Relatório de Viagens- Povo Kariri Xocó – SE

No dia 16 de dezembro o grupo Índios On-Line chegou até o povo kariri Xocó em Alagoas, em frente à cidade Sergipana Propriá. Chegaram de manha, se alojaram. Foi marcado o primeiro encontro para ás 13:00 horas da tarde no ponto digital índios on-line, teve um numero significativo de jovens da aldeia.

As 13:00 horas a oficina se iniciou com o tema Cidadania, oficina esta que foi realizada por Ivana Cardoso (tupinambá). A oficina foi bem produtiva, os jovens participaram bastante.

Logo após a oficina de cidadania, foi realizada a oficina de Etnojornalismo, onde foi ministrada por Graciela Guarani, durante a oficina, os jovens produziram várias ações dentro do que foi passado, produziram matérias interessantes.

Terminada a oficina de Etnojornalismo, Graciela Guarani, juntamente com Ivana Cardoso, falaram sobre Cyber Ativismo e Protagonismo Juvenil.

Em seguida Graciela Guarani iniciou sua oficina de Fotografia, a parte teórica da mesma. Os jovens participaram bastante da oficina.

Durante foi passado alguns filmes para a comunidade, filmes que foram produzidos com os celulares indígenas.

Assim encerrou o primeiro dia de oficina.

No segundo dia, 17 de dezembro, a oficina iniciou de manha com a aula prática de Fotografia.

Foram divididos em grupo os jovens, e cada grupo sugeriu um tema á fotografar, os temas propostos foram; Paisagens, Idosos e crianças. Os grupos saíram á campo para colher imagens, ao retornarem, com auxilio de Alex Pankararu aprenderam a fazer slides show com as fotos. Concluíram já no final da manha. Terminada a oficina teve pausa para o almoço.

Ás 15:00 retornaram. À tarde a oficina foi ministrada por Alex Pankararu, que falou sobre vídeo. Na oficina Alex começou com a parte teórica do assunto, mas logo partiu para á prática, ele intercalou as matérias com o vídeo, e o vídeo foi feito a partir das histórias criadas pelos próprios jovens. Após crida o roteiro, os jovens saíram á campo com Alex para colher as imagens, após coletadas todas as imagens, alguns dos jovens, foram juntamente com Alex para fazerem a edição dos vídeos, terminaram já no finalzinho da tarde.

À noite foram expostos os filmes produzidos durante o dia, foi exibido um slides show com as fotos da oficina de Fotografia e um pequeno vídeo chamado “Algo inesperado”.

No dia 18 de dezembro, quinta-feira, as filmagens continuaram, os jovens saíram á campo para colher imagem até dar a hora do almoço. Depois do almoço Alex levou alguns dos jovens para fazer a edição, e durante a tarde outra oficina corria paralela a outra, ministrada por Ivana Cardoso, com o auxilio de Graciela Guarani, a oficina de publicação de matérias no portal Índios On-Line, e criação de loguins no youtube.

Durante a noite, foram exibidos todos os filmes produzidos na aldeia Kariri Xocó.

No dia 19 de dezembro, Ivana Cardoso, continuou com as publicações.

No dia 20, no domingo, de manha saímos de Kariri Xocó.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Militante social pelos Direitos Humanos Indígenas. potyratupinamba@indiosonline.org.br Aldeia Itapoã/Ilhéus-Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here