No dia 13/12/2007 o ministro da justiça TARSO GENRO assinou as portarias declaratóris das Terras Indígenas: Porto Limoeiro do povo Tikuna, Batelão do povo Kayabi, e Potiguara de Monte-Mór do povo Potiguara da Paraíba. É momento de alegria para nós porque, como muitos outros povos, a muito lutavamos para conseguir nossas terras de volta e finalmente alcançamos a vitória.
Com a publicação das portarias no Diário Oficial estaremos com nossos direitos assegurados com relação a posse de nossa terra.
É um momento que não poderiamos deixar de compartilhar com vocês parentes pois é de grande felicidade e deve servir de incentivo para que nenhum povo desista do que é seu por direito.
Conquistas como essas só vem a somar com o fortalecimento do movimento indígena e depende de nós fazer pressão para que as terras que ainda não são declaradas indígenas possam ser assinadas.
Não é porque nós Potiguara conquistamos isso que
vamos parar,continuaremos caminhando juntos para reaver o que falta de nosso território que ainda se encontra na mão dos usineiros e contribuir com os parentes na luta pelos seus territórios de origem pois sabemos o quanto é sofirdo ter nossa terra invadida.
Gostaria de aproveitar e colocar logo em notícia a minha participação na XIII Assembléia Indígena do Ceará onde tive o prazer de estar em contato com vários parentes, entre eles os Potiguara de Crateús povo sofrido que vivem na periferia desta cidade em condições sub-humanas enquanto vêem o território invadido por fazendeiros.
Podemos estar felizes com a declaração de nossa terra da dos Tikuna e Kayabi mas casos como o dos Potiguara de Crateús no Ceará nos deixa triste e faz com que percebamos que a nossa luta apenas começou.
Estarei entrando em mais detalhes sobre os povos do Ceará em uma próxima matéria.
Abraço a todos e força na luta porque ela é difícil mas as conquistas são saborosas!!!!!

Irembé Potiguara
irembe@indiosonline.org.br