A participação do público tem sido bastante forte nos jogos, um grande exemplo que tem marcado presença constante é o senhor Expedito Marcolino da Silva, 47 anos e pai de quatro filhos. Ele já trabalhou na companhia dos índios Pankararu e contou um pouco da sua participação.

Seu expedito morava no sertão e trabalhava numa padaria, onde muitos dos seus colegas eram índios Pankararu. Uma das principais atividades era buscar lenha na “Serra do Brejo dos Padres e Bem-Querer”, mas a seca do sertão o obrigou a se mudar; fato que acontece até hoje dentro de muitas aldeias aonde índios ainda vão para São Paulo buscar trabalho e melhores condições de vida pra suas família.
Hoje, mora em Jaboatão dos Guararapes e está muito feliz em receber e poder mostrar a tradição e a cultura dos diversos povos que estão participando dos Jogos Indígenas às suas filhas.
“O branco tem tentado fazer o máximo para que as etnias indígenas sejam bem recebidas. A participação do público é muito importante, porque ajuda a conhecer mais a cultura dos primeiros habitantes do Brasil”, essas foram algumas palavras de Seu Expedito. “Também é importante que o índio manifeste sua cultura e seus direitos, porque quando o índio passa a vestir roupa vai quebrando sua cultura e isso é culpa do branco que ta acabando com tudo, destruindo a natureza”, segundo Sandra, 18 anos, filha de seu Expedito.
Para encerrar, seu Expedito deixou um recado a índios e não índios: “Quero dizer para o branco que procure recepcionar cada vez mais os povos indígenas, porque eles que podem nos ensinar a conviver em um mundo melhor, nos ensinando a preservar rios, a não desmatar as florestas e trazer para nós (brancos)o conhecimento das plantas medicinais”; “Eu quero dizer para o índio que não deixe de preservar os seus costumes ancestrais, porque o mundo inteiro está observando e avaliando o dia-a-dia das etnias”.
Seu maior medo é do índio sair da sua aldeia para estudar e trabalhar na cidade e não querer mais voltar para sua aldeia.

Equipe:
Luana Bárbara Pankararu
Alex Pankararu
Irembé Potiguara
Jaborandy Tupinambá
Anapuaka Pataxó Hãhãhãe

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here