No dia 2 de fevereio de 2007, foi realizada uma reunião na aldeia Pataxó Hãhãhãe na areá do Caramuru.

Contamos com a presença dos caciques das aldeia: Pataxó Hãhãhãhãe, Panelão, Baretá, Tupinambá de Olivença.Pataxó Hãhãhãe( Ilza, Vice-cacique: Reginaldo apelidado por Guducha, Nailton Muniz, Panelão:(Luiz, Diorde) Bahetá:( Reginaldo Ramos , Vice- cacique: Piba), Tupinambá:( Vladelice, Alicio, Rosivaldo),Liderança, Comunidade, Administrador da Funai:( Agnaldo Francisco dos Santos),Coordenador da Poime( Luiz Titiha).

AS autoridades Judiciais:GEU, Ministério Publico de Feira de Santana, Chefe do Gabinete Ministro da Justiça, Procuradora do Ministério de Ilhéus, Vitória da Conquista, Procurador de Salvador, Representante da Fuani, Representante do Dafe.

Ao iniciar a reunião representamos o nosso ritual com o Torê(cantos indígena)saudando as boas vinda as autoridades, também servindo de benção ao trabalho na luta pela terra, depois veio a apresentação de cada caciques das aldeias colocando o assunto referente a luta pela terra,as dificuldade que estão passando no seu território, as criminalidade que vem acontecendo perante o seu povo que os fazendeiro vem fazendo, a reintegração de posse favorável aos fazendeiros concedida a 14 áreas indignas e interdito proibitório .

Os índios que estão concedido a ser retirado da terra autorizado pela justiça, todos juntos falam em uma só voz: não vamos sair da terra que estamos ocupando.

O cacique Nailton Muniz agradece pela boas vinda as autoridade, porém diz que se sente muito triste porque a areá que esta ocupada pelo indígenas esta em interdito proibitório, estão ameaçando a retirada dos indígenas destas áreas.

Fala da constituição que no parágrafo quinto e sexto que só pode tirar o índio da terra com autorização o STF( Supremo Tribunal Federal) ou quando esta em risco de vida, o sexto parágrafo diz que: não gera efeito jurídico eliminar na areá indígena.

Também diz que esta reintegração esta em inrregular , a areá onde estão os indígenas é no município de Pau Brasil e porque esta sendo representada a outro município? as eliminares estão sendo concedido ao Juiz de Vitória da Conquista, pois nós somos juridiçiado a justiça de Itabuna. Este juiz não tem direito de nos tirar da nossa terra, o que nós queremos que justiça cancele o cumprimento desta eliminares.

A cacique Ilza diz: quando fazemos uma retomada damos a nossa vida, este interdito proibitorio que esta acontecendo não vai nos impedir de lutar, também queremos saber das autoridades onde esta o direito do índio pois nós sabemos, e porque nos alegam?

Cacique Reginaldo diz:queremos que as autoridade e a justiça tenham dignidade para com nós indigenas. pois já são 25 anos de massacres que nos vem passando, os grileiros destruíram a nossa cultura, riqueza da mãe natureza. Temos uma lei que rege o nosso direito, porém não esta sendo cumprida, enquanto a nossa areá esta cheia de interdito proibitório será que merecemos isso?
A policia federal que antes nos ajudava, hoje o índio esta sendo seqüestrado pelos fazendeiros ou assinado pedimos ajuda a o chefe da policia federal Miguel Senha para nos socorre, mas nos rejeita.
Enquanto o fazendeiro Marco Ruim queima a casa do índio é protegido pela policia federal.
A Funai de Brasília, Presidente Mercio não nos recebe e nem nos apoia.

A cacique Valdeleice de Tupinambá diz:Estamos em difícil situação,a demarcação da nossa terra não sai. Fazemos retomada mas nos tiram.
Os fazendeiros destruíram o nosso carro que foi doado por mistério de São Paulo, que este veiculo que ajudava o meu povo os fazendeiros puseram fogo.
O cacique Babau não pode sair porque esta sendo ameaçado.

Cacique Rosivaldo diz: Os fazendeiros adquiram a nossa terra matando o nosso povo, e hoje tem todo o direito da justiça.

A terminar a fala dos índios as autoridade diz que as informações citada ira tomar as devida providencia para encontrar a solução de acabar com reintegração de posse aos fazendeiros.

A representante da Justiça a Senhora Terezinha diz; que ajudará para selecionar as eliminares.

O representante da GEU Senho Federico diz: vamos tomando as providencia aos poucos revertendo as eliminares e o potencial entre o conflito.
Porém a ação do Supremos Tribunal Federal vai ser demorada.

Yonana Pataxó Hãhãhãe

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. amigo eu lier a sua materia gostei muito e é isso air continue lutando por seus direito.E nunca de deixe que ninguem tome o que de vcs.

  2. desde comesou as retomadas que os indios vem sofrendo masacres e nada e feito esto nao pode acontecer por que o direito e do indio

  3. desde comesou as retomadas que os indios vem sofrendo masacres e nada e feito esto nao pode acontecer por que o direito e do indio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here