Após todos as ações que dá incio a uma retomada, estamos dando inicio agora a uma nova faze na retomada São José, e pelos próximos dias estaremos entrando pra mata, para limpar os cacaueiros, que hoje se encontro em maior numero infectados com a vassoura de Bruxa, e por isso estamos limpando os pés de cacau, para que em um futuro bem próximo, nós possamos colher bons frutos. Pois um dos nossos objetivos é a terra e por isso estamos começando a cuidar dela, estamos também restaurando as casas da fazenda, pois as mesmas se encontra em faze de degradação, e para que nossas famílias possam habitar nessa nova aldeia, precisamos criar condições para que isso seja possível.

Então para realizarmos essas ações, estamos contando com o apoio de todos que se fazem presente a retomada, então todos tem suas funções, que vai desde quem vai preparar a alimentação até os que vão limpar o cacau. Nessa organização as mulheres tem um papel fundamental, pois elas que são responsável por nossa alimentação e pela limpeza das casas, e tem guerreira que encara até o cacau, por isso as consideramos verdadeiras guerreiras Tupinambá, pois nem os perigos e obstáculos existente em uma retomada desencorajam essas mulheres.

O trabalho de restauração da fazenda e das plantações, não tem tempo determinado para acabar, por conta que o trabalho é muito e constante, mas é isso que nós queremos, tratar e cuidar da terra, pois dela que tiramos nossos sustento. Sabemos que estamos precisando por enquanto de alimento, ferramentas e medicamentos, mas essas dificuldades nos motiva e nos dá força.

Agradeço a todos que está acompanhando o cotidianos da Retomada da Fazenda São José, e agradecer também a todos que estão nos apoiando, e agradecer também ao nosso grande pai Tupã, que está nos protegendo nessa luta.

Imagem de Amostra do You Tube
Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. PARABENIZO a todos voces… por presenciar um historia tao bonita, pois sabemos que cada luta é difrente uma da outra, porque em Pataxó Hãhãhãe o conflito aidna continua os pistoleiro nao para de ataca e todos momento nossas lideraçaé ameacada, preço a todos que reze pelo meu povo e toda as tribos indigena para que tenha paz neste mundo.
    Chega de violencia nao queremos isso mais paa o meu povo…muito dos meu parentes indigena já morreu por lutar por suas terra e digo a todos os fazendeiro que matou o meu parentes indgena ainda continua solto e nao teve nem uma puniçao para eles, os fazendeiro ainda continua fazendo a geuerra no meio da minha nação.

    Yonana

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here