Reflexão
O que é ser índio?

Muita gente pensa que ser índio é ser apenas uma pessoa normal pelo fato de se vestir e de se alimentar da mesma forma que o não índio.
Por esse motivo quero chamar sua atenção.
Imagine o Brasil há 500 anos atrás ou até mesmo sua cidade á 50 anos atrás.
Você notará que houve transformações não é mesmo?
Ou o carro de 50 anos atrás será o mesmo modelo?Certamente que não,pois então?
O ser humano evolui na medida que os anos vão passando e a partir de sua evolução vão transformando seu espaço.Da mesma forma nós índios somos:seres humanos e evoluímos,não somos incapazes como é a concepção de muitos.
Na verdade nós índios de todo o Brasil com características ou não,pois muitos de nós perdemos nossa características e muitos costumes.Mas apesar de toda mistura temos o que nos diferencia que é nossa identidade que é a valorização de nossa cultura e a pratica de costumes que ainda não morreu e que buscamos preservar.
Nós índios de todo o Brasil principalmente do nordeste vivemos constantemente com o preconceito pelo fato de termos evoluídos e adquiridos novas culturas.
Mas pense comigo:como é que o ser humano vive isolado não tem contato com outros povos a não ser o seu próprio povo e de repente passa a ter contato com muita gente com diversidades culturais.Ele irá absorver ou não a cultura dos demais povos?o que você acha?
Certamente sua resposta será sim,pois foi o que aconteceu com os povos indígenas e ainda acontece pois vivemos em um mundo que está em mudança constantemente e isso em todos os aspectos.
Alguns povos indígenas,vivem em aldeia na mata vivendo da caça e da pesca praticando seus rituais e andando nus,etc.
Esse não é o nosso caso índios do nordeste, vivemos em casas de tijolos,usamos roupas de tecidos nos alimentamos de uma diversidade de comidas trazidas por vários povos.
Hoje nós ouvimos perguntas que não convém responder como:
-Por que vocês não anda mais nus?
-Por que não vive mais da pesca e da caça?
Enfim diversas…
Por isso que defino que ser índio nos dias atuais é pura resistência.

Suyane
Aldeia Mata da Cafurna(Xucuru-kariri)