Eu na qualidade de indio pataxó hã-hã-hãe, estou indgnado com o acontecido. Tive conhecimento de uma denuncias feita a muito tempo, pelo o que se diz cacique ‘GERSON DE SOIUZA MELO” contra a liderança indigena ” D. MARIA MUNIZ”. Olha  resolvi dar minha opinião por que conheço a mesma a mais de 30 anos sei de todos a história e sofrimentos dessa mulher, o desepenho que sempre teve em defeder os direitos de todos, lembro ainda quando um grupo de indios se venderam para entregar a terra, saindo de CARAMURÚ  para “ALMADA”  inclusive o GERSON, foi um dos que se venderam na epoca em 1984. As  familias TITIÀ, SAMADO  e MUNIZ firam essa quem resistio toda a pressa de fazendeiros e pistoleiro e policia militar… Um grupo  foram a Brasilia brigar para o retorno dos mesmo os lideres que se comprometeram foram: SAMADO DOS SANTOS, HIGINO MUNIZ,  LUIZ ALBERTO TITIÁ, O restante dos  indios ficaram na terra liderados pelo os lideres NAILTON MUNIZ, JUSTINA MAURA TITIÁ e D. MARIA MUNIZ,  quem consolava e animava o povo  com suas orações e rituais. Lembro que a FUNAI tirou todo o apio logistico, facamos sem nem um representante do orgam,  veio o presidente da FUNAI “PAULO MOREIRA LEAL” na época  tentar converser o restante dos indios a sairem das terras isso era um acordo politicos para beneficiar os fazendeiros.

 Conheci D. MARIA  exercendo a sua profissão de professora, inclusive muitos indios formados hoje já se passaram por ela, inclusive eu onde aprendi muito. A perseguição contra a D. MARIA começou quando a educação indigena foi extinta da FUNAI e passou para o Etado e Municipio, com os representantes da direção indicadas por GERSON era praticados coisas erradas e D. MARIA sempre reclamou nas reuniões da comunidade,  isso foi tirando o sussego de GERSON e sua cambada… Ai começou a denegrir a imagem de uma pessoa que sempre ajudou, até mesmo para as viagens de lideranças indigenas, para se deslocarem da aldeia e irem em busca dos direitos de todos, já contribuio financeiramente com recursos proprio. A ida dela para o exterior, ela foi em beneficio de todos ele na qualidade de liderança e india foi representando o povo PATAXÒ HÃ-HÃ-HÃE e  MARLENE DE JESUS (SI) foi represemtando as mulhereres indigenas, as duas foram no mesmo objetivos agora o por que crunsificar o servidor que defende os direitos dos indios.

Agora vamos comparar o carater a moral, desse elemento com de uma pessoa que tem uma historia brilhante… Fica uma pergunta, quem responde varios processos na justiças acusados de varios delitos..? Foi D. MARIA MUNIZ quem vendeu o boi “BUFALO” da comunidade ..?  Foi D. MARIA quem vendeu a bomba d’á gua da comunidade…?  Foi D. MARIA, quem quebrou e destruio os patrimonios da FUNAI de Eunápolis em 2002 ..? Foi D. MARIA quem mandava seus capangas bater e torturar indios..? Foi D. MARIA quem fazia chantagens com ex: administradores da FUNAI,  para estorqui dinheiro..? Foi D. MARIA  quem pegou vale -sexta basica com o VALMIR ASSUNÇÂO em nome da comunidade e distribuio para o povo na cidade..? Foi D. MARIA, quem pedio 400 cestas basicas em nome da comunidade para usar em beneficio proprio e ficar fazndo cgantagem com o povo…? Foi D. MARIA quem fazia barreiras nas estradas para emboscada de  lideranças..? Foi D. MARIA, quem fez um debto de quase 200.00 Mil de mercadorias no supermercado de MARCOS ROCHA de CAMACAN, para a funai pagar..? Foi D. MARIA quem ganhou carro ” FIAT UNO” de quimica surja feita por  ex; administradores..?  

Então pra quem está de fora fica dificil julgar, mais querem saber quem é o GERSON DE SOUZA MELO, vai lá na base e faça um levantamento da sua vida particular, veja a sua fama na região, sempre viveu nas dependências da FUNAI e de maus politicos que acreditam nas versões dele. Ele é uma pessoa arrogante, ambiciosa, prepotente e mal carater,  fora as outras qualidades que já responde na justiça, alem de ter praticados, ainda é suspeito de ter cometidos outros… E vão e faça uma trilhagem na vida de D. MARIA MUNIZ, por que eu garanto que é uma mulher de respeito, moral e carater… Agora  um elemento desse tirando o sussego de uma pessoa que tem nome, vem de familia humilde e tradicional.

