foto Ararawã
Fotos Ararawã

Em reunião Extraordinária do novo Conselho local de Saúde Indígena Pataxó Hãhãhãe. Aonde estreou o novo conselho, discutindo e propondo melhoria na saúde para a comunidade indígena,  essa reunião foi presidida pela a presidente Marilene de Jesus( irmão do Índio Galdino queimando em Brasilia em 1997). “Vamos ser atuante nesse novo CLSI, pois a nossa comunidade está precisando de uma assistência prioritária, já que tem muitos casos graves pendentes.”

foto Ararawã
foto Ararawã

Na reunião todos os conselheiros cobraram mudança no serviço de saúde, fizeram uma reflexão do trabalho realizado pela a SESAI, aonde foi avaliado a parte da logística  que impedido dos profissionais de base dá uma atenção especial a comunidade. Mesmo assim, ficou bem Clara que A SESAI tem explicado para as lideranças quem está impedindo e travar os processo de licitação é a AGU(Advicacia Geral da União),  o que impede da dá uma assistência que precisam a comunidade indígenas em tempo hábil. Foi cobrado também que precisa ser ampliada a equipe do PSFI, pois as áreas cresceram bastante depois das novas ocupação, e precisam de assistência emergencial. É preciso ampliar a equipe de saúde para atender as demandas. Foi colocado também pelo o conselho que muitas das reivindicações apresentada na reunião já tem documentos protocolado, desde quando a SESAI assumiu a saúde do índio, o que precisa apenas cobrar para que aconteça as solicitações. Um ponto que tem deixado muito preocupado a comunidade é algumas áreas da aldeia não ter água para o consumo, e que precisa na região da aldeia Caramuru fazer encanação de água,  o pipa que abastecem as família de água não dá conta da demanda. ficou bem esclarecido que será preciso  atualizar os cadastros da comunidade, tem muitos indígenas que ainda não está cadastrado. 

O novo conselho esperá que seja valida a sua participação no controle social, já que é lei. e está em plena parceria com o índios online para da visibilidade a sociedade, uma comunicação feita por nós próprios. respeitando a ética e o bem comum de todos.

Foto Ararawã
Foto Ararawã
Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

1 COMENTÁRIO

  1. Essa reuniao que vem ocorrendo sao valido, no meu ponto de vista, os membros do conselho deve agir de acordo o que rege a lei. As decisao deve tomar em conjunto e saber o papel do conselho. Acredito que o mesmo precisa preocupar com alguma coisa que nao esta funcionando como deveria esta. Agindo com a etica e dedicacao tudo se consegue. Parabens a todos, pela a iniciativa de lutar pela melhoria da saude pra nossa comunidade que merece muito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here