Por notar algumas dificuldades em 2007, eu Alexandre Pankararu como coordenador da Rede Índios On-Line, percebi a necessidade de adquirir mais ajuda na assessoria da rede, e por isso solicitei o apoio de dois índios para dar suporte a minha administração da rede. Quais eles são os índios Pankararu Luciano e Luciana, que em caráter de um mês de experiência, ficaram on-line, de segunda a sexta das 08: 00h as 17:00h, com o objetivo de tirar duvidas e dar suporte a rede.
Mas com tudo isso, anda vejo a necessidade de sugestões de todos vocês índios on-line, e sugestões no sentido de melhorar:

1: A qualidade e dinâmica de nosso CHAT.
2: A divulgação de nossa rede.
3: Em o que publicarmos e como publicarmos.
4: A articulação e o fortalecimento étnico de nossos povos.
5: A melhoria na qualidade da educação, esporte e laser, sempre envolvendo nossos conhecimentos tradicionais e culturais.
6: Entre outros pontos que vocês acharem que devem sugerir algumas mudanças.
Então Parentes, é de estrema importância que vocês participem opinem e façam uso de um veiculo de comunicação que é nosso, e só nós podemos fazer ou não avançar a nossa Rede Índios On-Line, porque o poder é nosso.

Certo da compreensão e colaboração de todos desde já agradecemos.

Alexandre Pankararu
Coord. da Rede Índios On-Line.
e-mail: alex@indiosonline.org.br
fone: 87-3851-3107 e 87-9937-3205

Luciano Pankararu
Facilitador da Rede Índios On-Line
e-mail: luciano.indiosonline@gmail.com

Luciana Pankararu
Facilitadora da Rede Índios On-Line
e-mail: lucyanna.indiosonline@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Conheci o indiosonline por acaso. Meus alunos faziam uma pesquisa sobre índios e daí me mostraram a página. Depois entramos no chat e foi um sucesso. São crianças e adolescentes da quinta e sexta séries. No chat, inicialmente, surgiram perguntas engraçadíssimas como “vocês gostam de sorvete, o que vocês comem, como se divertem”, etc. Dá para perceber que a idéia que faziam sobre os nossos povos indígenas era um tanto quanto equivocada. Digo era porque a idéia que fazem hoje é outra. Foi uma experiência enriquecedora e pretendo continuar com ela neste ano. Agradeço muito a paciência, a compreensão e a colaboração do Yassury, kariri-xocó de Porto Real do Colégio. Deu prá perceber até o começo de uma paquerinha, o que é perfeitamente compreensível na fase que estão vivendo. Penso que uma assessoria de comunicação no chat seria de grande valia. Apesar de termos trabalhado todo o site, o que os alunos gostam mesmo é do chat. Posso divulgar mais o site e o chat para outras escolas? Quero pedir que configurem os computadores lá da aldeia karriri-xocó pois o Yassury não conseguiu ver a minha escola no maps.google. Sou professor na Escola Estadual Professor Rousset em Sete Lagoas, MG. Ela fica na Rua Uberlândia 940. Parabenizo a todos e desejo um feliz 2008.

  2. Acho o site muito informativo , alem de util para pesquizas e para troca de informações sobre a causa indígena . As vezes ainda me surpreendo com algumas ideias imbutidas em nossa mente com o passar dos anos , sobre os povos indígenas, mesmo conhecendo bem a causa. Parabenizo a todos pelo trabalho de fundamnetal importância do site e aproveito para sugerir que seja noticiado sempre que tiverem novidades, sobre reportagens saidas em jornais e revistas de qualquer lugar do Brasil sobre indios , e comunicar sobre novos povos que buscam reconhecimento da etnico da Funai , para que possamos estar atualizados e divulgar tambem esta luta.
    Um grande abraço a todos. E Parabéns por todas as conquistas!!!!

  3. Conheci o indiosonline por acaso.e achei muito bom Depois entramos no chat e foi um sucesso. São adolescentes e adulto da quinta e sexta séries. No chat, inicialmente, etc.. Foi uma experiência enriquecedora e pretendo continuar com ela neste ano. Agradeço muito a paciência, a compreensão e a colaboração das pessoas que fazem parte do indiosonline , o que é perfeitamente compreensível na fase que estamos vivendo. Penso que uma assessoria de comunicação no chat seria de grande valia. Apesar de termos trabalhos todo o site, o que os parentes gostam mesmo é do chat. Posso divulgar mais o site e o chat para outras pessoas? e um forte abraço!!IRAN..

  4. Conheci o site atraves dos amigos da cidade,como temos computadores na escola da aldeia ficou facil para acessar.esta sendo muito bom por proporcionar um dialogo entre os povos diferente, essse intercabio com povos diferente é muito importante para ficarmos sabendo como estão os parentes em outros lugares.Espero este sitefica por muito anos.

