O povo Pankararu de Pernambuco, participaram nos dias 06, 07, 08 e 09 de Julho de 2006, de uma Oficina de Inclusão Digital promovida pelo programa GESAC.
A onde foi desenvolvida atividades relacionadas ao uso do computador e da
Internet, que chegam à aldeia graças a uma parceria firmada entre a THYDEWA, o Ministerio da CULTURA e o Ministerio das Comunicaçoes para o projeto INDIOS ON-LINE. Durante esses dias, cerca de seis Pankararu participaram da oficina no Ponto de cultura Índios On-Line Pankararu. Recebendo a orientação dos Implementadores Sociais Sérgio Melo, Renata e Thais, sobre a importância do GESAC seu custo e benefícios para a comunidade, apresentarão de sites como o www.idbrasil.gov.br, www.idbrasil.org.br a onde nesses sites os Pankararu poderiam criar wike, para publicarem matérias como no Índios on-line.
Os implementadores falaram também sobre o software livre, que é um programa idêntico ao Windows, mas não é patenteado por ninguém, ou seja não tem um dono especifico, por isso não tem custo de configuração. E uma solução contra o monopólio do fabricante do Windows, mas na verdade essa oficina foi um preparativo, para um segundo momento, que reunir mas cinco povos on-line Pankararu, Funil-ô, Kiriri, Tuxa de Rodelas e Tumbalala.
Esse segundo momento que o povo Pankararu terá junto com outros parentes, não tem data prevista ainda, mas o local já é certo que é no povo Tumbalala – Bahia, que estão previstas oficinas um pouco mais avançadas de edição de áudio e vídeo, montagem de webrádio, criação da página de Internet da aldeia e navegação dirigida na Internet.
Mas o desenvolvimento das atividades, exercidas em Pankararu foi muito satisfatória, pois esclareceu varias duvidas sobre a operação do GESAC, e aumentou a responsabilidade dos usuários da conexão, pois o custo não é baixo e a fração de R$ 1.000,00 (um mil reais) mensais pela conexão, é considerável e ouve uma reflexão para melhor uso da internet.
Então o melhor da historia é que o governo está cumprindo com a sua parte, e enviando pessoas para mostrarem o caminho, de como se deve usar a internet para o bem de nossa comunidade, e se nosso grande pai Santsé permitir o povo Pankararu estará conectado por muito e muito tempo.
Alexandre Pankararu
e-mail: alex@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here