Ele toda a vida foi contra esse projeto “THYDEWEAS” Por que na época ele queria dinheiro, como o projeto não  tinha essa finalidade o mesmo começou criticar, o primeiro computador do projeto foram estalado lá nos TITIÀ, ele fez tantas questões que entramos em acordo para ir para sede  do posto CARAMURÙ, onde serve de suporte para fucionamento do escritório da FUNAI, outro motivo pra ele não gostar, já hove desabafo de algums parentes revoltados, com suas atitudes e esreveu no site colocando na midia ao conecimento de todos…Mais isso não vai nos intimidar pq este sat nos pertence, “INDIOS ONLINE`”  é um espaço aberto, onde  vem crecendo nos movimentos indigenas é através desse que damos o nosso recado e divulgamos todos os nossos trabalhos…  O suposto cacique GERSON, não tem enterece, pq aqui tem trasparencia e respeito…

Só para refletir o passado, gostariamos,  que as autoridades buscasse a história, dos PATAXÒ HÃ-HÃ-HÃE, quando começou á 30 anos atraz, e veja quantos caciques se passaram e quais a história de cada um deles, e veja a participações de D. MARIA MUNIZ em todos os cacicados e sempre foi respeitada…A aldeia começou a bagunçaer, quando o GERSON retornou de RODONHA e começou praticar suas mentiras e manipular os indios não esclarecidos e com isso ele foi crescendo no movimento. chegando ao cumulo de cadastrar pessoa brancas da cidade para se passarem por indios..isso caramurú está cheio.

É meus caros parentes e amigos fico por aqui com o meu  humilde apoio a D. MARIA MUNIZ e tristre de ser obrigado a expor o nosso assunto, mais eu nunca fui de esconder as coisas é por isso que eles teme a mim, pq se eu estiver errado quem vai pagar pelos os erros cometidos sou eu, não vou usar o nomes dos inocentes para mim defender…Aproveitando a oportunidade quero deixar os meus sentimento a D. MARIA por está sendo perseguida por um elemento que está lamenado a luta do PATAXÒ HÃ-HÃ-HÃE.

Um forte abraço aos meus parentes indiosa e não indios… qualquer duvidas estarei a disposição…

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Un fuerte abrazo de Huebilú desde Uruguay …. saudades de todos …. estoy también a dispocisión para lo que me necesiten, ¡soy charrúa!, son de indios online, soy de esperanza de terra, soy parte de Uds. beijos!!!!

  2. Concordo com vc meu parente Aratimbó, dona Maria Muniz é uma pessoa digna, de respeito,caráter, eu a conheci pessoalmente e sei da sua história de vida sofrida, não é de hoje que vem lutando para bem do seu povo, na educação, na saúde, nas questões territoriais! então meus parentes contem comigo sempre, sou uma pessoa que não gosto de ver injustiças, e com pessoas como vcs pataxó hã hã hãe não seria diferente!

    Um grande abraço a todos e que nosso Deus tupã nos ilumine!

  3. Meus sinceros e cordial apoio a todos que lutam pelos seus direitos, em especial a esta Senhora Maria Muniz, que acredita que juntos se promovam o bem para seu povo indigena, a quem se refere meu amiguinho Aratimbó ” Jovanildo”, é uma pessoa digna de respeito pelas décadas de lutas e por está a frente de alguns movimentos em pró de um mundo melhor para sua gente e deve ser reconhecida neste momento por aqueles que ja conhcem sua historia. Nada melhor que todos os amigos a se fazer justiça e não deixar calar a voz desta mulher guerreira.
    Ela sim faz a diferença!!!

  4. Meus parantes sei do compromisso que muitas da lideranças indigena pataxó ha ha hãe tem na luta da melhoria do seu povo e Dona Maria é uma das, paranbens!
    Sei que não é a unica a ter conflito interno, mas essas coisas só complica ainda mais a luta de nosso povo, por em um saite desse fica ainda mais complicado.Quando o pau come nas comunidades ainda vai , e quando utrapassa se torna muito feio. Espero que vcs discutem e chegam em acordo, resolva seus problema nas comunidades! que Deus protejam cada um de vcs!

  5. Ola pessoal conhecemos Maria Pataxó Grande Guerreira que sempre lutou a favor dos Povos do Sul da Bahia, amiga de tantas lutas que venceu. Ela pois tem nosso apoio, estamos com você. Abraços Nhenety .

