Em Agosto do ano de 2006, á Associação Indígena de Água Vermelha criaram uma roça, que foi denominada “Coletiva”. Já colemos frutos dessa terra que trabalhamos com tanto carinho.

No inicio foi um pouco difícil encontrar um local adequado para fazer a roça. A nossa região é muito acidentada e de muita pedra. Tinha lugar, mas perto de nossas casas, mas não tivemos condições de comprar o arame. A nossa roça fica localizada no alto de uma serra, demoramos aproximadamente 40 minutos subindo á serra. É uma jornada difícil mais acreditamos que vale apena. Na roça quando estamos trabalhando é um momento muito bom, pois aproveitamos à oportunidade para conversamos assuntos de nossa comunidade. Fazer brincadeiras, desabafo e nos orientarmos. Durante á criação da roça já podemos colher. Batata-doce, milho, mangalo, fava, e abóbora. À mandioca ainda está nova, mas breve teremos mandioca para fazer farinha, é comer cozida e fazer a nossa bebida tradicional chamado “Cauim”.

A jornada é muito cansativo, mas achamos que tem nos valido apena o nosso sacrifício. Já pedimos apoio a FUNAI, para nos ajudar na compra de arame, mais eles se desfez do nosso trabalho, a FUNAI dá dinheiro para alguns da comunidade que não trabalha, mais para quem quer trabalhar, não tem recurso, para se ter uma idéia o ano de 2006 entrou de recurso no FUNAI de Ilhéus-BA, mais de 1 milhão de reais e hoje pode visitar todas essas aldeia que não ver nenhum fruto desse dinheiro público. Isso é terrível, como é grande a corrupção com o dinheiro público. E quantas pessoas usam o de má fé o recurso público, brincando com as necessidades dos menos favorecidos nesta sociedade.

Nos sócios da AHIAV, se um dia tivermos um apoio e condições, queremos mudar a nossa roça para mais perto de nossas casas. Mas até quando isso não acontece vamos está trabalhando distante é em um local muito difícil o acesso. Quero também através deste aumenagia duas pessoas, que é espetacular são os Idosos que está firme no trabalho da nossa roça que é DAVID SANTOS e JOSÈ HOMILTON (Zé grande). Mas enfim todos que está envolvido nesse trabalho estão de parabéns. Queremos com esse trabalho ensinar para os parentes que juntos unidos e trabalhando podemos fazer uma grande diferencia nesse mundo, que oprime os mais fracos. Somos sementes que fomos plantados com intenção de nascer, crescer e darmos bons frutos.

“Unidos somamos força para transformar um mundo mais justo”.

Texto feito por: FABIO TITIÀ- Presidente da AHIAV. fabiotitia@hotmail.com
Digitado por: RODRIGO TITIÁ.