guarani_mbya_41
Depois de um tempo suspenso os estudos para a definição das terras indígenas no MS, A Advocacia-Geral da União (AGU) cassou a liminar que suspendia os estudos dos antropólogos nas terras, a pedido do MPF (Ministério Público Federal). A ação foi concedida pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região à Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).
Em entrevista com um veículo de comunicação o Procurador da Republica em Dourados, Marcos Antônio Delfino de Almeida,disse que as demarcações em Terras Indígenas Guarani Kaiowá em Mato Grosso do Sul irão ocorrer sim.
A fim de evitar possíveis conflitos na região, o procurador adotou medidas para reforçar o policiamento nas reservas, com participação de policia Federal e Militar. Na primeira divulgação das demarcações na região, ouve um alarde muito grande tanto por parte de ruralistas como no meio da mídia local, para incitar a população contra a comunidade indígena indígena, alegavam que, com as demarcações a econômia do estado iam cair substancialmente, e isso alertou não só produtores, mas também o comércio em geral, com isso o preconceito se intensificou ainda mais, na região de Dourados, até cartazes foram colocados em alguns locais, escrito, “Produção sim, demarcação não.
Os estudos compreendem vistoria de áreas em 26 municípios. O governo do estado informou que não irá se pronunciar enquanto não for notificado oficialmente pelo MPF. Agora vamos esperar as possíveis repercussões da noticia no estado, e como os meios de comunicação irão abordar a questão.

Cunha Poty

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É MUITO BOM PRODUZIR, EXPLORAR, DESMATAR, ROUBAR E FICAR RICO EM CIMA DO QUE É DOS OUTROS, É MUITO FACIL A JUSTIÇA DAR A CAUSA FAVORAVEL AOS GRANDES EMPRESARIOS…É POR QUE O INDIO NÃO TEM DINHEIRO É DISCRIMINADOS.
    CADÊ O GOVERNO??? SERÁ QUE ELE Ñ É SABEDOR DA HISTÓRIA DESTE POVO SOFRIDO!!!SERÁ QUE ELE NÃO CONHECE DA CULTURA DO POVO GUARANY KAIOWÁ…PRÁ QUEM Ñ CONHECE ESTE SÃO UM POVO PACIFICO, SOFREDOR E POR SER INGENOAS, ATÉ COMETEM SUICIDIOS QUANDO SE SENTEM EMCURRALADOS, JÁ HOVE MUITOS CASO DE INDIOS TIRAREM SUAS PROPRIAS VIDAS, E O GOVERNO É SABEDOR DISSO AS VEZES FAZEM VISTA GROSSAS…PARA NÃO PREJUDICAR OS GRANDES EMPRESARIOS… VAMOS ABRAÇAR ESTA LUTA MEUS PARENTES, O POVO GUARANY KAIWÁ PRECISA DE NÓS… UM ABRAÇO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here