O Povo pataxó, voltou a Retomar áreas pertencente ao Território Natural e Tradicional do monte pascoal, apartir dos dias 14 do mês de Abril de 2014.

Durante o ano de 2013 os pataxó da Região do kay fizeram varias ocupações de varias áreas de fazenda e lotes de assentamento do Incra, que estava sobre o uso de particulares.

Em 2014, apartir do mês de março, os pataxó da Comunidade da Aldeia alegria nova, avançaram sobre o território Pataxó do Kay; ocupando a totalidade do parque do Descobrimento…área que estar dentro do Território Tradicional.

No começo do mês de Abril de 2014 a comunidade da Aldeia Tauá Território kay, ocuparam mais uma parte de seus Território, precisamente na Localidade do pequí, margem norte do rio kay, área que no passado foi de ocupação da família de pedro machado, área vizinha a um antigo proprietário por nome Antonio Bomfim.

No dia 14 de Abril de 2014 a Comunidade Craveiro Velho(Canto da mata) ocuparam a embocadura(Foz dos rios) Corumbau e rio Gibura, antigo furado, ou Caveira; local onde é o verdadeiro Craveiro, área de naturalidade da família Goivado, como: Artu, Jacinto Goivado.               A Comunidade do Cacique Ananias teve o apoio do ex Cacique João Braz de Aguas Belas, do grupo do ex Cacique Carajá .

Na segunda feira dia21 do mês de abril de 2014 as Comunidades pataxó, Aldeia Caciana, Adeia Jitaí, ocuparam … Fazendas nos Leitos do rio Cemitério, desde as proximidades da Adeia Caciana até a margem da BR101, na altura do povoado do são João do monte(montinho) divisa do município de Porto Seguro e Itabela; tendo a posse das fazendas Conhecidas, como fazenda do Lito Ruin, Fazenda do…Datívo, e outros proprietários como; A fazenda Barra Manssa(Curral preto), a fazenda do Celsso(antiga fazenda do Dalci) fazenda Brasília, fazenda de…José Servanio proxima a Comunidade a Aldeia Caciana.

Desde o primeiro momento que os pataxó fizeram as ocupações a policia Federal, Ministério Publico e a Funai tiveram na área para averiguar a situação.

Alguns Fazendeiros e Proprietários, e moradores do povoado de São João do monte, sobre o Comando do fazendeiro Marcão da fazenda(…) e o senhor Raimundo vizinhos a área em conflito Bloquearam a BR101 por algumas horas na alturas do km(…) ação contra o movimento Indígena.

Uma ação que de nossa parte, nós achamos tanto Justa quanto a nossa luta, acreditamos que venha Senbibilizar as Autoridades Federal, Estadual e Municipal para estarem decidindo a Definição sobre as Demarcações de nossas terras no estado da Bahia e em todo Brasil.

Os Indígenas participantes do movimento tem reclamado a postura da Direção da FUNAI que tem sua cede na Cidade de Eunapoles, que tem Como Coordenação Técnica Regional que tem  ausentada a sua presença na Area.

Segundo a Direção da CR-Eunapoles, o que tem dificultado a Direção dar qualqué suporte, estar vinculado a situação dos Conflitos na área do povo tupinambá, que a Coordenação estar acompanhando a situação.

Os mais de 3.500 Indios que estão envolvidos nas varias ocupações de Retomadas nos dois territórios; Barra Velha e território kaí estão em alerta, devido as varias amiaças e provocações por parte dos fazendeiros, e grupos sem terra envolvidos contra os Indígenas.

Segundo as Lideranças pataxó que estão acompanhando o movimento, ainda na noite de quinta dia de maio teve estranhos rondando os locais das retomadas em vários locais estratégicos, o que pode ocorrer um grande confronto de alto nível; principalmente no local a 500 metros do povoado de São João do Monte(montinho) município de Itabela-Bahia.

Nesta quarta 30, teve um pequeno impasse entre a Coordenação da Cidade de Itamaraju, referente ao Uso do Veículo da FUNAI, que esteve dando suporte a àrea em Conflito.

Devido a Coubertura que os Funcionários Amarilton Paulo e Valmir  estiveram acompanhando na área de ocupação, eles estão sujeitos a serem responsabilizados e penalizados por isso.

Ficou conversado em reunião na quarta feira 30 de Abril, com o funcionário Valmir, perante as Lideranças e os 1.300 indios que estão estendidos sobre os 20 kuilômetros desde a Aldeia Boca da Mata até a BR101 pra que ele fizesse um Documento esclarecendo toda a cituação referente a questão do Amarilton Paulo, por que ele ser penalizado por estar apoiando as Retomadas.]

Tambem na mesma quarta feira o Gerente da Fazenda Brasília(o senhor) teve em converssa com os Indígenas, já a noite(5:hs e 50 minutos) na entrada de Acesso as áreas ocupadas pelo os Indígenas; no proposto de querer adentrar na área em conflito.

A posição dos Indígenas e suas Lideranças é que os Fazendeiros que ocupam as terras pertencente a área já confirmado a realização do estudo Antropológico pela FUNAI desde de Dezembro 2010, é que faça a retirada dos seus pertences, Criações  de gado, e outros animais.

Os Indígenas estão insastisfeitos com  a insistência dos proprietários e os seus Gerentes, que estão todos os dias os importunando.

Nós dos movimentos e Organizações indígenas fazemos uma alerta, para os cuidados seja tomados por parte das autoridades Federais e outras dessa Competência para que não venha ocorrer nem uma ação Insatisfatória na Região.

Esperamos que toda a Sociedade e seus membros venha ter o entendimento de que a luta Indígena é necessária diante das turbulências politicas no Governo Federal e no estado Brasileiro contra os Direitos Indígenas.

 

Matéria: Joel Braz …

Comentários via Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here