O Povo Pataxó-Hahahae vive em clima de terror há muitos anos; lutando para recuperar seu território e assim buscar uma melhor sobrevivência cultural e social.
Nos últimos anos a “Justiça” está sendo favorável aos grileiros que ocupam as terras indígenas.

Embora os índios estejam protegidos pela Constituição Federal Brasileira, embora não tenha havido na região em que se encontram nenhuma catástrofe ou epidemia que ponha em risco as suas vidas, muito menos um ad-refrendum do Congresso Nacional, como estabelece nossa Carta Magna em seu artigo 231, parágrafo quinto.
Embora seja inconstitucional a expulsão dos índios de suas terras imemoriais, embora sejam nulos e extintos e não produzam efeitos jurídicos os atos que tenham por objeto a ocupação, o domínio e a posse das terras indígenas, o mandado de Reintegração de posse contra eles foi expedido, sem ao menos terem dado aos índios o direito ao Contraditório e à Ampla Defesa, ferindo assim os direitos e garantias fundamentais conferidos a todos os brasileiros, consagrado no artigo quinto de nossa Lei Maior.

Onde está o Ministério Público que tem como uma de suas funções institucionais defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas(CF art. 129,V)?

Há noventa dias que na região das ALEGRIAS, guiados pelos caciques: NAILTON MUNIZ e REGINALDO TITIÁ, quase 500 índios estão reunidos. Devido a ameaça de que no dia de amanhã – quarta feira, 25 de Janeiro de 2006 – a polícia federal chegue para tentar removê-los, eles estão ainda mais concentrados e prontos para defender seu território. Para os índios a terra é a vida e estão dispostos até a morrer por ela. Esta região fica a 4 km de Itaju do Colônia pela estrada sentido Palmira e entrando 14 km subindo a serra.
A “justiça” está ameaçando retirar também os índios que vivem nas terras de Serra Verde há três anos, e os índios da Serrana do Ouro que já estão quase completando cinco anos.

Em repudio a estas “injustiças”os índios retomaram hoje mais duas “fazendas” na região das ALEGRIAS. Todas as terras onde vivem os índios já foram estudadas pelo governo e reconhecidas como territórios para os índios.

Responsáveis: Ivana Cardoso, Sebastian Gerlic após conversas com índios Pataxó-Hahahae, em Caramuru, as 17:30 horas desta terça feira 24 de janeiro de 2006.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. muito bem!

    Claro, detalhado e neutral, ótima trabalho!Acredito que deveriam explorar um pouco mais a voz indígena!Deixem falar os indios!

  2. Olá pessoal do povo guerreiro pataxo Hã-hã-hãe quero deixar aqui meu comenta´rio de emcoragamento e dizer qué os governantes deste país deviam se emvergonhar da forma como tratam nós índios.que apesar de todo massacre que ocorreu com a chegada do karaiba ainda continuamos a sofrer.Que geito é esse de governar uma nação?se não respeita todas as pessoas.

  3. Olá compañeros Pataxó Ha Ha Hae desejo muita forca e coragem para vencer mais uma vez essa batalha,resistam até o ultimo momento,se preciso for derrame até a ultima gota de sangre para defender o que é nosso,afinal o Brasil se contruiu sobre a sangre derramado dos nosso parentes indios.
    Que Tupa esteje conosco.Um forte abraco a todos.Gracias ao Thydêwá por divugar estas noticias.Havana-Cuba.

  4. A resistência é a nossa história, a luta pela terra é nossa garantia de uma dia melhor amanhã. A quientos anos roubam nossas teras, nossa cultura, matam nossos iguais, tentam nos eliminar.
    Mais somos povos originários, somos fortes, jamais nos entregaremos a ganânancia dos poderosos. Resitiremos e lutaremos por aquilo que é nosso e eles sabem disso.

    Claudio Tupinambá

  5. Avante meus parentes Pataxós-Hahahae!!!
    Tenho lido várias matérias sobre os parentes pataxós-Hahahae e mais uma vez me revolto e me questiono diante de tanta injustiça para com os verdadeiros donos da terra, os índio. Talvez em uma outra ocasião a palavra GUERRA surtisse um efeito de maldade, porém nessa situação dos meus parentes, me vejo no desejo de gritar: Avante meus parentes,vão a luta daquilo que de direito é de vocês!!!
    E Tenham plena certeza que o nosso Pai Tupã e todos os mestre encantos esta dando a cada um de vocês, um espirito GUERREIRO, pois o índio é terra e não dá pra separar.
    FORÇA E MUITA LUZ!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here