Ritos indígenas

13 105

Nós índio acreditamos na vida após a morte, em forças que é provincial para nós como a natureza que é delas que conseguimos sobreviver, nos espíritos de nossos ancestrais.
Cada nação indígena possui sua crença e seus rituais religiosos porém todos acreditam no mesmo propósito que são os primeiros citados acima….Com a crença muito forte nos víamos no prazer de fazer rituais e cerimônia para nossos antepassados. O pajé é responsável de transmitir seu conhecimento para as pessoas que ocupavam a tribos as pinturas de nosso corpo cada uma tem uma história ou simboliza desenhos de nossos animais, hoje já com uma turma mais experiente já conseguimos algumas coisas por exemplo a alimentação de nosso povo como nossos pais e avós já conhecem boa parte das plantas que nos ajudam e que nos prejudica , frutos e raízes conseguimos também aprender sobre a caça e a importância de nos mantemos sempre unidos…..

Autor (Douglas)( Tawan: Kariri-Xocó)visitem meu blog…(http://dmatiaspontes.blogspot.com)/

Artigos similares

0 239

0 194

13 comentários

  1. Olá Douglas, muito bom ler os Kariri-Xocó outra vez, a antena nova já está consertada? me dê boas notícias disso! Muito importante sua matéria, eu penso que revitalizar a horta da escola é também fundamental, vocês estão discutindo esse assunto?
    Um abraço a todos, especialmente para Nhenety e Ayrá”!

  2. Olá,gostaria de parabenizar o autor desta matéria pois é mto importante,minha avó era índia e eu não tive a oportunidade de conviver com ela por mto tempo e de conhecer mais as nossas crenças e rituais por isso acho que essas matérias me ajudam bastante a conhecer mais sobre a história de minha família e de meu povo.

  3. Oi Amiga Letícia, com relação a sua pergunta que deixou em forma de comentário na rede indios online: A principal religiosidade dos povos indígenas varia de cada povo. Por exemplo nós Povo makuxi, o Povo Ingaricó de Roraima, acreditamos que Makunamî é nosso Pai Criador, mas outros por exemplo acreditam em Tupã, tambem como o Pai Criador.
    Alex Makuxi
    Gesttor da Rede Indios On Line

Partilhe um comentário