Aqui na aldeia Serrinha da Etnia Pankararu, temos uma farmácia, mais esta em ruínas com a falta de remédio por que uma outra aldeia de nome Entre Serras; deste mesmo local, levou quase todos os nossos medicamentos, para outra localidade, alegando pertencer aos mesmos. Então ficamos com o prédio sem nenhum medicamento para tratarmos das nossas doenças. Pois carregaram tudo inclusive uma ambulância para transporta pacientes e uma besta que era usada para transportar as lideranças do povo Pankararu.
Esperamos que a FUNASA se encarregue de repor os medicamentos destinados a nossa aldeia. Mas graças a Tupã temos muitas ervas que nos beneficiam bastante. Desde muitos tempos; usamos a natureza para a cura de doenças e limpeza espiritual na nossa tribo. A força da natureza é imensa, e pouca gente sabe.
Nós Índios Pankararu, temos o maior orgulho de conhecermos a verdadeira riqueza das ervas medicinais, que curam e que revivesse nossa alma. A muitas ervas, para muitos tipos de doenças, ou ferimentos.

Renata Raíla Santos Monteiro
E-mail Railapank@yahoo.com.br
Data: 09/01/07

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Parábens colega, sua iniciativa é muito boa!
    Temos que cobrar os nossos direitos onde eles existirem,
    desejo que você consiga!Eu torcendo por você!!!

  2. Olá Raila,
    Eu quero te convidar pra vc entrar no Curso Arco Digital novamente e começar a fazer parte da nossa tribo colaborativa de aprendizagem, onde estaremos trocando informações sobre saúde tradicional, hábitos de vida saudável, boas praticas de saúde e prevenção de doenças.Apesarde eu concordar com voc~e deque hámuitas ervas curadoras, o acesso aos medicamentos é um direito da população, garantido pela Lei Orgânica da Saúde 8.080,e a FUNASAtem essa responsabilidade de providenciar junto ao Ministério da Saúde a cesta básicade medicamentos necessários à comunidade.Se organizem e vejam qual o melhor caminho para conseguirem seus direitos contemplados.Um bom começo é procurar falar com a coordenação do DSEI da sua região, já levando por escrito a denúncia e as solicitações.

  3. Raila continue sempre publicando as sua materia que um dia vc vai conseguir aquilo que vc quer para a sua comunidade.
    Paranbens mesmo.
    17/01/07

  4. Muito boa a suaq matéria, colega temos que lutar para que nossos direitos sejam respeitados, dessa forma viveremos em um mundo mais justo! Se todos correcem atrás dos seus ideais o mundo seria bem melhor!continue assim!
    Um abraço,arm

  5. Parabens pela iniciativa aqui em minas esa Funasa tbm tem dado pouca assiastencia e vou deixar aqui pra vc e tbm para os outros que quiserem me ajudar na ideia que um parente tupinamba deu .
    Porque nao nos unimos para escrever uma carta ao presidente Lula todos os povos que a Funasa nao assiste e começar a cobrar.
    deixo aqui meu email txawapataxo@hotmail.com
    UNIDOS SOMOS MAIS..
    UM ABRAÇO.

  6. Parabéns Renata, você escreve muito bem,infelimente em nossa aldeia essa é realidade não só na nossa ,mas creio que em todas as aldeias. mas com fé em deus não mabaixaremos nossas cabeças, e sim lutaremos por uma melhor assistensia na saúde e em todas as áreas pois todas inda deixão a desejar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here