Nessa primeira semana do mês de março de 2009 a ESCOLA INDÍGENA MARECHAL RONDON, localizada na Aldeia Serrinha Pankararu, está num processo de reforma de sua estrutura, pois o seu telhado está em risco de desabamento, acredita-se a madeira “linhas” são as mesma da época de sua construção em 1940. Segundo seus alunos antigos a escola possuía várias salas de aula entre outras, banheiros, cozinha, jardim, e outras coisas. Desde então a escola passou por diferentes reformas e administrações (Governo Federal – FUNAI, Governo Municipal que agora trabalha em conjunto com Governo Estadual), atualmente a escola possui três salas de aula, uma cozinha e um banheiro. Porém o telhado nunca foi reparado de forma completa, telhas, caíbos e ripas eram trocados, mas as linhas de sustentação do mesmo nunca foram substituídas, que com o passar dos anos foram se desgastando a ponto do telhado correr risco de desabar.
A partir de reivindicações de funcionários da escola e da comunidade à Secretaria de Educação do estado de Pernambuco,a qual atualmente é uma das responsáveis por dar assistência e suporte as Escolas Indígenas do Estado de Pernambuco,que se propos a construir um novo telhado, juntamente com dois novos banheiros, uma pequena sala para a biblioteca e outra para secretaria, visto que ambos a escola não as tinham. Um engenheiro e uma pequena empresa de construção juntamente com a comunidade trabalham nesta reforta. Apesar de investimentos serem feitos em infraestrutura e demais áreas, a carência das Escolas Indígenas ainda é de tamanho grande.

As aluas da Escola Marechal Rondon, que a alguns dias estavam suspensas, não estão mais, as mesmas estão senda relizadas na Escola Indigena da Barriguda, enquanto a reforma não terminar. O que esperamos fique pronta o mais rápido possível, para que assim possamos retornar as aulas.
Sendo que a ESCOLA INDÍGENA MARECHAL RONDON é uma das mais antigas de Pankararu, onde gerações de indígenas estudaram nela, incluindo eu, indígenas esses que vinham de todas as partes para estudar.

A educação é fundamental para formar o cidadão.
A escola essencial um aluno, comunidade é é quem instrui o aluno…
O professor é orientador, facilitador,
Onde dentro da sala de aula os saberes de suas Práticas Pedagógicas diárias são executados de forma que o aluno venha a descobrir caminhos a chegar o conhecimento.
A cultura junto com a escola e o professor são de essencial educação do aluno cidadão…

Sandra Monteiro

sandra_monteiropank@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá, estou escrevendo porque, estou estudando Pedagogia na Faculdade de Jundiaí SP e estamos fazendo uma pesquisa sobre os índios atuais,como vcs são vistos no Brasil ainda hoje,estava pesquisando quando achei o site em uma das fotos que peguei para o trabalho escolar, quero dizer que me sinto envergonhada de saber que o GOVERNO não tomou procidências para que suas aulas já tivessem começado, mas que vcs estão certos em requerir melhoras numa escola tão antiga fazendo até se possível o Brasil ficar sabendo de toda a injustiça que o seu povo ainda é submetido.PARABÉNS,pelo belo trabalho e nunca desistam de lutar pelos seus direitos como cidadãos brasilerios.Sou grata por tudo,OBRIGADA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here