Na epoca da quaresma é um tempo muinto santificado que nos indios temos muinto respeito por essa epoca nesse tempo de sete semana nos ficamos sem pratica nossos rituais e na aldeia nessa epoca de quaresma tem uma regra muinto servera quem da essa regra é o page´que é o homem
religioso que ele é chamado de morwbyxaba o curandeiro da nossa tribo e ele dis a todos radores,resadores,cantadores e aos mestres que não fassam seus trabalhos nessa epoca de quaresma que rompe no sabado de aleluia que comessa todos os rituais na aldeia só tem uma pessoa que come o tempo da
queles que tem missão todos tem missão na aldeia mais o mais é o lado espiritual que é os ânciões e o pajé quem come o tempo deles é o estoriado só ele sabe de todas estoria dos nossos deuses que é chamado de tupãn.

historiadores; wbyrawá,wykawnan,yradzw

grupo karyry -xoco

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. oi,Ayrá!

    como estão as coisas aí,desde que Ananami nos ligou que estamos tentando lugares para vocês virem trabalhar.Estamos fechando trabalhos na Universidade de Dança , Artes Plásticas e algumas escolas também .Ontem tivemos um encontro com Davi onde conversamos a respeito do Projeto II semana do índio em Salvador e as possibilidades de ajudar vocês com as passagens e tudo mais.O projeto será enviado ainda essa semana e teremos logo uma resposta.
    Bom, tudo está dando certo por aqui, então o que queremos da parte de vocês é o seguinte:
    1.A vinda de seis Karirí-Xocó, sendo que três homens e três mulheres.De preferência as que trabalham com cerâmica, pois faremos uma oficina na UFBa.Soiane indicou Iraçá, Thiaiene e Rosa (desculpa se não for assim que escreve!!)
    2.Além do artesanato já pronto, trazer também material para fazer oficina de construção com as crianças nas escolas.sementes, cipó, madeira para arco e flecha,cordão, barro, e outros que acharem necessários.
    3. Gostariamos muitos também que você trouxesse fotos do processo de fabricação das cerâmicas e dos artezanatos, desde a coleta do material até o trabalho terminado.

    Se for possível queremos um número para poder falar com você.qualquer dúvida liga para gente,essa semana ainda devemos estar entrando em contato com vocês.
    Um beijão, aguardamos a chegada de vocês!
    natália

  2. Oi pessoal da tribo Kariri-Xocó! Tudo bem com voces? Eu sou a Carla daqui do interior de sao paulo…conheci a tribo de voces atraves de uma manha em que tres integrantes dessa tribo foram até o meu colégio em varzea paulista-sp(isso a uns 2 passados) para divulgar um pouco mais de nossa cultura. Me apaixonei por tudo o que vi e aprendi, foi como se tivesse relembrando de coisas que já tinha vivido de alguma forma a muito tempo atras. Dos tres indíos que estavam lá pude conversar mais e conhecer melhhor um índio chamado Kairra…sinto muita saudades dele e gostaria de saber como ele está…se for possível, por favor me respondam e me mandem notícias dele!!!!Muito Obrigada…Beijinhos

  3. gostei sabe-se que mostra o que oser humano e capaz de modificar pro bem e pro mal da natureza

  4. gostei sabe-se que mostra o que o ser humano e capaz de modificar pro bem e pro mal da natureza

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here