Apos a reintegração de posse da reserva limoeiro,assinamos a liminar
dada pelo juiz que ordenou retirada de nós, índios da nossa terra.
Para manter a resistência e não colocar as famílias que lá estavam em
perigo, a nossa Cacique. VALDELICE AMARAL DE JESUS, também conhecida por JAMOPOTY, aceitou com muita tristeza e pediu que os parentes se retirassem da Limoeiro e ordenou a entrada na fazenda CHAPEU DE CORO que fica próximo, estamos resistindo da maneira que podemos, enfrentando todas dificuldades que são colocadas pela vida, e tirando obstáculos que são colocados por pessoas que não querem ver a nossa vitória, mas estamos lá com a força de TUPÃ!!!

Sabemos que não séra fáçil nos mantermos lá, pois não temos nenhuma ajuda a não ser a de nosso PAI que nos guia pelos caminhos corretos a cada dia de luta, a Caçique e as lideranças que estão nos ajudando muito. Alguns parentes que estão dividindo o que tem para poder nos alimentar. O nosso RITUAL QUE NOS FORTALECE E NOS LIMPA DE TUDO QUE É NEGATIVO.

Estamos ha alguns anos em processo de demarcação,desde que correu o reconheçimento étnico, prometeram que assim que o mapa da área tradicional de Tupinambá estivesse pronto sairia no DIÁRIO OFIÇIAL, mas, isso faz tempo e até hoje não aconteceu, queremos nossa demarcação e só estaremos felizes quando tivermos as nossas terras nas mãos firmes dos verdadeiros donos, reivindicaremos em cima da lei e se for necessário, derramaremos nosso sangue mais uma vez aqui nesse local sagrado,como foi no passado com nossos parentes,onde de donos passamos a ser escravos. Isso não irá acontecer com essa geração porque usaremos a inteligência e conseguiremos alcançar nossos objetivos.

Precisamos da força de nossos parentes e dos parceiros que são
a favor da nossa causa principalmente na parte de alimentação que
estamos mais necessitados, pois sabemos o quanto é difícil manter-se numa área de retomada sem o apoio de vocês.

A luta é grande e sei que nunca vai acabar porque a cada dia se
revelam mais pessoas que querem diminuir as terras dos INDÍGENAS
DO BRASIL. Como donos dessas terras todas, sabemos que somos donos de recursos minerais, naturais. Temos que aceitar o eles acham que é nosso por direito. isso é muita vergonha e injustiça!!!!

Estamos aqui, e permaneceremos enquanto durar a vida de cada um porque sabemos que a vitória dos povos índigenas desse país ainda estar por vir…

Auére A TODOS E TODAS QUE AQUI VISITARAM…

Jaborandy Tupinambá

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns Jaborandy,
    Pela beleza e simplicidade do seu depoimento,onde a realidade dos fatos ,mostra,o sofrimento do seu povo,pela conquista de suas proprias terras,para a sobrevivencia do indio,que não vive sem elas.
    Continuem na luta,porque Brasil sem indio,não é verde/amarelo!!!

  2. Jaborandy para bens pela sua materia!
    Fiquei arrepiado de ler a realidade…fique triste por saber da injustiça mas estou confiante nessa fé e nessa força que o povo TUPINAMBÁ faz que crescer cada dia junto a TUPÃ.
    Agora, metralhadora…. Por favor escreva sobre cada acontecimento, e busquemos juntos a forma de fazer uma corrente para que suas informacoes cheguem ate muitos e assim A SOCIEDADE BRASILEIRA EM PESO APOIE A CAUSA INDIGENA e se faça a verdade, se faça o amor, se faça a JUSTIÇA.
    É uma vergonha que desde 2002 que esta como prioridade o tema da terra TUPINAMBÁ e ate hoje nada acontece. Sei que cansaram de esperar e partir para o campo é a meu ver o melhor, porem estou surpreso da decisao judicial nao ser favoravel aos INDIOS TUPINAMBA DE OLIVENÇA, voces que ainda hoje resistem sem um pedaço de terra demarcada pela lei… Ate agora o branco só tem demarcado essa terras com a sangue dos indios…. roubando seus territorios e botando suas casas de veraneio ou pousadas ou fazendas para se enriquecer ainda mais….
    VAMOS COM TUPÃ. DIVULGUE!!

  3. Antes de mais nada PARABÉNS….
    Pela matéria e também pela maneira inteligente de expressar os acontecimentos e oponiões. Fiquei até emocionada em ler seus relatos… infelizmente, eu não tenho conhecimento sobre muita coisa da cultura indígena, como muitas pessoas…Mas com pessoas assim, como você, que estão dispostas a lutar e divulgar a realidade indígena, podemos aprender e até abraçar a causa….
    Não desista nunca!
    Abraços
    Van 🙂

  4. JAMOPOTY, dia 19/01/2007 estarei indo em ilheus e gostaria muito de me comunicar com você, eu sou de salvador e estarei indo em ilheus com a finalidade de preparar o caminho e contatos pois todo ano no periodo de carnaval vamos para alguma cidade coma finalidade de prestar ajuda social, vamos com um onibus com 50 jovens com material de higiene, roupas e alimentos, alem de servicos de saude, se possivel entre encontato comigo pelo email savastane@hotmail.com ou pelo msn savastane@extravagante.com.br.

    espero respostas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here