Todo ritual de formatura é realizado em locais sagrados para os Potiguara, os mesmos aconteceram nas furnas que temos em nosso território. A do ensino fundamental foi dia 18 na aldeia São Francisco, no município de Baía da Traição-PB onde está situada a escola Pedro Poti.
A do ensino médio por sua vez foi novidade tanto para os alunos concluintes quanto para os professores e parentes presentes. O ritual foi realizado na furna do Capim Azul, terra demarcada mas que está oculpada por posseiros que se sentindo donos da terra tentaram impedir as festividades. Mas as lideranças presentes, entre eles o chefe do posto indígena Josafá Padilha Potiguara, conversou e explicou para o posseiro presente que aquele local tem muita importância para nós e não seria o impedimento deles que iria atrapalhar esse maravilhoso momento.
Deixando de lado as dificuldades os alunos dançaram o toré dentro e fora da furna, depois foi lido o juramento da turma pelo aluno Tanielson (Tani Potiguara) na língua tupi. Após isso foi entregue os diplomas, para os alunos encerrando o dia de festa com banho de rio e churrasco para os presentes.
Para nós alunos o ritual de formtura é muito importante, pois nos diferencia dos não-índios. Nós abrimos mãos da formatura convencional porque achamos que não é interessante para nós alunos potiguara do ensino diferenciado. Nesta formatura tivemos contato com a terra, o fogo, a água e o vento elementos necessários a nossa vida.

Tani Potiguara
tanipotiguara@hotmail.com
Irembé Potiguara
irembe@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Potiguara: PARABENS!!
    Parabens pelos formandos!
    Parabens pela materia e pela sabedoria do povo!
    Uma formatura de carcater indigena é um excelente exemplo…. As vezes ha índios que entram na onda “capitalista” da cidade e querem comprar ou alugar roupas…vestidos longos, terno e gravata….e gastar grana em formatura que pouco simbolizam, agora, a formaturas de voces estao ÓTIMAS!
    Tudo a ver!!!!
    A escolha dessa terra, que ainda intruzada, está ótimo, com certeza logo logo ficará livre de posseiros e estará mais a vontade para todos voces!

  2. Parabéns mais do que isso so mais parabens por atigirem a mais uma etapa de muitas que voces conquistarão com afinco fico feliz por voces.

  3. Parabéns aos Formandos!

    Dentro de alguns dias, um novo ano vai chegar a esta estação.

    Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro.

    Procure um lugar próximo a janela e desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem.

    Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir.

    Procure curtir a viagem da nova vida observando cada arbusto, cada riacho, beiras de estrada e tons mutantes da paisagem.

    Desdobre o mapa e planeje roteiros, preste atenção em cada ponto de parada e fique atento ao apito de partida.

    E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou, não hesite. Desembarque nela os seus sonhos.

    Fernando Pessoa.

  4. Parabéns, por vcs não usarem as mesmas festividades que os não indios ultilizam. É uma forma de valorização da especificidade do povo Potiguara. Mais uma vez parabéns.

  5. Parabéns pela formatura de vocês e isso foi uma ótima idéia,gostei da formatura de vocês ter sido na aldeia de vocês e pelo ritual.

  6. Fico feliz em saber que nossos irmãos potiguara, estão dando valor as suas formas de vida, mesmo com os posseiros em suas terras querendo empedir suas entradas. Povo potiguara parabêns pela coragem e pela iniciativa, valorizando a cultura indigena. Somos fortes e nunca vamos deixar de lutar lado a lado em favor dos nossos objetivos.

  7. RETIRARAM MEU COMENTÁRIO,MAIS EU VOLTEI PRA DIZER Á VERDADE,ESSA ESCOLA NÃO SE CHAMA “PEDRO POTI” NA VERDADE ELA E CHAMA “JOSÉ CASIANO SOARES”,VAMOS DEIXAR DE HIPOCRISIA E DEMAGOGIA,POIS PEDRO POTI NA VERDADE FOI UM TRAÍDOR,BASTA LER SOBRE O ASSUNTO,BEM PROFUNDAMENTE,PARABÉNS AOS FORMANDOS,PORÉM NÃO PODEMOS EIXAR QUE ESSES JOVENS NÃO SAIBAM A VERDADEIRA HISTÓRIA,O NOME HOMOLOGADO É JOSÉ CASSIANO SOARES,ESSE SIM LUTOU PELO POVO POTIGUARA DE VERDADE,AGORA PEDRO POTI NA VERDADE,FOI UM MEIO DE NÃO CUMPRIR ORDENS E HOMENAGEAR AQUELE QUE MERECIDAMENTE,JAMAIS ALGUÉM IRÁ SER CAPAZ DE APAGAR DA MEMÓRIA E DOS CORAÇÕES DO POVO POTIGUARA.

  8. RAPAZ,FICOU MUITO LINDO MESMO ESSA FORMATURA DAKI DA NOSSA ESCOLA!!
    TCAUZINHOooo
    fuii
    FIQUEM COM TUPÂ TODOS AI!!!

  9. A pessoa que postou o comentário sobre o nome da escola, realmente demonstrou uma total falta de conhecimento sobre o assunto!!!De fato o primeiro nome da escola era josé cassiano soares, mas este nome nao havia sido escolhido e aprovado pela comunidade indígena potiguara.Após nova reunião a escola passou a se chamar Pedro Poti, na qual seu nome inclusive já foi hologado pelo governo do estado desde o fim do ano de 2006!!!
    Em relação ao Ritual, este foi belíssimo,nunca pensei em minha vida de participar e de presenciar tamanha demonstração de beleza cultural e histórica!!!Aqueles que fazem a Escola, os Alunos, os funcionários estão de parabéns!!!

  10. Professor Thales,o nome de ínicio seria mesmo José Cassiano Soares,meu Tio,o qual tenho certeza que o senhor não teve o prazer de conhecer,este nome medíocre “PEDRO POTI”,nada acrescenta em nada,nem ao menos em nome de escola,pois mesmo que tenham feito esta sujeira em “embarreirar” o nome do meu tio o qual fez muito,por este povo,e sei que esta tal decisão não partiu do povo Potyguara,mais sim,de cada um daqueles que não conseguiram ser quem foi José Cassiano Soares,pessoas de nome medíocre como Pedro Poti,esse lixo traidor,porém Professor,fico feliz em ver que o mesmo não aconteceu com o nome do meu Avô Daniel Santana,e colocaram lá no posto da Funasa,mais o meu orgulho é recíproco,e nunca ninguém poderá apagar dos corações desta nação,quem foi José Cassiano Soares,e resalto que se eu tivesse neste dia,eu iria quebrar essa placa com este nome nojento Pedro Poti,o traidor da nação,ou o senhor quer me ensinar história?? Não usem o nome desta nação,pois aquele que suja o nome,suja o sangue

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here