O Padre Alberto, padre do povo Pankararu, convocou uma reunião, no dia 28 de Dezembro de 2005, na igreja de Santo Antonio, localizada na aldeia Brejo dos Padres, povo Pankararu, a onde tiveram presentes cerca de 25 Pankararu, representantes das 14 aldeia Pankararu. O objetivo da reunião era formar conselhos religiosos locais, ou seja, para cada aldeia ter seu próprio conselho religioso.
Para que cada aldeia Pankararu, ter o seu conselho, para facilitar a exposição de suas necessidades religiosas, tanto na religião Pankararu, como na católica. Pois a intenção de Padre Alberto é reverter, a péssima impressão que o povo Pankararu, tem com os Padres, que vem desde o tempo, da invasão das terras Pankararu, que os Padres invasores, forçaram os Pankararu daquela época, a não falar mais na língua Pankararu, e repreendiam os Pankararu, nas praticas de suas manifestações culturais.
Por essa causa que Padre Alberto está fazendo um trabalho intercultural, entre a religião Pankararu e a Católica, respeitando os costumes e tradições do povo Pankararu. E por respeitar, a cultura e a religião Pankararu, Padre Alberto sugeriu na mesma reunião, a criar junto com os Pankararu que estavam presentes, um calendário de atividades da igreja Católica, incluindo as missas, para que as atividades da igreja não atrapalhem, os rituais sagrados Pankararu.
E depois de muita discussão, chegaram a um acordo, que as missas poderão ser realizadas, aos sábados, pois os rituais Pankararu mais importantes, não são realizados, aos sábados. Então ficaram decididas, que todo segundo sábado, de cada mês até o final de 2006, serão realizadas as missas, na igreja de Santo Antonio, que fica localizada dentro da área Pankararu.
E todos os Pankararu, que estavam presentes, a reunião sairão com a esperança, que Padre Alberto seja mais, uma pessoa, que respeita a cultura indígena, e que lute pela causa dos povos indígenas.

Solange Monteiro dos Santos.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here