No dia 17 de agosto de 2006 o cacique Nailton, Adalton Pataxó Hãhãhãe (foto) que é professor da língua indígena Tupinambá da Aldeia Caramuru Paraguaçu conhecida como Pataxó Hãhãhãe viajaram para a cidade de Brasília com tres metas: Econtrar Lula e participar de duas reuniões: no Supremo Tribunal Federal e no Ministerio da Cultura.

No Supremo Tribunal Federal a finalidade era recorrer em requisitar a justiça para acelerar o processo da nossa terra que se encontra há 24 anos no Supremo. Porém a reunião foi mais uma vez adiada por motivo político.
No Ministerio foram com objetivo de buscar o apoio para fortalecer o resgate da língua Tupinambá… “Estamos em busca de resgatar nossa lingua, já temos um material revisado pelo linguista Airon.

Neste mesmo dia, o Secretario Sérgio Duarte Mamberti (foto), da Secretaria de Identidade e da Diversidade Cultural, estava lançando um premio muito importante para todos nós indios.

É um desejo de todos nós indios estarmos em breve falando a língua Tupinambá Pataxó, aquela que nossos anciãos falavam. Quero ter nossa lingua viva outra vez.

Esta entrevista partiu de Yonana Pataxó com o cacique Nailton Pataxó.