A comunidade indígena Pataxó Hãhãhãe retomou uma areia indígena na região da Água Vermelha que estava nas mãos do fazendeiro Gilberto Brito Alves que estava ocupando a terra indígena por muitos anos. A FUNAI com objetivo de selecionar o problema varias vezes tento entrar em acordo com o fazendeiro para negociar a terra porem ele não aceitou porque a sua meta é perseguir os índios com ameaça de morte e calunha.
Nesta terra os índios já residiram porem foi expulso pelo fazendeiro isso ocorreu porque a nação indígena não tiveram apoio do órgão; mais voltaram e retomaram a sua terra com toda sua comunidade.

Apesar do esforço na luta a comunidade estão sendo ameaçado pelo fazendeiro porque não estão tendo assistência da Policia Federal, mais argumentam que não vão abandonar a luta mais pede a toda as entidade de apoio que ajude a divulgar a casa indígena e auxiliem no apoio aos índios.
Segundo os índios diz que o fazendeiro vem perseguindo o seu povo porque quando retomaram a área encontram animais sob cativeiro são: paca com filhotes pequenos, jabotis, teiú, tatu, onde a metade dos animais que estava boa condição de saúde os índios soltaram na floresta e os que estavam feridos a equipe da FUNAI encaminharam para IBAMA. Com isto a ameaça que o fazendeiro faz é constante e a comunidade está preocupada com esta situação.


Local onde o fazendeiro criava os animais sob cativeiro.

Alem disso a comunidade pede a colaboração da justiça que julgue suas terras o mais rápido possível porque estão cansados de tanto sofrer, e sente triste por saber que a questão a suas terras se encontra a 25 anos no Supremo Tribunal Federal mais que nada foi resolvido, mais ainda clama que esta justiça resolva a sua questão da suas terras porque eles têm uma idéia de quem dará um fim nesta historia tão sofrida deste povo só a justiça.

Mas quem deixar mencionado mais uma vez que não estão roubando nada de ninguém apenas resgatando o que são deles que foi tomado pelo os fazendeiros… Como também está disposto retomar suas terras de volta deixadas pelos seus antepassados.

Yonana

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Otima materia etnojornalistica parente!
    Muito boas as fotos! E muito bom o relato do que esta ocorrendo
    na Aldeia da Água Vermelha dos Pataxó Hãhãhãe !
    É muita injustiça com os parentes, que so querem resgatar as terras de seus ancestrais.Infelizmente sempre são recebidos com violência.
    E muito revoltante também isso dos animais presos, isso é crime!

  2. Acho interessante a participação do índio na luta em busca do resgate de suas terras das maos dos grileiros. Seria importante que as aldeias se unissem e combatessem de forma efetiva, esses mercenários, não aceitando a exploração de suas terras da forma ilegal como está ocorrendo e que fique nas mãos de seus legítimos donos, que são os indios desde o descobrimento.

  3. yonana meus parabéns vejo q vc sempre estar a contribuir na historia de nossa comunidade ……..vc é uma peça fundamental para nossa aldeia ……PARABÈNS………continue assim vc dai e eu daqui ou de onde eu estiver sempre a contribuir p/ com a nação indigena..

  4. Excelente matéria Yonana , ao indio oque é do indio !!! E só vcs sabem devolver a terra oque é dela , oque faz parte dela , a convivência harmoniosa entre a natureza e o homem , saber que somos parte dela , e sem ela não viveremos !!! Pena que alguns demoram a entender isso !!! Muita sorte nesta luta e reconquista , torço muito por vcs , SEMPRE !!!!!!

  5. ottima materia, acredito que a natureza toda està agradecendo por este acontecimento tào importante!!! os meus parabems e muita felicidade pra todo o mundo pelo ano novo 2009. desejo pra voçèis e pra todos os meus amigos um 2009 cheio de objetivos alcançado!!! grandes abraços pra Maè Terra

  6. Avançem com as retomadas ..de terra..de dignidade…de respeito..de justiça!!!

    Avançe o Brasil e o Planeta!!!!

  7. Acabamos de assistir a um filme que representa bem a situação do indio no Brasil, se chama “Bird Watchers” http://www.birdwatchersfilm.com/ e conta a estoria do povo Guarani Kaiowa. Como eles foram e sao usados pelos fazendeiros locais tranformando eles em mao de obra barata e escrava, hoje a situacao continua a mesma, espero que situacoes como essa parem de acontecer e que no proximo ano o governo federal ea alta cupula da FUNAI mostrem mais interesse a causa indigena. Um abraco a todos irmaos indigenas e um Bravo aqueles que ainda tem coragem de desafiar o poder por uma causa nobre e digna, o de morar em sua propria terra de direito.

  8. COMO SEMPRE O NOSSO POVO GUERREIRO SEMPRE LUTANO PELO OS SEUS DIREITO,SEMPRE SOFREU E DIFICIL MAIS NUNCA DEIXAMOS DE AGREDITA PORQUER,MESMO NAO TENTO ACHUDA DA JUSTIÇA, MAS TEMOS DE DEUS O NOSSO PAI TODO PODEROSO,AGORA TEMOS QUE NOS UNIR PORQUE A UNIAO FAZ A FORÇA.

  9. Indios da Aldeia de agua vermelhas.
    como posso entrar em contato com os indios da Aldeia de ahua vermelha? estou no japao e possivelmente terei como conseguir alguns computadores para eles. (estes Usados mas em excelente condicao) gosatria de falar com algun representante ou mesmo com este Rapaz que esta no video falando sobre a necessidade de aprendizado e culturas etc…..
    neyous@live.jp
    skype:andre-shogun
    messenger: andrea3pt@yahoo.it

  10. Olá, Nasci na fazenda agua vermelha ( na época o proprietário era o Sr. Luis Alves) 1960. Gostaria que me enviassem imagens da fazenda, pois gostaria de relembrar o passado. Por favor se tiverem fotos da Fazenda que era do sr. Luiz Alves, me enviem obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here