corva de índio Pataxó Hãhãhãe vitimas dos Pistoleiros no inicio desse ano de 2012.

A Comunidade Indígena Pataxó Hãhãhãe, além de sofrer forte perseguições dos Fazendeiros e de seu comparsas, ainda temos de enfrentar perseguição e calunias da rede comercial da Globo. Ontem no Jornal Nacional da Globo, o reporte… fez uma matéria ridicularizando a luta dos Pataxó Hãhãhãe, eles agem ?arecendo que tem propriedade da verdade. Mais nós indigenas temos a nos defeder e dizendo que ela esta a favor dos pistoleiro que provavelmente está sendo acusado nos sites das região como o principal acusado da morte…

Quem assistiu a matéria percebe que a Globo coloca os fazendeiros como coitadinho, provocando penuria na sociedade, a realidade é que os pistoleiro de armando Pinto (o fazendeiro que chora na filmagem) não aguentaram com os indigenas, pois muito tempo é que eles vem ameaçando a comunidade. Segundo os boatos, ele pagavam a diária  de 100,00 para cada pistoleiros, e estava com mais de 30 homens dentro dessa fazenda. E que não aguentou mais pagar o bandido para dá seguranças na sua fazenda.

Para cada ação tem uma reação, os índios retomaram as fazendas, que está dentro da 54,100 Hectare, que o governo a mais de 30 ano não quer julgar, porque eles mesmos são culpados. Esses fazendeiro que hoje se diz donos da nossa terra, nada mais é que usurpadores de nosso territórios. Agente indígena fica triste é que pessoas inocente como Ana Maria Santos Oliveira, está morrendo, ou seja as estradas não estão tendo seguranças, sabe porque, quem mais  trafega nessas estradas agora são nós indigenas, e quem faz barreira para matar indios são os pistoleiros dos fazendeiros, por prova disso já fora mais de 25 indigenas assassinado, em sua grande maioria vitimas de tucaia na estrada. O carro que a vitimas Ana Maria Santos Oliveira -não india estava, era semelhante ao carro que está em nossas aldeias  prestando serviço pela a FUNAI, ou seja, tem 2 carros parecidíssimo com o carro da vítimas, provavelmente os pistoleiro pensou que seria o carro da FUNAI e disparou contra, causando assim a morte da civil.

Então nós da Comunidade Pataxó Hãhãhãe, temos a declara que o jornal da Nacional da rede Globo está equivocado, a passar informação de impacto negativo para a sociedade Brasileira. Nós indígenas Pataxó Hãhãhãe somos guerreiros e não covardes a ponto de matar pessoas inocentes. A justiça devem apurar e colocar na cadeias o fazendeiro que contratou esses pistoleiros e também punir esse pistoleiro. que fica durante o dia usando drogas e ameaçando os indígenas de morte.

E que o Jornal da Rede Globo venha para a nossa aldeia fazer uma matéria seria e não jogar a sociedade contra os índios Pataxó Hãhãhãe.  Fazendo falsas acusações em relação a nós indígenas, sem ter provas.

 

ATENCIOSAMENTE,

COMUNIDADE INDÍGENA PATAXÓ HÃHÃHA?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

5 COMENTÁRIOS

  1. Sempre assim aculpa e dos índios eles falam sem saber isso pq não foi o parente dele que morreu meu tio morreu e deixo 4 filhos e uma esposa, eles nem sabe o que passamos dentro da aldeia a anos que sofremos com esses fazendeiros e ainda os pistoreiro. A TERRA E NOSSO SEMPRE VAMOS LUTAR POR ELA,meu tio era guerreiro sempre na luta e morreu por ela!!!

  2. Devemos nos juntarmos e lutar por que sempre foi assim, por mais que tentarmos passar para a sociedade de que somos gente de bem e que não queremos nada que não é nosso, ou seja, as terras por direito é nossa, mais mesmo assim seremos rotulados como Ladrões ou Invasores, sendo que apenas estamos retomando o que é nosso por direito. E isso tudo é culpa do próprio Governo do Estado que distribuiu Títulos de nossas terras para posseiros que hoje se denominam como “fazendeiros”. Por isso faço um apelo a toda Nação Indígena vamos nos levantar e Dizer BASTA para as Impunidades contra os Indígenas do Brasil e ao Sofrimento que desde muito tempo estamos passando!!!!

  3. O conhecimento das coisas abre o nosso livro? cerebral da inteligencia, somente a ser humano q vive de verdade em plena realidade é q consegue compreender por que somos manipulados.

    boa matéria.

  4. Que a justiça faça punição aos verdadeiros invasores da terras tradicionais dos povos pataxó hã hã hãe.(posseiros e arrendatários)
    Que a sociedade se informe antes de julgar e condenar os povos pataxós e demais.
    Que esta mídia perca espaço na manipulação das pessoas.
    Que as sociedades busquem o respeito a dignidade da pessoa humana e entre os índios brasileiros.
    Que as injustiças cometida contra os povos pataxós sejam conhecidas mundialmente e assim como houve na criação da Lei Maria da Penha em 2006, o Brasil possa ser penalizado junto aos Tribunais de Justiça Mundial.
    Que os políticos corruptos deste país sejam presos e condenados.
    Que todas as pessoas tenham direito a educação de qualidade, só assim os direitos individuais serão respeitados.
    Não precisa gostar, basta respeitar.
    Força ao povo pataxó hã hã hãe e demais que lutam pelo os que é de Direito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here