Aqui na aldeia Serrinha da Etnia Pankararu, temos uma farmácia, mais esta em ruínas com a falta de remédio por que uma outra aldeia de nome Entre Serras; deste mesmo local, levou quase todos os nossos medicamentos, para outra localidade, alegando pertencer aos mesmos. Então ficamos com o prédio sem nenhum medicamento para tratarmos das nossas doenças. Pois carregaram tudo inclusive uma ambulância para transporta pacientes e uma besta que era usada para transportar as lideranças do povo Pankararu.
Esperamos que a FUNASA se encarregue de repor os medicamentos destinados a nossa aldeia. Mas graças a Tupã temos muitas ervas que nos beneficiam bastante. Desde muitos tempos; usamos a natureza para a cura de doenças e limpeza espiritual na nossa tribo. A força da natureza é imensa, e pouca gente sabe.
Nós Índios Pankararu, temos o maior orgulho de conhecermos a verdadeira riqueza das ervas medicinais, que curam e que revivesse nossa alma. A muitas ervas, para muitos tipos de doenças, ou ferimentos.

Renata Raíla Santos Monteiro
E-mail Railapank@yahoo.com.br
Data: 09/01/07