Segue em anexo vídeo institucional da “Semana dos Povos UntitledIndígenas: Histórias, Culturas e Saberes Indígenas na Educação – PUC Goiás, realizada entre os dias 13 a 17 de abril de 2015. O evento foi organizado pela PUC/Goiás – Pontifícia Universidade Católica de Goiás e IGPA – Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia.

.

Nele encontramos, resumidamente, relatos e análises de diferentes Parentes, Aliados e Estudiosos sobre a relação entre Histórias e Culturas Indígenas com a Educação. Acreditamos que as falas podem contribuir para ponderações sobre a relação entre os Povos Indígenas e a Educação.

.

Um evento que, graças aos esforços de suas organizadoras e organizadores, contou com a presença de Parentes de diferentes etnias, inclusive deste que escreve o presente texto. Com liberdade ecoaram de nossas falas a ancestralidade que formam nossas angas (almas).

.

Foram momentos de trocas de saberes entre Parentes e Aliados da nossa luta.
.

Presença de Parentes dos Povos:
– Apinajé,
– Akwe (Xerente/TO),
– Tapuia (Carretão/GO),
– Iny (Karajá TO/GO),
– Kayapó do Sul (GO),
– Krahô (TO),
– Tupinambá de Olivença (BA),
– Xukuru
.

“Como resultado do encontro, foi divulgado um documento com reivindicações como a necessidade de efetivação da Lei (11.645/2008) que determina o ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira, a criação de vagas na PUC para estudantes indígenas e a reafirmação do repúdio às proposições anti-indígenas que tramitam no Congresso Nacional, como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215/00”.
.

Agradecimentos a todas e todos organizadores do evento.
.

Agradecimento, mais do que especial, à Veronica Aldé? que nos convidou para o evento e permitiu este inesquecível momento de troca de saberes. Verônica é mais do que uma Aliada é uma Parente de Anga.
.

Awerê!
.

OBS: não deixe de participar da edição deste ano na PUC/Goiás que será de 11 a 15 de abril com o tema: “Educação e Comunicação, dos grafismos aos Meios Digitais”.
.

https://www.youtube.com/watch?v=X1o1akoTMj8&feature=youtu.be

Comentários via Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here