RESPEITO AOS NOSSOS DIREITOS

Nós índios tupinambá de Olivença, mais uma vez sofremos com ESSA JUSTIÇA DO BRASIL, pois ha tanto tempo que estamos na luta de parentes e há parentes que de geração em geração, vem dando continuidade a nossa cultura que fomos, no passado sendo catequizados pelos padres jesuítas, com isso tudo acontecendo,e mais, os parentes sendo massacrados pelos invasores na cara de todos e ninguém se levantava para tentar impedir essa dizimação, mas alguns parentes se escondiam mata à dentro isso fez com nossas raízes presente nessa terra. Mesmo com tanto sangue derramado, com tantas lutas esquecidas, permanecemos aqui,aprendemos os seus costumes,e nos dias de hoje lutamos em cima dessa própria lei que eles mesmos escreveram que,”NÓS INDIOS TEMOS DIREITO A TERRA POR HERANÇA DOS NOSSOS ANTEPASSADOS”.

Depois desses acontecimentos nós ainda somos prejudicados pela mesma justiça.
Ha 2 mêses nós entramos na fazenda limoeiro,lutamos para nos manter lá durante esses dias e hoje, dia 12 de abril esta acontecendo a entrega de posse da nossa terra,se é que eu posso afirmar isso, a tristeza nos corrói por dentro e temos que ficar sentindo calados senão,os policiais nos prendem! Que injustiça é essa com um dos povos que mais sofrem em cima
dessa terra de nome “BRASIL” ???? Queremos respeito !!!Tivemos que se esconder para estarmos reivindicando nosso território e hoje esqueceram que nós índios também temos direitos? Essas pessoas que se beneficiam com isso nem estão notando que a nossa evolução é lenta mais esta acontecendo e nós estamos se adentrando e aprendendo a nos defender em cima dessa mesma justiça. Isso que esta acontecendo conosco não vai nos abalar,pois estamos seguros do que nos pertence e lutaremos sempre pelas nossas terras porque sem ela nós iremos regredir. Temos que lutar pela “UNIÃO” do nosso povo e manter nossos costumes de morar em comunidade e preservar o nosso tronco para que possamos restaurar a nossa cultura e viver em paz sem nos preocupar com essa coisa de reintegração de posse.E à cada dia levantaremos a cabeça e lutaremos pelos nossos direitos sem sair da trilha por nenhum instante porque somos índios guerreiros Tupinambá de Olivença e estamos prontos pra nos defender de tudo e de todos que querem nos prejudicar,com nosso PAI TUPÃ trilhando os caminhos e Mãe JAÇI iluminando-os ficaremos firmes e fortes para vencer e sair vitoriosos!!!!

Na PRIMEIRA batalha pegamos experiência, e outras virão estaremos aqui mantendo a resistência e trabalhando dias e noites, dando continuidade ao nosso movimento assim conseguiremos deixar os caminhos trilhados e
Iluminados para que nossas futuras gerações dêem passos maiores para viver em paz nossa terra, TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA.

Tristezas e desabafos mais com muitas vitórias para nós indígenas do Brasil!!!……..

Lembrando a todos o que vem acontecendo com nós Tupinambá, mostra o quanto de preconceito que nós indígenas temos quebrar, o quanto de obstáculos
temos que ultrapassar.Até no mês que nos deram para lembrar de nós eles deixam a desejar, e mostra que não tem respeito nenhum pelas leis dos Indígenas do BRASIL…
Deixo aqui meu recado para todos, muita força parentes a luta é grande mais é nossa, nós temos que ser resistentes nas aldeias e tenta mudar a
Cara dessa política branca que tanto nos persegue.

Autor:JABORANDY TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. JAborandy, exelente sua partilha de ideias e sentimentos. Sentimentos e ideias que sei que nao sao só suas mas de um agrande e belo povo. Saiba que muitos “não indios” tembem lutamos contra essas injustiças e tenhamos todos nós CERTEZA que o BEM SEMPRE VENCE..Vamos em frente!!!
    Escreva para EDUARDO ALMEIDA, ele pode ajudar!!! PEça para ele fazer um comentario e levar suas informações para a CORTE MUNDIAL DA ONU, onde ele trabalha, toquem seus contatos na SUIZA…Lamentavelmente as INJUSTIÇAS BRASILEIRAS precisam ser “cotucadas” pelos INTERNACIONAIS.
    DIVULGUE!

  2. Antes de mais nada PARABÉNS….
    Pela matéria e também pela maneira inteligente de expressar os acontecimentos e oponiões. Fiquei até emocionada em ler seus relatos… infelizmente, eu não tenho conhecimento sobre muita coisa da cultura indígena, como muitas pessoas…Mas com pessoas assim, como você, que estão dispostas a lutar e divulgar a realidade indígena, podemos aprender e até abraçar a causa….
    Não desista nunca!
    Abraços
    Van 🙂

  3. JABORANDY, A SUA MATÉRIA É MUITO OBJETIVA; SER INTELIGENTE É TER O PODER DE PERCEBER O POTENCIAL QUE TEMOS, E O QUE REPRESENTAMOS HOJE.
    EU TE PARABENIZO, E PEÇO QUE CONTINUE NESSA LUTA, PARA ASSIM, ADQUIRIR SEMPRE EXPERIÊNCIA NA VIDA, LEVANDO A REALIDADE DOS NOSSOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL.

    JAILTON PANKARARU

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here