O toré é dança ao ar livre, tendo a participação de homens, mulheres e crianças em qualquer época do ano, o local do tóre pode ser em qualquer terreiro, e em qualquer lugar.
O MENINO DO RANCHO e uma das principais manifestações do povo Pankararu, é uma cerimônia que tem lugar previamente indicado para este fim, onde o menino, padrinhos e madrinhas pintados de branco, correm, dançam juntamente com os praias, numa disputa de dois grupos, um formado pelos protetores encantados (os Praias) e outro pelos padrinhos. Trava-se uma luta que termina com a vitória de um dos grupos e a destruição do rancho. No final com a dança do toré o menino é entregue aos seus pais, com muita alegria de todos.
A outra manifestação do povo Pankararu, é o Flechamento do Imbu, que é realizada sempre no mês de Dezembro, quando aparecem os primeiros frutos dos imbuzeiros, o primeiro imbu maduro é trazido ao dono do terreiro do poente, e preso em um fio entre duas forquilhas. Com isso os indios pintados de branco e os praias, armados de arco e flechas tentam um a um flechar o imbu maduro, aquele que conseguir flechar recebe um resistente cipó, e convida os outros indios Pankararu que se encontram no terreiro, para a prova da puxada do cipó. São formados dois grupos, um fica do lado da onde nasce o sol e o outro fica do lado da onde o sol se põe, e quem vencer define o ano se vai ser bom ou se vai ser ruim, para os indios Pankararu.

A Corrida do Imbu ocorre entre os meses de fevereiro e março, a corrida do imbu acontece quando as índias Pankararu trazem da mata, sextos cheios de imbu, e os ofertam aos indios Pankararu, com os quais formaram pares para dançar. Os indios com o corpo pintado de branco, tentam durante o tóre protege-las dos golpes de cansanção, que é uma planta que quando encosta-se ao corpo da uma coceira terrível, e os indios que estão dançando toré tentam passar uns nos outros, e isso acontece três domingos seguidos. E no quarto domingo ninguém se queima com o cansanção, e após o toré todo mundo sobe para a serrinha e ver a saída do Mestre Guia, que é o mestre de todos os praias.

Vagno Barros de Souza
baxinhopankararu@yahoo.com.br