  6. Concordo com o seu Texto Aratimbo.
    Esse acontecimento absurdo tem sido motivo de desmoralização de nosso Povo Pataxó Hãhãhãe. O Vereador Gerson (índio)é uma liderança que escolheu o outro lado, aonde despreza o povo que é a raiz de nossa história, a sua ambição e obsessão por poder, tem o levado a prejudicar a nossa comunidade muito. Conheço uma pessoa que prefiro não mencionar o nome, que jurava dar a vida para defender Gerson, quando era considerado uma liderança que representava uma ameaça aos latifundiários, ele realmente era perseguido e ameaçado por fazendeiros da região, essa pessoa achava que Gerson estando vivo era mais importante para a comunidade indígena do que a sua própria vida, hoje ele é decepcionado com o Vereador. Gerson tem uma sede de poder se alguém representar uma ameaça ele é capaz de armar ciladas para a pessoas, utilizando de calunia, talvez ele não é culpado, ainda não parou para auto se avaliar e reduzir até acabar a sua ambição compulsiva de poder… Reconheço que o mesmo já trouxe muitas alegrias para a comunidade, o que ele ajudou a construir, pode estar sendo ameaçado de destruição por algumas de suas atitudes irracionais.
    Dona Maria foi a primeira professora de nossa aldeia e índias, ela sempre se esforçou pelo uma boa educação para a comunidade. Hoje faltando pouco tempo para se aposentar, ela corre o risco de perder o emprego, por denuncias de Gerson e Agnaldo, que compromete um dano a integridade física e moral de uma índia Guerreira, Tenho a certeza que dona Maria não merecem, ela já lutou tanto defendendo o nosso povo, levando a sua experiência para outra comunidades. E não é justo ser prejudicada por pessoas que fez a opção de trocar a luta do seu povo por um poder falso.
    Estamos torcendo pela a sua vitória Doa Maria

  7. Bom dia, gostaria de comentar que conhece Dª Maria desde o Magistério
    Indígena onde para mim foi uma ótima companheira onde eu tenho muita
    admiração e respeito. Só gostaria de lhe dizer, o certo é não baixar a
    cabeça porque nós que somos professoras e educadoras também somos
    liderança esso não está acontecendo sómente com ela, também está
    acontecendo comigo enquanto Deus nos dé vida é para nós lutar foi para
    isso que nós buscamos uma formação. Quando alguém não compreende o que
    somos buscamos lhe surpeender cada vez mais.
    Um forte abraço.
    América

  8. DONA MAYA É A GRANDE LIDERANÇÃO DOS PATAXO HA HA HAE !!!!

    SALVE MAYA

    GERSON SEMPRE SE APROVEITOU DA SITUAÇÕES COM OPORTUNISMO

  9. Oi pessoal eu sou amigo dos indios aquele que trabalham honestamente e conrepende com os com promicios do seu povo; O que ñ é o caso do Sr. GESRSON PATAXÒ; Fico pensando pq a comunidade ñ já decidio o destino desse cara. Outro dia eu tive coversando com um indio, PATAXÓ HÃHÃHÃE ele mim contou coisas absurdas que o Sr. GERSON aprontou e apronta com a comunidade.
    Olha ai o caso da dona Maria Muniz está claro que foi ciumes, invejas, ambição e (OLHO GRANDE)na verdade! Quero aproveitar a oportunidade e deixar um alerta cuidado ARATIMBÓ, esse cara é perigoso pode armar pra calar sua voz, isso que vc colocou na matéria eu ñ tenho duvidas, eu conheço muito bem a peça sei do que é capaz, ele masmo ñ tem coragem mais manda os BADERNEIROS que ele comanda, eu admiro muito sua coragem! conheço, sua familia á D. Maura Titiá idonea e muito expecial, como demais indios ali dentro, infelismente é como vc falou tem este elemento que lameiam a luta de vcs, Gosto das suas matérias e opiniões, vc é realista com a verdade, isso são bem poucos que faz, tem pessoas que querem falar e escrever só que ficam comedos de represalias pq já viram tentas barbaridades do Gerson, (GERSON PATAXÓ SAI FORA VC Ñ TEM MAIS LIDERANÇAS PARE DE MENTIR PARA OS POLITICOS QUE VC É O TAL, VC JÁ FOI HOJE VC Ñ REPRESENTA NADA NOS MOVIMENTOS INDIGENAS.)É isso ai pessoal, vcs quem decidem o que faz com esse individuo só ñ pode é deixar ele acabar com uma história de muitos anos de luta e sofrimento. parabens ARATIMBÓ, é isso vamos divugar mesmo os fatos acontecidos.. Um forte abraço

