Depois que os tiroteio terminou na retomada, fato ocorrido no domingo que os pistoleiros que entram na retomada,os índios sente traumatizados e amedrontados pela ação que marginais fizeram com nosso povo, atirando nós índios que se encontrava na retomada; mas diante desta situação o nosso povo continua resistir e lutando pelo seus direitos.

Foi muito triste ouvir e sentir a tragédia acontecer perto de nós, e não ter ninguém para nos salvar

Diante de muitas situações ruins que o nosso povo enfrentou, deixo aqui registrado o depoimento dos anciões que se encontrava na hora da invasão dos pistoleiros, segundo os anciões comentam que aqueles mais idosos que tinham dificuldades de correrem muitos passavam mal.

um povo lutador e resistente não saímos da localidade lutamos e voltamos para a nossa terra.

– Eles falam que viam uma sena tremenda parecendo como uma guerra que talvez não acabava, os pistoleiros atiravam constantemente, onde não tinham piedade nem de mulheres, idosos e crianças, eles atiravam para todos os lugares, as balas das armas passavam por cima do nosso povo, atingia as paredes das casas, estacas… tudo o que se ouvia eram gritos de desespero de toda agente que se via por lá, as vezes nós pensávamos que o nosso povo iam morrer.

somos uma nação guerreira, pela terra damos a vida e jamais vamos deixar de lutar pelo nosso patrimônio

Relatam também que foi muito triste ouvir e sentir a tragédia acontecer tudo perto de nós, alguns dos nossos parentes ficaram apavorados e impressionados com o que aconteceu. Depois de uma hora os pistoleiros pararam de atirar, pois sua intenção era tirar os índios da terra. Mas somos um povo lutador e resistente não saímos da localidade lutamos e voltamos para a nossa terra.

Os índios unido, vence qualquer dificuldade

Somos uma nação guerreira, pela terra damos a vida e jamais vamos deixar de lutar pelo nosso patrimônio, estamos retomando as nossas terras porque é do direito de todos os índios, pois é da terra que retiramos os sustentos da nossa família, onde vamos trabalhar para darmos uma vida digna para nossos filhos.

“Porem, o que leva agente fazer este tipo de ação é porque a justiça não tem assumido com suas  responsabilidades deixando nós que somos dono da terra sofrendo”.

Veja o vídeo:

Imagem de Amostra do You Tube

Comunidade Pataxó Hãhãhãe

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Realmente, a minha sogra é uma guerreira.
    Também é de origem, na luta como sempre os índios Pataxó Hãhãhãe, segue cheio de esperança.
    Sem luta não há vitória.
    Parabéns Yonana pela a matéria.

  2. O povo Indígena é um Povo Resistente. Sempre comparo as luta de Vosso Povo, com o que aconteceu com os Povos aqui de Roraima, lutamos sem ajuda de nenhuma ajuda, somente com a força e a união do nosso povo. E sei, como é díficil vencer ainda mais com o Estado antí-indígena.Mas digo a qualquer um, O povo Indígena é Muito resistente, resistimos mais de quinhentos anos de opressão e agora que queremos o que é e sempre fooi nosso por direito vamos sim lutar até o fim com ou sem ajuda dos não índios.

    Alex Makuxi

  3. nossos parentes luta pelos seu direitos ,direitos esse que foi tirados por latifudiarios dz ser donos de tudo mas nosso pae tupa nos dar força pra continuar lutando,temos que ter fe esperança ,na justiça ,o povo potaxo ha ha hae sao gurreiros so quer uma vida diguina de poder continua a trdiçao que seus antepaçado deixaro e viver na terra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here