Que são as TICs?

“T”= Tecnologia;
“I”= Informação;
“C”= Comunicação

E a “s” do final transforma tudo no plural:

Tecnologias de Informação e Comunicação.

(atenção que em inglês é ao contrario: “ICT” (Information Comunication Tecnology)
Essa sigla é muito usada…
ICT4D (“4”=four~for quer dizer “para” e “D”= Development (Desenvolvimento))
ICT4IP (“IP” Indigenous Peoples (Pessoas indígenas))
Quer dizer que o ARCO DIGITAL É UM PROJETO ICT4D OU ICT4DI OU ICT4DIP…. em portugues seria TICsXDI…

E quais são essas tecnologias e para que servem?

Câmara de fotos, câmara de vídeo, gravador, computador, internet, webcam, micronone, celular…

As TICs podem ser definidas como tecnologias e instrumentos usados para compartilhar, distribuir e reunir informação, bem como para comunicar-se uns com os outros, individualmente ou em grupo, mediante o uso de computadores e redes de computadores interconectados (via Internet).

A vinculação de equipamentos de computação, que se comunicam entre si, criou SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Isso alterou de maneira radical o acesso à informação e à estrutura da comunicação, estendendo os alcances das redes a muitas partes do mundo. Por exemplo hoje, voces atraves de seu computador podem ler o jornais do japão ou enviar um email para centos de pessoas em diferentes partes do mundo. Voces podem colocar uma material feitas por voces no ARCO DIGITAL e mostrar assim sua realidade para outros parentes e para outras pessoas, ajudando eles ou ate posteriormente recebendo ajuda deles.

De maneira geral, a expressão TIC é utilizada para abranger as inovações tecnológicas e a convergência de informação e comunicação, que estão transformando nosso mundo na chamada SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO.

Tempos atras, antes da era digital, tirar 10.000 fotos era muito caro, mostra-as para muitas pessoas era muito dificil. Hoje muitos de voces podem já fazer isso. Podem fotografar a poluição que esta afetando sua aldeia, o lixo, as madereiras, as mineradoras… Pode fotografar tudo e divulgar isso com certa facilidade. Nosso site é uam forma de divulgar. Em nosso site nos aperfeiçoaremos a fazer isso.

Antes graver uma musica e guarda-a por muito tempo era dificil. Hoje muitos de voces podem gravar audio e imagem de suas comunidades. Provavelmente tenha partes que voces nem possam gravar, outras que voces deverão guarder bem em segredo, só para os membros de sua comunidades; e talvez existam outras partes que voces possam partilhar com o mundo.

As TICs podem ser definidas como o conjunto de inovações em microeletrônica, computação (hardware e software), telecomunicações e optieletrônica (microprocessadores, semicondutores, fibra ótica), que permite o processamento e armazenamento de enorme quantidade de informação, juntamente com sua rápida distribuição através de redes de comunicação.

Antigamente para um de voces receber uma noticia era atraves de um radio, uma TV ou quando viajavam para uma cidade, que poderiam pegar num jornal. Comprar um jornal é R$1,5… E não é possivel comprar um jornal de um ano atras, de um outro estado, de um outro pais… Hoje voces podem ler um jornal da França, da Alemania ou da Argentina, que o computador “traz” para voces e o traduz em portugues. Digo “traz” porque ele não traz, quem traz é você. É com seu conhecimento que voce busca as informações que lhe interessam.

Hoje com um computador voce pode ate traduzir suas proprias materias para outras linguas e manda-as para girar o mundo. Pode, por exemplo, fazer uma campanha de apoio a seu povo… E que simultaneamente quando qualquer pessoa do mundo assinar no seu proprio computador, sem importer a hora em que o faça, imediatamente, poderia estar enviando copia dessa PETIÇÂO a você, ao Presidente da Funai, ao Ministerio da Justiça, a 6 Camara, aos jornais e advogados de seu estado… Agente já ando brincando com as TICs, mas agente quer que a cada dia mais, vocês se aproveitem da tecnologia a favor de voces mesmos.

Antigamente poucas pessoas tinham acceso a informação e muitas menos tinham a possibilidade de ser ouvidas, lidas, vistas, conhecidas. Hoje isso mudou.

Sintase a vontade de buscar um tradutor on-line, de ler um jornal da china, de pensar na Globalização… O que mudou para voce quando começaste a usar o computador? O que mudou para sua aldeia a possibilidade de voces e ou outros indios estarem usando computadores ligados na internet?
Escreva no seu caderno, que no futuro pode ate fazer parte de um livro!

Curiosos:
www.comunicacao.pro.br/setepontos/20/ticsnamidia.htm
http://www.apc.org/espanol/index.shtml
http://www.unesco.org.br/areas/ci/areastematicas/ticsparaeducacao/index_html/mostra_documento
http://www.educoea.org/portal/pt/redes/red2/whoweare.aspx?culture=pt&navid=89
http://www.crisbrasil.org.br/apc-aa/cris/fulltext_2.shtml?x=153&slice_id=710b8e25f580cb99d6fcf67824d77999
http://www.hottopos.com/vidlib7/e2.htm
http://osi.unesco.org.br/conteudo_tema.php?tema=6
http://www.comciencia.br/reportagens/socinfo/info02.htm

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia!

    O meu nome é Eva. Sou uma estudante universitária de Barcelona, na Spanha. Estou fazendo um projeito para uma das minhas matérias n Universidade. O nome do projeito é: As TIC’s na America do Sul. Agora estou trabalhando o impacto das TIC’s nas línguas da America do Sul, especialmente estou interessada desse impacto no Brasil. Também gostaria de saber se vocês fazem cursos de línguas indígenas. A vossa organizaçâo é uma Ong privada brasileira ou estadual? ou privada strangeira? Por favor, podem me ajudar?

    Muito obrigada por a vossa atençâo e disculpem os meus errôs em português. Estou escrevendo desde um keyboard espanhol que naô tem certos signos.

    SaudaÇoes virtuais,

    Eva. (Svenska)

  2. Lately I have been trying to find any kind of information for my project, but unsuccessfully. Now it seems like I finally found a lot. This is the greatest site among all internet-sources.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here