DSC05799I Encontro Nacional do Índios On Line

REATÓRIO DO DIA 11 DE JANEIDO DE 2010

O encontrão iniciou-se com o ritual de abertura. Os participantes apresentaram-se e após isso, houve a apresentação da linha do tempo da Rede com um vídeo.

Iniciou-se uma roda de conversa sobre rede social e foi pedido pelos facilitadores Renata e Alexandre do Instituto Fonte, que os participantes identificassem em sua vidas formas de rede. Neste momento foram identificadas e exemplificadas diversas formas de rede entre elas no meio indígena.

RELATÓRIO DO DIA 12 DE JANEIRO DE 2010

Iniciou-se o dia com um ritual de abertura e logo em seguida continuou levantamento dos exemplos de redes no cotidiano. Foram apresentadas várias outras redes tais como, o tecer das redes para enterrar os mortos no povo Bakairi; que até para tecer uma rede é preciso uma rede de pessoas.

A atividade foi finalizada com o exemplo de Alex Makuxi comentando sobre o feche de vara, onde ele diz que uma vara sozinha é fácil de quebrar, mas várias juntas são difíceis.

Após a atividade iniciou-se a criação coletiva da linha do tempo da rede (em anexo),  após a construção dessa linha foi  dividido em grupos de trabalho (4 GTs) para identificarmos as conquistas, realizações, oportunidades e obstáculo. Tivemos como base os seguintes eixos temáticos: Ideias, Serviços, Pessoas, Recursos. Todas as equipes apresentaram impressões. Foi proposta mais uma atividade com base no apresentado para dizermos o que mais satisfaz e o que mais incomoda com base nos eixos temáticos. A proposta era apresesntar as reflexões no final em forma de perguntas.

Ao final do dia foi feita uma avaliação de como foi o trabalho do dia e houve o encerramento com um ritual com todos os presentes.

RELATÓRIO DO DIA 13 DE JANEIRO DE 2010

Inicia-se os trabalhos com a visita de um grupo de alunos  de PROJOVEM da cidade de São Jose da Vitoria, que vieram no intuito de viver um pouco do intercambio cultural com os indígenas presentes no evento. Após o momento de troca de saberes, apresentaram-se os resultados dos grupos de trabalhos dando ênfase aos temas que geri a rede. Os temas são mais no intuito de construir propostas que venham melhorar o funcionamento da mesma.

No decorrer da discussão sugiram muitos temas importantes, dentre eles, surgi a  auto-gestão da rede. Que surgi através da necessidade de se ter recursos próprios para serem digeridos com a devida autonomia.

No período da tarde, inicia-se uma roda de conversa que sistematizando o que seria a THYDEWA, INDIOS ON LINE e PONTOS DE CULTURAS. Inicialmente surgi uma grande duvida, mas depois de esclarecimentos dos facilitadores, percebe-se que todos têm papeis distintos e mesmo assim, ainda permanecem interligados entre si.

A facilitadora Renata, faz uma explanação do tema sustentabilidade, apresentando idéias  de como despertar esta discussão entre os membros das redes. Ao fim do dia, houve a apresentação do indígena colombiano que veio contribuir no evento. Hugo relata a realidade indígena de seu país, pertencente ao povo NASA, ele traz relatos de momentos vividos e de trabalhos de mídias feitos por eles, enriquecendo ainda mais a discussão.

Conclui-se que a  deve-se construir diversas maneiras de buscar a autonomia tão sonhada e que THYDEWA, INDIOS ON LINE e PONTOS DE CULURAS. Tem que fazer seus devidos trabalhos, e que esses trabalhos possam propiciar ainda mais a união entre essas redes. Afinal, alguém é mãe de alguém, como foi dito por alguns participantes.

RELATÓRIO DO DIA 14 DE JANEIRO DE 2010

Iniciam-se os trabalhos com os rituais tradicionais dos povos Pataxó ha ha hãe-BA, Kariri-Xocó-AL e etc. Ao termino dos rituais é dado continuidade as discussões do dia anterior. O debate de construção propiciou mera discussão perante diversas sugestões de um melhor funcionamento da rede. Todas as propostas foram baseadas em temas discutidos nos grupos de trabalho.

A tarde inicia-se com o ritual do povo Bakaeri-MT, onde Isabel Taukane coordena um ritual no qual só participam mulheres. Segundo ela, o ritual é feito  no intuito de buscar algo nas casas dos moradores e ela traz o ritual para o evento nesse com o objetivo de estar buscando no próximo (parente), sua contribuição nas discussões. Um dos focos de discussão da tarde, foi a questão da auto sustentabilidade da rede Índios On Line. Sebastian propôs parcerias entre a rede e a ONG Thydewa.

Na roda de conversa sobre o que se deve publicar na rede, entra em discussão matérias que as vezes são publicadas sem autorização de lideranças ou que as vezes sem intenção acaba causando fortes repercussões. Foi proposto que cada qual deve assumir as responsabilidades no que publicarem. Outro fato importante foi a legitimidade da atual gestão da rede, no qual, todos aprovaram e desejaram sucesso nos trabalhos desenvolvido pela gestão.

Ao fim do dia, recebemos a visita da liderança Jovanildo Titiá do povo Pataxó ha ha hae, no qual suas palavras pôde contribuir com as discussões. Finalizam-se as atividades do dia com uma palestra de software livre, para esclarecer as duvidas entre os participantes. Pascal faz um breve histórico, contando como surgiu o software livre e onde esta sendo suas atuações.

Tivemos a exibição de filmes feitos por membro da rede durantes as oficinas nas aldeias Kariri-Xocó, Truká, Pankararu e Fulni-ô. Concluiu-se que a rede deve buscar parcerias viabilizando sua autonomia, e concorrer aos prêmios de incentivos oferecidos por entidades publicas e privadas.

RELATÓRIO DO DIA 15 DE FEVEREIRO DE 2010

No dia 15 de janeiro iniciamos o dia com a abertura espiritual. Logo após foi apresentado aos presentes por Ivana Cardoso, a prestação de contas, onde foi especificado o plano de gestão da rede, e todas as finalidades de seus respectivos recursos.

Foi discutido também as ações da rede, suas metas e finalidades, onde foi colocado no telão para todos opinarem, e colocar novas idéias.

Também foi discutido e formado uma comissão organizadora, para o próximo encontro da rede, onde ficou definido com o aval de todos que seria em Mato Grosso, em meados de janeiro de 2011.

Assim encerrou o I encontro da Rede Índios on-line.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Militante social pelos Direitos Humanos Indígenas. potyratupinamba@indiosonline.org.br Aldeia Itapoã/Ilhéus-Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here