  5. o chat devia ser melhorado com entrada de fotos,como se fosse msn,ou também com entrada de fones de ouvido,para as pessoas que estiverem no chat,se conheçam melhor.
    e com oaumento da escola,os alunos que se enteressarem pela computação tenham orários organizados,e assim teram mais acesso ao conhecimemto.

  6. Quero a princípio parabenizalos, agradecer a paciência tanto de luciano como a de luciana, dizer que são pessoas capacitadas para estarem tambem nesse projeto. Peço que o trabalho dos mesmos seja enxergado por todos e tambem remunerado,pois quem trabalha de graça é relógio.
    Agora quero agradecer a XANDÃO por estar a frente desse projeto, conduzindo-o dessa forma. Tu tens a foça cara, vai a luta e trás o melhor pra nós indígenas.
    Queria que quem tivesse acesso aos computadores tivesse o compromisso de comentar pelo menos as materias. E que aumentasse o numero de computadores.
    Nada mais, agrdeço.

  7. Alo irmão como vai, estou entrando no chat, não para debater o assunto em pauta mas para pedir atraves dele que os kubem que entrarem na conversacão lutem pela cultura indigena e pela nossas reservas pois estamos a merce de um esquecimento de nossa cultura, pois nossas reservas vem sofrendo invasões todos os dias e o governo nada faz o presidente da Funai não toma providencias, devemos dar o grito da liberdade das nacões indigenas e exigir as demarcacões de nossas areas, devemos ficar unidos nesta luta Umba .Meikmore

  8. Essa historia do Indio ser aculturado, pegando os contumes dos brancos tem trazido grande dores de cabeca para as liderancas, pois estão deixando de lado sua cultura e perdendo sua terra seu habit para os brancos que entram qdo querem e levem o que puderem e assim vai se exterminando a cultura indigena, pois estamos nos preocupando com coisas dos brancos,e estamos esquecendo de nossa casa, dando de graca para os brancos que vai devastando tudo, e nos Indios vamos acabar se estinguindo é isso que queremos, se não for vamos a luta e lutar contra esse mau, pois tem muita gente no governo que esta torcendo e fazendo tudo para que as comunidades indigenas sumam do mapa, muita atencão a situacão indigena no Brasil vem sofrendo ja faz anos é só observar e vem que a situacão é séria não é Brincadeira vamos todos nos ver nossos filhos passarem necessitades se marginalizando nas cidades como esta acontecendo com muitos irmão Guarani Mbia-guarani, Kaingangues e outros irmãos eu não quero isso para meu povo Umba Meikmore.

  9. É conserteza precica melhora muito mas,para que outro Índios tenham tbm conhecemento do projeto pq é muito bom eu falo pq já passei por aqui e gostei muito aprendir achei muito legal,por isso q eu espero que esse projeto enriqueça mas é mas pq como todos q já passaram por aqui outros tbm viram…A gente termos q agradece os coordenadores q correm atráz de melhora o nosso ponto de cultura….Um bjs para todos!!!

  10. É sempre bom poder dar opinião pra melhorar, a nossa rede indiosonline assim mostramos as vantagens, que estamos tendo e as desvantagens pra fazer um novo, levantamento e mudar parar melhor o programa que esta sendo divulgado em todo Brasil.

  11. O trabalho que a rede está realizando está sendo muito importante não só para meu povo mas acredito que para muitos outros.
    Eu acredito que 2008 será a continuação melhorada disso.
    Para mim o chat é o que chama atenção do pessoal pois é o momento onde podemos trocar experiências em tempo real pq mais que tenhamos msn e outras salas de bate-papo essa é melhor pq é nossa. Acredito que investir e divugá-la mais seria o melhor, sem esquecer é claro das publicações de mmaterias que são maravilhosas.
    Mas o chat é algo que chama a atenção das pessoas como o Angelo falou que aconteceu com os alunos dele.
    Abraço e um 2008 cheio de realizações para todos nós!!!!!

  12. Oi, Alex
    Td bem com vc?
    Saudades de vc e Solange…beijos em Mateus!

    Conheci Índios On Line em abril de 2004 e me apaixonei pelo projeto. Sempre disse isso! Acho q Sebastian foi inspirado por Deus ao iniciar esta rêde que assim como ele sonhou, hoje está nas mãos de vcs, povos nativos!

    Gostei tanto que não desgrudei mais daqui e cheguei a tentar ajudar na dinamização do chat, junto com Anapuáka, quando realizavamos, entrevistas, debates, bate papos com temas definidos…em minha humilde avaliação, este tempo foi o melhor tempo de atividade do chat…recebíamos a visita de pesquisadores de universidades e de turmas do ensino fundamental…tudo com organização e treinamento! As pessoas das aldeias, faziam um treinamento para recepcionar os visitantes, o q era ótimo, pq evitava um pouco as paqueras…
    (Paquera no chat… para mim, não é natural não!!!!!…(natural seria se estivéssemos em um site com outros objetivos…em índios on line o objetivo é divulgar a cultura de vcs…cultura esta massacrada ha 500 anos e ao entrar em um chat de divulgação desta cultura, deve-se encontrar seriedade e respeito. Chega de usar vcs!!! Quem quiser paquerar que vá para o MSN! No chat, não! É o que penso!)

