Ontem por volta das 15 horas, nós Pataxó Hãhãhãe desocupamos a Prefeitura de Pau Brasil, depois de um acordo com o  Prefeito Antonio Prado. A nossa manifestação, chegou a um acordo, o prefeito assinou uma Termo de Compromisso, se comprometendo a começar conserta as estradas hoje quarta feira, com a operação tapa buraco, e junto com uma comissão de índios até Salvador para buscar parceria com o governos da Bahia, outros acordo foram confirmados, o mesmo se comprometeu em Criar uma diretoria de assuntos indígenas na prefeitura, observação essa foi uma das promessa em época de eleição. 

A comunidade Indígena desocupou o local dizendo que se não for resolvido vamos retornar e com mais propriedade. Quase dois dias que nós indígenas ficamos dentro da prefeitura. É preciso em determinado momentos nós povo que sofrem fazer manifestação, porque esses políticos que só procura o eleitor em época de eleição com promessas mentirosas, agente possamos através de uma reivindicação mais radical buscar os nossos direitos. Sendo assim nós indígenas compostos de pais de alunos, lideranças, e parceiros como o indiosonline, Apoinme, AHIAV, CIMI, THYDEWÁ, parlamentares do Município… Que deram total apoio. E também a membros da cidade que nos ajudaram diretamente e indiretamente, em especial, Dinho e o presidente da Câmera de Vereador Dedeu.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

2 COMENTÁRIOS

  1. Fico feliz pela conquista!!!
    É isso ai parentes!!! Temos que agir mesmo se queremos que nossos direitos como cidadãos sejam respeitados!!!

    Vocês todos estão de parabéns!!!

    Potyra Tê Tupinambá

  2. ola parentes !

    sou rodrigo rocha titiah, do povo pataxo ha-ha-hae, sou coordenado do grupo txihi xoha, .

    eu estava na manifestação, e pude perceber que ainda em pleno século xx1 a ditadura ainda existe, e que o desrespeito e as injustiça ainda sao muito contra os povos indigenas.
    e ao mesmo tempo fico alegre de ser indio, pata ha-ha-hae, por que somos forte e gurrreiro.

    e que nois povos indigenas

    “existe, insiste e resiste no direito de viver”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here