres ou seja macho femea ai jente vo te q ir pra rua come pq eu nao sei fz cumiida ate mais ver arri bederti good bye. 🙂 p)/) ah um bjao pra susi a minha melhor amiga de todos os tempos e a dorotilde e clotilde e a jurema.
    ahhhhhhh tbm tem a jureia bem nuca vou me esquecer dela nunca maaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiissssssssssssss …………..
    vejo vcs em londrina naquela lugar garotas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here