  10. É MEU CARO AMIGOS E COMPANHEIRO….FICO GRATO PELA PREUCUPAÇÃO DO COMPANHEIRO “AMIGO DOS INDIOS”. MAIS Ñ PODEMOS FICAR CALADOS PRICIPALMENTE PARA A DEFESA DE UMA PESSOA QUE TODA SUA VIDA FOI DEDICADA OS TRABALHOS COLETIVOS E SOCIAIS DENTRO DAS COMUNIDADES INDIGENAS…ESPERO DOS MEMBROS E VISITANTES DOS “INDIOS ONLINE” QUE COLOQUE SUAS OPINIÕES, ATÉ PQ VAI AJUDAR MUITO NAS INVERTIGAÇÕES CONTRA A D. MARIA MUINIZ, TENHO CERTEZA QUE DEPOIS QUE AS AUTORIDADES COMPETENTES ANALIZARES SOBRE O CASO VÃO TIRAREM AS COCLUSÃO, QUE Ñ SE TRATA DE UMA QUALQUER…SIM TRATA DE UMA PESSOA HUMILDE, HONESTA E DIGNA, QUE TODA A SUA CARREIRA FOI DEFENDENDO OS DIREITOS DO SEU POVO…EU MIM DEDICO A APOIA-LA PQ CONHEÇO E ESTOU A DISPOSIÇÃO DE FALAR REFERENTE A DIGNIDADE DESSA MULHAR GUERREIRA…VOU DEIXAR DE ESTÁ A FAVOR DE UMA PESSOA COMO D. MARIA MUNIZ QUE TEM HISTÓRIA BRILHANTES,PARA ESTÁ DO LADO DE UMA PESSOA QUE TEM UM PASSADO SURJO E RESPONDE VARIOS PROCESSOS NA JUSTIÇA SÓ QUERO QUE ÉLE RESPONDE PELOS OS SEUS ATOS Ñ FICAR APRONTANDO E DEPOIS SE FIGIR DE VITIMA COMO É DE COSTUME ELE APRONTAR E DEPOIS IR REGISTRAR QUEIXAS DIZENDO QUE ESTÁ AMEAÇADO DE MORTE, ESSA É UMA TACTCA QUE ELE USA PARA DRIBAR AS AUTORIDADES, MAIS COM CERTEZA AS AUTORIDADES SÃO COMPENTETES Ñ ACREDITA MAIS NAS SUAS VERSÕES ATÉ PQ ELE Ñ É RÉU PRIMÁRIO E SÃO MUITOS ,PROCESSOS E INQIERIOS QUE O MESMO RESPONDE.
    OLHA EM DEFEZA A D. MARIA ESTOU DISPOSTO A COLOCAR UMA OUTRA MATÉRIA, SERIA BOM OS COMPANHEIROS COLOCAREM MAIS OPINÕES PQ COM CERTEZA ESTA MATÉRIA VAI ESTÁ NO O “GOOGLE”…NA MINHA OPINIÃO EU ACHO ASSIM SE COMETI MEUS ATOS INREGULARES, QUE EU PAGO PELOS OS MEUS ERROS Ñ USAR OS OUTROS PARA MIM DEFEDER, FOI UM ATO COVARDE POR PARTE DESTE ELEMENTO… QUERO FAZER UM APELO AQUELE QUE TEM VONTADE DE DAR SUA OPINIÃO E TEM MEDO DE REPRESALHIAS, HOJE ELE Ñ É LOUCO DE MANDAR FAZER MAL A ALGUEM ATÉ PQ SERIA O PRMEIRO SUSPEITO, VAMOS FALAR MESMO É HORA DE DAR UM BASTA NESSA CAMBADAS DE MOLEQUES QUE SEMPRE EXPLOROU DO POVO… ELE JÁ TEM CONHECIMENTO DA MATÉRIA CADÊ QUE ELE VEIO SE DEFENDER AO PUBLICO, É PQ ELE SABE COM QUEM ELE ESTÁ MEXENDO EU SEI A HOSTÓRIA DESSE SUPOSTO CACIQUINHO, E ELE SE PREPARA A PROXIMA MATÉRIA ELE QUEM MIM AGUARDE, ALEM DELE TENTAR TIRAR O SOCEGO DE D. MARIA MUNIZ ELE AINDA QUER INFERNIZAR AS ALDEIAS BAHETÁ E PANELÃO, ESSA HISTÓRIA FICA PARA O PROXIMO CAPITULO…

    EU FICO POR AQUI MEUS CAROS PARENTES INDIOS E Ñ INDIOS., UM FORNTE ABRAÇOS A TODOS, FICAM COM DEUS..
    jovanildotitia@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here