Cansamos de esperar a homologação da nossa área,queremos agora…
A TI DE MONTE-MÓR é uma área que já foi identificada como pertencente ao povo Potiguara mas mesmo assim ainda não foi homologada.
Tudo depende de uma simples asinatura do MJ.
Mas o que parece(É) tão simples ele ainda não fez e se ficarmos apenas na espera sem tomar nenhuma atitude nada vai acontecer.
Por isso nós Potiguara nos reunimos para oculpar o que é nosso por direito e a partir dessa semana estaremos retomando a área plantando e construindo nossas casas.
Cansamos de esperar e nada acontecer,queremos ação.
Também estamos nos organizando para o ABRIL INDÍGENA onde o povo Potiguara se fará presente para reivindicar alguma ação por parte do GOVERNO.
Temos certeza que seremos ouvidos visto que não será um ou dois a reivindicar e sim várias etnias juntas por esta causa.
Por isso contamos com vocês parentes para que possamos ganhar mais esta luta e poder comemorar a vitória de um povo que sofre muito com a invasão de suas terras por USINEIROS.E como já foi dito por eles que terra é sangue para nós não é diferente,a terra é nossa mãe,a nossa vida e por ela vamos lutar até o fim e temos fé em nosso pai TUPÃ que tudo irá se resolver.

Agradecemos desde já o apoio que estamos certos que será dado.

Abraço!!!!!!!!!

Jaqueline Potiguara(Irembé)
linepotiguara@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. É isso mesmo minha irmã a terra é nossa vida e lutaremos por ela até o fim.
    Somos guerreiros e estamos prontas para dar a vida pelo nosso povo

    Vamos entrar nessa conosco parente

    Abraço!!!!!!!!

  2. Amigos Potyguara!!!
    Mas um momento de força e coragem em que para buscar JUSTI”CA voces estarao arriscando suas vidas!
    Mas se nao fizerem isso…Nada nunca acontece….E as vidas morrem de fome…de desrespeito..de esquecimento….Entao.’..é preciso partir para RETOMAR o QUE FOR DE VOCES!!

    Contem comigo e com o portal!!!!
    Mandem fotos…documentos…Ano da homologacao..Nomes dos fazendeiros…. Botem informacao para que as pessoas entendam melhor a PROZBLEMATICA!!!!

  3. Primeiramente parabenizo ao povo Potiguara por sua bravura e atitude. E é com satisfação que vejo mais índios se apropriando e utilizando da tecnologia de informação para mostrar ao mundo o que se passa com seu povo. Se esperarmos pela imprensa nacional veremos apenas o lado dos poderosos sendo mostrado à população.
    Estamos todos torcendo pela vitória de vocês e dispostos a ajudar no que pudermos. Esperamos ver sempre a manifestação de vocês neste espaço, afinal foi construído com essa finalidade.
    Forte abraço a todos.

  4. Estamos precisando de ajuda parentes de todos vcs que fazem parte dessa etinia!!!!
    tenho certeza que todos vcs vam nos ajuda!!!
    nao é so o problema e sim de todos povos indigina;É a cana de açucar isso nao pode se alastra mas do que ja se alastrou
    temos que barra esses usineiros que quem nossas terras

    tchauuuuuu parente estou contando cm todos vcs

  5. Força parentes Potiguaras, e quero que vocês nunca percam a esperaça de reaver o que são de vocês, nem que para isso tenha que haver retomada, pois só assim que funciona e chama atenção dos governates desse pais.
    Então eu digo mais uma vez não desistão, e quando as forças estiverem se minando, procurem unir forças com seus parentes indigenas, só assim poderemos fazer uma grande roda e escender nossos campiõs, e pedir ajuda a nosso grande pai Tupã.

  6. Amigos, eu potiguara ou kariri, a mim não preocupa esse dado pessoal hoje, mas me preocupo com qualidade de vida dos Potiguara. E assim, de encontro em encontro a Aldeia Forte hoje tem a TORE FORTE – Associação Cultural Indígena Potiguara, com a presidente Itajaciana, em pleno funcionamento. A associação tem a finalidade de revitalizar a cultura Potiguara, através da dança do toré. Em 2006, ganhamos o prêmio Culturas Indígenas e estamos construindo a sede, equipando o grupo de dança, e ainda cuidando das crianças, das plantas medicinais, desenvolvendo diversas ações.
    A luta pelas terras é mais que justa bem como as lutas pelas melhorias são urgentes.

  7. pessoal, nossos irmãos artesãos brilharam no Salão do Artesanato organizado pelo governo do estado. Foi muito bonito como participaram, estão todos de parabéns.! Quanto mais artesãos fizerem bonitos trabalhos, será melhor pra toda a etnia. Aparecemos positivos, trabalhando e vivendo com nosso próprio esforço.
    Agora, vamos lutar também para que a terra seja restaurada, e que os agricultores das aldeias possam se dedicar e ver seu esforço com vitórias… Se deixamos a terra ser desgastada sem produzir, acho que vamos nos arrepender muito em breve!
    Nossas terras são boas, mas falta comida para muita gente. Por que?
    Será que alguém pode responder?
    Severina

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here