Por: Jaborandy Tupinambá

Hoje estivemos no aeroporto Jorge Amado em Ilhéus-BA e de perto vimos a ocupação dos supostos pequenos agricultores, uma ação valida desde que seja honesta e com claridade do objetivo que desejam alcançar.

Como os Pequenos agricultores, nós indigenas queremos que o Governo Federal resolva este problema o mais rapido possível, reconhecendo os direitos de todos. “O nosso enquanto Tupinamba de Olivença com a conclusão da demarcação e homologação do nosso territorio tradicional”, bem como dos “Verdadeiros Pequenos Agricultores, reassentando-os e dando possibilidades para reconstruirem as suas vidas com educação e saúde de qualidade para todos eles.

Mas nessa ida até o aeroporto, observamos atitudes dessas pessoas que não são produtores muito menos Pequenos Agricultores, usando do momento que estamos vivendo para vir de contra nós. Mas ao invés de jogar os produtores contra nós indigenas, eles poderiam repassar as informações corretas sobre os direitos que por obrigação o Governo tem que cumprir. Direitos esses que todos nós cidadãos temos.

Cadê a FUNAI para facilitar o processo de circulação das informações que envolvem e rodeiam uma demarcação de terra indigena?

E o INCRA, que até agora não se posicionou perante o conflito instalado por eles mesmo?

O Governo Federal esta fazendo o que os politicos e o resto do coronelismo quer, continuar escondido colocando pessoas que deveriam esta do mesmo lado lutando pela resolução deste problema. Problema este que só tem criado inimigos que por enquanto só estão se atacando verbalmente, mais se continuar da forma que se encontra com os politicos e fazendeiros da região controlando as informações, este conflito pode sair do verbal e ir para pratica.

Aí queremos ver o Governo aparecer para dizer quem esta errado ou tem a culpa por tudo isso, porque nós indigenas e nem os Pequenos produtores somos culpados, mas já os politicos e fazendeiros ou o próprio Governo eu não sei… E o que vocês Leitores acham?

O que nós sabemos é que o Nosso Inimigo não é o Pequeno Produtor, pois nós lutamos por uma resolução para os direitos de todos que estão envolvidos nesta luta.

Então, convocamos a Todos que querem resolver este conflito para se juntar a nós, falar, cantar e reivindicar no mesmo coração.

AWERE!!

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ESSES FAZENDEIROS SEMPRE INRICAROS EM NOSSAS TERRA… FIZERAM SEUS FILHOS DR. E QUEREM ACABAR COM OS INDIOS ORGANIZADO. ELES PRECISAM NOS ACEITAR COM UMA PESSOA QUE FORAM ROUBADO A SUA ERANÇA E HOJE O NOSSO POVO VEIO BUSCAR DE VOLTA. A TERRA É NOSSA MANDA ESSES BANDIDOS PROCURAR TERRA AONDE ELES PERDERAM.
    FORÇA TUPINAMBÁ!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here