Ontem no período da tarde, a equipe multi disciplinar de saúde se reunião na casa de apoio, no município de Pau Brasil. Essa reunião foi promovida pelo o novo acesso indígena Luiz Titiah. Essa reunião contou com a presenças de 90 % dos funcionário da saúde que prestam serviço para a comunidade Pataxó Hãhãhãe. A muito tempo que esse tipo de reunião não acontecia em nossa comunidade.

O principal objetivo da reunião, foi avaliar os trabalhos dos profissionais da equipe de saúde. As categoria foram : Agente de saúde, Agente de Saneamento, Auxilar de Saúde Bucal, Cirurgião Dentista, Técnicos em enfermagem, Enfermeiras, Medico, Vigilante, Auxiliar de serviços Gerais. Teve também a presença de Cacique Pataxó Hãhãhãe, Lideranças, Conselho Local, Um representante do Polo Base de Ilhéus-BA.

Essa reunião foi coordenada por Luiz Titiah e Michele Melo, aonde todos tivera uma oportunidade coletiva para falar da sua profissão e as dificuldades que tem encontrado no dia a dia. Essa reunião foi muito boa, pois os profissionais ouviram as lideranças, aonde as mesma cobraram mais atenção as comunidade, tem funcionário que não quer trabalhar direito, e com isso quem está sendo prejudicado é a comunidade. Os profissionais alguns reconheceu a deficiência, dizendo que não está tendo estrutura suficiente para poder desenvolver a sua profissão, aponto de diminuir a demanda que é muito grande em nossa aldeia. Tem procedimento que depende de uma gestão, na escada da hierarquia, dependemos do Polo Báse, que por sua vez depende do DSEI, que por sua Vez depende da sede em Brasilia. Com isso a comunidade não sabem direito a quem recorre. Ficou claro que uma falha na gestão, quem vai sofrer é a comunidade e os profissionais que está diretamente próximo aos indígenas,  Hoje a equipe multe Disciplinar e mista, temos índios e não índios trabalhando a serviço da comunidade.

Logo depois de ouvir a representante do Polo Base de Ilhéus, a enfermeira Goya, ficou claro que todos estão se esforçando para uma saúde dignar para as comunidade indígenas, a mesma está fazendo um levantamento, juntamente com a conselheira Zenólia, visitando alguns casos criticos e especiais para buscar uma providencia pera esses indígenas que precisam de saúde.

O conselho de saúde está precisando de se atualizar, pois aconteceu a mudança de FUNASA para SESAI e até o momento não foi renovado os conselhos da esfera local e distritais.

Concluindo que os profissionais precisam está unidos, respeitando os outros, e deixar para fazer uma avaliação forte em relação a SESAI depois que tiver uns 6 meses de atuação, Pois a comunidade também reconhecem que os problemas de saúde está caótico no Brasil todo, e que precisa de defender uma politica a nível nacional. Esse encontro foi muito bom, e ficou certo que no mês de abril vamos reunir as equipe de saúde para Planejar, traçar metas e fazer o cronograma do mês. E todo mês fazer uma reunião dessa.