O que realmente a Rede Indios Online representa para nós indígenas que participam da Rede?E o que pensamos sobre ela. E quais inicitivas a ser tomada diante das pacerias que fazemos e que precisamos fazer. “Índios on Line é um movimento social indígena?”(gestao-indiosonline@googlegroups.com-22 de setembro de 2010).

RODRIGO MAKUXI:“Quanto mais pacerias tivermos dos nossos parentes sera muito melhor ,pois e nelas que estão e saem as demandas do que realmente acontecen em nossas aldeias e comunidades indigenas. E nisso também ajudara a ficarmos muito mais autonomos contando com o apoio de cada uma delas. E rede ajudara a circula as necessidades e outros parentes poderam dar ideias.
E sobre a reflexão acho que não diretamente mas a Rede Indios Online é sim movimento que esta se repercutindo no brasil.”(<rodrigodiegodossantos84@gmail.com 22 de setembro de 2010).

ALEX MAKUXI: “[…]Somos sim um movimento social indígenas.
E isso está nas petições on line que fazemos.
No apoio, quando fazemos matérias sobre o que acontece nas aldeias e
nos estados.
Mais de certa forma também estamos distantes. E Acredito que com essa
Parceria Podemos sim está cada dia mais presentes nos movimentos
sociais Insígenas, e da mesma forma que contribuimos com cada uma elas
também contribuem com a rede”(<alex.makuxi@gmail.com> 22 de setembro de 2010).

ALEX PANKARARU: “É isso mesmo meus parentes, acho que o movimento social indigena precisa de nós e nós precisamos estar juntos ao movimento social indígena!!!”(alex@indiosonline.org.br> 22 de setembro de 2010).

GRACIELA GUARANI – Cunha Poty Rory :“[…]esta na hora mesmo de nós indígenas unir forças, de estar junto com os movimentos sociais indigenas!!![..](graci.guarani@indiosonline.org.br- 22 de setembro de 2010).

FABIO PEREIRA: “Bom acredito que precisamos muito do movimento social indigena,onde encontramos o apoio que precisamos.esse é o grande momento!”(fabionosnafita@hotmail.com>22 de setembro de 2010).

FABIO TITIÁ : “para que serve o indios online se não poder ajudar o seu povo. Para que servem a internet para nós classe em grande parte excluida, vivendo em situações desumana, se não for para mostrarmos a realidade e buscar ajuda pelo o mundo afora, que tem senso de justiça.

Indios Online, é preciso que nos fortalecemos para ajudar o nosso povo no momento certo, ou seja está presente na hora certa seja fisico ou em espirito.

o nossa rede está sendo motivada a fazer de fato o papael de um indio online.

Parabens parentes todos são felizes nos seus texto, bola para frente, rumo em defesa de nossos direitos.”(<baena.hahahae@gmail.com> 23 de setembro de 2010).

PATRÍCIA PANKARARU: “[..]Com certeza a rede indiosonline é para servi como um instrumento de
união, de justiça! um mecanismo para ajudar o nosso povo indígena em
geral e não servi como um mecanismo de divisão etc! então meus
parentes indígenas e não indígenas estou aqui para contribuir de
alguma forma pelo bem estar em geral e em especial ao meu povo
Pankararu!”(
taina@indiosonline.org.br>23 de setembro de 2010).

ARLEN MAKUXI: “sempre achei que a rede indios online fosse um movimento social
pois mostramos os problemas encontrados nas comunidades ,e nos unir
com organizacoes seria legal,pois elas estao envolvidas diretamente
nos movimentos indigenas.”
(arlem.makuxi@gmail.com>23 de setembro de 2010).

IREMBÉ POTYGUARA : “As parceria são o que fortalecem a luta, acredito que não só a Gestão Móvel como a Fixa também se preocupa com esse novo passo da Rede…

Vamos na busca de parceiros que possam somar conosco e que nós também possamos oferecer o melhor do nosso trabalho!!!!”[..].( <irembe@indiosonline.org.br24 de setembro de 2010).

