Sabemos que fumar prejudica a saude, mas da maneira que nos fumamos não nos faz mal. Para nos eh um ato sagrado, então preparamos a XANDUCA, o cachimbo com muito cuidado, com as ervas certas. Nos fazemos nossos pedidos através da XANDUCA, eh com ela que temos contato com Tupã, com a Mãe Terra e com nossos antepassados. Fumando pedimos a bencao para nossas comunidades, pedimos pelo bem no Planeta.
Antigamente o Tore era so dançando por nos índios. E era a comunidade toda. Hoje muitos índios preferem sair para cidade a dançar outro tipo de musica… Dai tem os índios que levam facadas, porque esquecem nossa tradição, porque deixar de fazer a nossa dança que eh nossa proteção, os deixe indefesos.
Hoje estamos também dançando Tore nas cidades com os brancos. Teve gente que falou assim: o branco não pode participar de nosso Tore porque toda vida massacrou agente. E outros responderam: essa eh nossa maneira de demonstrar para eles que agente não quer briga, não quer conflito, não quer nada que seja deles, so amizade. Por isso que agente faz esse convite para eles dançar conosco para eles sentir na pele que agente não somos mal, como alguns deles pensam. Ele dançando tore com agente ele vai sentir que agente não quer fazer mal a ninguém.
Agente respeita todas as religiões. Agente não comenta e nem julga as religiões dos outros. Dessa forma que agente eh e agente gostaria que fossem assim conosco. Gostaríamos que as pessoas entendessem que quando um índio dança um Tore eh porque em aquele momento Tupã pediu para ele dançar.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here