NESTE ULTIMO DIA 27 DE DEZEMBRO DE 2010, AS LIDERANÇAS PANKARARU SE REUNIRAM  PARA DISCURTI COM O PESSOAL DO SETOR PRODUTIVO DA FUNAI SOBRE ETNO- DESENVOLVIMENTO, DEVIDO A DEMORA DE NÃO SABER A QUAL JURISDIÇÃO PANKARARU IRIA PERTENCER, PERDEMOS O RECURSO DO PRODUTIVO UM TOTAL DE 60,000 MIL REAIS!

PANKARARU AGORA FAZ PARTE DA JURISDIÇÃO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO , COORDENAÇÃO REGIONAL DE PAULO AFONSO/ BA , RUA FLORIANO PEIXOTO , 855- CENTRO, CEP 8.601-210! A

QUESTÃO DISCUTIDA É O POUCO RECURSO DESTINADA A FUNAI CONTINUA O MESMO E A QUANTIDADE DE POVOS A SEREM ATENDIDOS TEVE UM GRANDE AUMENTO MUITO SIGNIFICATIVO NA FUNAI  DE PAULO AFONSO!

FOI FALADO EM ETNO-DESENVOLVIMENTO DOS POVOS , ONDE OS MESMOS TERIAM QUE BUSCAR MEIOS , ALTERNATIVAS DE SUSTENTABILIDADE , PARA SUA AUTONOMIA E INDEPENDENCIA JA QUE A FUNAI SE ENCONTRA HOJE COM O MINIMO DE RECURSOS, E O ÍNDIO NÃO PODE ESPERAR APENAS POR ESSE ORGÃO!

NÓS SABEMOS QUE A FUNAI TEM UM RECURSO PARA INVESTI NO PRODUTIVO DENTRO DAS ETNIAS E MAIS UMA VEZ A PROPRIA FUNAI PREJUDICA PANKARARU, POIS ESSA VERBA DESTINADA PARA CONSERTO DE 2 TRATORES E REFORMA DE 2 CASAS DE FARINHA , FOI LIBERADO DIA 17 DE DEZEMBRO DE 2010  , PARA LICITAÇÃO E NÃO HOUVE TEMPO HABIL PARA TAL PROCEDIMENTO, INVESTIMENTO , FAZENDO ASSIM COM QUER A  NAÇÃO PANKARARU PERDERSSE  MAIS UMA VEZ! ISSO NOS REVOLTA, POIS O ORGÃO QUE SIMPLESMENTE FOI CRIADO PARA DAR ASSISTÊNCIA AO ÍNDIO ESTA SENDO UM IMPECILHO PARA OS MESMOS!

POIS TEMOS UM POTENCIAL NA AGRICULTURA SUSTENTAVEL , ONDE PLANTAMOS FEIJÃO, MILHO, MANDIOCA, ETC. ESSA REFORMA NAS CASAS DE FARINHA E O CONSERTO DOS TRATORES PARA O PREPARO DA TERRA DENTRO DAS NOSSAS COMUNIDADES SERÁ UMA ALTERNATIVA DE  AUTOSUSTENTABILIDADE!

FOI FALADO QUE OS POVOS INDÍGENAS PODERIAM SER INSERIDOS EM PROGRAMAS SOCIAIS , ONG , GOVERNO FEDERAL,ESTADULA, MUNICIPAL , FUNAI, FUNASA.  JA QUE SOMOS CIDADÃOS E QUE PAGAMOS IMPOSTOS,POIS OS RECURSOS DA FUNAI  SE ENCONTRA ESCASOS E FOI DITO QUE NÃO PODEMOS ESPERAR APENAS POR  FUNAI, TEREMOS QUE BUSCAR PARCERIAS.

CONCLUSÃO : O PROJETO DE REFORMA DE 2 CASAS DE FARINHA E O CONSERTO DE 2 TRATORES DENTRO DO POVO PANKARARU, CONTINUA PARA A DEMANDA DE 2011, E ASSIM ESPERAMOS QUE DESTA VEZ ESSA VERBA REALMENTE SEJA INVESTIDA , POIS NOSSAS LIDERANÇAS E COMUNIDADE JA ESTÃO CANSADOS DE ENROLAÇÃO, ENGANAÇÃO!

PATRÍCIA PANKARARU

E-MAIL: patrícia.indiosonline@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here