JUNIOR PANKARARU: “[..]essa iniciativa é muito inovadora e importante para um maior alcance do
movimento indigena ja que as grandes midias do país nao tem interresse
de mostrar os varios desrespeito que acontece dia a dia dos direito dos povos
indigenas por parte da apoinme recebemos essa parceria com nossos guerreiros
on line com muita alegria e braços abertos para fortalecer ainda mais o movimento
indigena no nordeste e em todo país”.(
<afb.junior@hotmail.com-25 de setembro de 2010).

SARAPO PANKARARU: “[..]Esta é uma realidade, estamos muito afastados dos movimetos onde o calo aperta…E com essa possibilidade de unir este trabalho serio que é desenvolvido pela APOINME e INDIOS ONLINE, é maravilhoso….Parabéns pela iniciativa acredito que estamos indo pro rumo certo….contribuir com aqueles que estão passando por dificuldades e estão sendo muitas das vezes maltratados, mas agora com certeza todo esse sofrimento será amenizado….pois não vamos mais precisar de ninguém pra denunciar esses abusos…nós mesmos o faremos e agora de mais perto…[..]” <sarapopankararu@gmail.com>25 de setembro de 2010).

As versões acima são retirada dos Email- Rede Indis online.As varias versões demonstram o que pensamos sobre a nossa rede que esta se expandindo e criando várias parcerias e fortalecendo o nosso movimento atráves da Internt.

O que se pensar para melhorar a nossa Rede?

  1. Políticas Pública
  2. Parcerias
  3. Expansão da rede
  4. Adotar opiniões dos integrantes da rede, etc.

Essas são idéias ou talves propostas que temos que esta pensando com o novo representante da Rede indios Online.


Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Rodrigo Makuxi Meu nome e Rodrigo Diego dos santos,do povo macuxi terra indigena raposa serra do sol, da Organização ALIDICIR, da comunidade são jorge, graduando no 6 semestre do curso de História -Licenciatura e Bacharelado,na Universidade Federal de Roraima,e membro do projeto maruwai pela UFRR, membro do Centro acedemico de História

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante me parente, foi muito bom vc postar essa materia e digo porque!!! O indios On-Line passou ao longo de sua historia por varias transformações, primeiro surgiu o Indios On-Line de pois surgiu Mais Indios On-Line ambos ponto de Cultura e também execultado pela ONG Thydewas!!! Mas hoje viramos a Rede Indios On-Line, e a rede indios on-line não tem vinculo com ponto de cultura, não tem limite de participantes e nem é execultado por uma ONG, e por isso que procuramos novas parcerias, para nos inserirmos de fato no movimento social, e com isso a Rede Indios On-Line não seria mais um projeto e sim uma Organização Social Indigena.
    Infelizmente isso está causando muitas divergências,mas fico contente que por poucos e fico feliz que tem muitos parentes que apóiam essa idéia da Rede Indios On-Line se tornar de fato uma instituição social indígena e não mais um projeto gerenciado por uma ONG…
    Valeu parente pois com o apoio de todos esses parentes que opinaram a atitude da situação, derrubaremos a oposição, que está fazendo muito barulho e acusações, mas sem mostrar opinião e nem planejamento, para o futura da Rede!!!

  2. Muito Masssa, essa matéria, isso mostra que a rede Indios on line já Foi Um Sonho…
    Mas Hoje é uma realidade.

    Alex Makuxi

  3. OLÁ ! JESUS AMA TODOS OS POVOS. ELE TEM UM PLANO EM SUA VIDA.
    PODEMOS USAR A CULTURA P LOUVAR A DEUS E COMBATER O MAL. HOJE SOU TESTEMUNHA AUDITIVA E OCULAR DOS MILAGRES CONTEMPORÂNEOS DE DEUS . JESUS CRISTO É O ÚNICO QUE SALVA. N PRECISAMOS DEIXAR A CULTURA DE LADO PRA SERVI LO ! ELE TE CHAMA . VENHA !!! ÍNDIOS PARA JESUS !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here