Quarta-feira (28.11.07), ocorreu mais uma etapa dos jogos indígenas na Arena em Olinda. As apresentações tiveram inicio as 16:00 horas, tendo como 1º modalidade o arremesso de lança masculino contando com a participação de 12 guerreiros assistidos com grande atenção pelo público.

Durante à tarde, tivemos duas demonstrações culturais, uma do povo Kanela (MA) com a corrida de tora entre as mulheres dessa etnia e o ritual Karajá (MT) bastante apreciado pelos presentes. Após o ritual começou a corrida de 100m masculina e feminina onde o nordeste indígena levou a melhor com Irayane Pankararu em 1º lugar. Os jogos foram até a noite (20:00 hs) com apresentações de vários povos e de um grupo cultural de Olinda convidado para se apresentar na arena.
A interação com o público foi muito boa, podendo tirar como exemplo crianças de Olinda que conhecemos e que vieram assistir aos jogos com os pais, compraram arco e flecha com os parentes que estavam vendendo artesanato fora da arena e no final das apresentações estavam com os arcos tentando acertar o alvo utilizado na modalidade de arco e flecha nos jogos. Conversamos com a mãe das crianças e ela nos contou que era um privilegio para eles estarem conhecendo de perto a cultura indígena, mudando a idéia que tinham sobre nós e principalmente passando para seus filhos esses conhecimentos. O encerramento da noite nos jogos indígenas ficou por parte dos pankararu com seu canto tradicional (toré) acompanhado por vários parentes e alguns espectadores.

A maior gratificação que tivemos com os jogos é a mudança do pensamento das pessoas com relação a nós. Eles estão vendo o mundo indígena como de fato é, isso é o mais importante.

Equipe:
Luana Bárbara Pankararu
Alex Pankararu
Irembé Potiguara
Jaborandy Tupinambá
Anapuaka Pataxó Hãhãhãe

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. muito bom!
    plantando consciencia!
    limpando preconceitos!!!
    Vamos em frente!
    Cada dia com mais união e amor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here