    Hoje em dia, quando entro no chat, tbm sinto falta de organização e dinamização!
    Na época, chegamos a fazer contato com um grupo de jovens Quilombola, na esperança de criarmos encontros virtuais entre jovens indígenas e Quilombolas para troca de experiências na luta e organização popular!

    Amei o trabalho com vcs e acho que vcs podem e devem avançar muito!
    Em um chat, muitas coisas podem ser feitas a começar por debates de livros, textos, ou quem sabe…trazer autores…acho que tudo que for voltado a integração cultural e divulgação desse trabalho é válido!

    No fim do ano passado, enviei um e mail a Sebastian me colocando disponível para realizar um trabalho VOLUNTÁRIO com vcs!

    Reintero a oferta…se precisarem de mim, é só chamar! Aguardo…!

    Com Carinho,
    Juliani

  13. Quando os parentes junto com sebas e compainha, iniciaram esse projeto,
    penso eu, que foi para hoje estamos tomando conta dele, nos capacitamos e isso
    aconteceu. O q nos falta hoje é uma participação e o compromisso nosso em esta
    dando continuidade ao nosso Portal diretamente, ele só existe pq estamos aq, garantindo
    o q somos, fortalecendo e levando para gerações futuras a tradicionalidade de nossos Povos
    isso é o que nos dar a garantia de reconquista os territorios tradionais é o q nos dar direito a uma educação e saude diferenciada de qualidade, e tbm é o que temos que esta mostrando aq em nosso Portal, muitas
    pessoas em grandes cidades e capitais não sabem que estamos aq fazendo esse trabalho, e muitos deles irão descubrir e vão querer visitar para nos conhecer temos q nos organizarmos para recebe-los. Concordo com a parente Irembe Potiguara qnd diz q o chat chama atenção, pois é ali o lugar onde podemos quebrar espelhos, imagens ruins q muitos tem, tirar preconceito mostrando o que somos hoje, é um local tbm de respeito onde temos
    q ter a conciencia q tds temos opiniões e o respeito tem q prevaler em cima de uma das opiniões.
    A familia Indios on line esta crescendo e nós precisamos nos responsabilizar pelo o q e opinar participar
    de td q acontece dentro dele , A UNIÃO É A ALMA DE NOSSO NEGOCIO! e só com ela podemos crescer cada vez mas.

    Um Feliz 2008 a tds q venha ser um ano prdutivo para tds nós!
    awere!
    Jaborandy Yandê Tupinambá

  14. Ola Alex e a todos os indios on line e visitantes.
    Quero parabenizar primeiro a iniciativa de Xandão ( Alex Pankakararu) em pedir as sugestões de todos para melhorar o site, a postagem das matérias e a movimentação no chat e pela iniciativa dos moderadores Luciano e Luciana, muito bom! conheci o site em 2005 e desde lá tenho utilizado em minha disciplina na Faculdade de educação da Universidade de Brasilia com meus alunos do Curso de Pedagogia, tem sido muito enriquecedor para os futuros educadores, conhecer a realidade dos irmãos indígenas pelo Nordeste e pelo Brasil, valorizando a diferença cultural e o respeito pelos costumes e tradições das varias etnias, que tem sido distorcido nos livros didáticos…temos tido experiencias muito ricas de troca de informações entre os indios e os alunos da pedagogia e quero agradecer esta oportunidade de trocas e aprendizado que Sebas, Nhenety kariri-Xocó, Ayram e a turma da THYDEWAS tem me dado em poder colaborar dentro das minhas possibilidades.Conmo sugestão, Alex, eu teria que Luciano e Luciana pudessem ser contemplados com bolsas, este trabalho de dinamizar o chat é bem árduo e concordo que nem relogio trabalha de graça. Vejo que o chat está crescendo, mais etnias estão chegando. E aqui, querida juliani, me permita discordar um pouco de vc…Um chat é um espaço de dialogos diversos..paquerinhas simples, troca de afetos acontecem na vida a todo momento e entre adolescentes como as turmas do Professor Angelo, é mais comum ainda.O chat pode e deve ser usado para discussões temáticas,para a troca de conhecimentos, sobre os modos de viver e estar no mundo, mas sem afeto, ele fica esvaziado de sentimento e a turma ( inclusive os indios) sai pro msn, pro orkut. Outro lembrete é que os computadores nas aldeias são de uso coletivo e quando a gente aqui na UnB trabalha com o chat em sala de aula, as conversas são mostradas em multimídia, para um grupo inteiro de alunos lerem..Então é bom saber que esse chat não é privativo, é público e a gente precisa aprender que no espaço virtual tem as regras da boa educação… Se acaso alguem despertar uma atenção especial, é melhor e mais seguro trocar email rsssssssssssssss Então, vamos ser felizes no chat, sem exageros!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here