Nesta terça feira  dia 22/02/2011 as 08:00 hs na Escola Pankararu Ezequiel dos Santos  ocorreu uma reunião com representantes da justiça, promotor,  policia militar e delegados de policias, dos municípios de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia, coordenação regional da Funai e comunidade indigena, para discutirmos ações referentes a segurança do povo pankararu.

Na  reunião estava presentes representantes de cada localidade ou seja, de cada aldeia que forma a etnia Pankararu, lideranças , caciques .

Foi cobrado da polícia mais atenção pois estava acontecendo alguns crimes dentro da aldeia e continuava a impunidade, roubos de carros que transporta nossas crianças  e adultos para as escolas, tentativas de estupro dentro de algumas comunidades,  feito o BO ( boletim de ocorrência) e a policia não toma as devidas providência , assassinatos, rota de drogas dentro da área, assaltos a mão armada.

Foi proposto pelos representantes da polícia que a comunidade seja parceira, que denuncie que não tenha medo, pois seus nomes seram mantidos em sigilo ou mesmo nem precisa se identificar apenas denuncie.

Major Reinaldo falou de  um trabalho educativo dentro da comunidade, como ja foi feito nas cidades vizinhas de educar , para que o povo tenha consciência, através das radios, que se estiver com o veiculo inrregular terá um prazo para fazer essa regularização, mas se for pego nas cidades vizinhas será recolhido, teremos a polícia dentro da área, para maior segurança carros , motos , qualquer outro meio de transporte será revistados inclussive  as pessoas, pela questão de uso de arma de fogo . Que as pessoas não se sintam ofendidas pois a revista é uma tecnica usada pela policia que eles não estaram aqui para descriminar, e sim para esta nos apoiando.

Esperamos poder ter realmente essa segurança, e que nós cidadãos de bem possamos ter mais tranqüilidade,nessa parceria  policia e comunidade e que  possamos viver com mais segurança e dignidade!

Patrícia Pankararu

Professora Indígena Pankararu

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR