Nós pankararu jovem que a um tempinho atrás que nós não tinhamos mas o costume de dançar o búzio, porque nós tínhamos perdido, mas através de fotos e um filme que nós buscamos na USP no ano de 1935.

Veio um historiado pesquisando diversas culturas inclusive encontrou dos pankararu a dança dos praias,do búzio, do toré e varias outras, também.

A gente aqui na nossa nação temos uma diversidade cultural e dentro dessa diversidade cultural Nós buscarmos dos mais velhos, então foi a gente procurando perguntando a eles o toante como que é cantado com o búzio para ser realizado o toré da dança do búzio que é realizado com os guerreiros e as guerreiras pankararu que nós fazemos em tradições, em apresentações e é nossa cultura , pankararu uma cultura muito bonita a que todos nós damos valor.

Helvis Pankararu
helvys.gato@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Helvis , muito boa sua matéria , e muito significativa também !!! Esses registros históricos de passagem de viajantes , historiadores , pesquizadores e etc , sempre saõ muito interessantes e importantes qdo se pensa em resgate cultural , são 73 anos passados , e que foram recuperados nesse filme da USP. Museus e outros centros de pesquiza de todo Brasil e principalmente do nordeste devem conter informações valiosas para o povo Pankararú e outros povos indigenas do Brasil. Portanto: Esta reportagem pode ser tambem de grande valia para todos os povos indígenas e referência de pesquiza !! Excelente !! continue divulgando esses achados !! Parabéns !!!

  2. Parabéns pela materia
    Pois tenho 28 anos, e passei a conhecer essa nossa dança uns dias desses.
    É realmente um resgate de uma de nossas tradições. Quando vi esse filme, perguntei aos meus parentes mais velhos e eles disseram que realmente existe, mas faz alguns anos que a dança do búzio não era dançada.
    Agora vemos diversas vezes essa nossa tradição que persiste e com certeza, jamais será esquecida.

  3. Este é meu e-mail de contato pois ainda não temos computador e nem luz na aldeia.Fiquei muito impressionado com esta retomada das danças,do buzio etc.Será que voc~e podem nos dar o contato deste pesquisador da USP?Queremos recomeçar aqui também.
    Ivna
    TO´Ê Pankararu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here