materia-modified1

Protagonismo, ação de acontecer, faz-se acontecer, realizar algo. Uma necessidade que cada vez mais chega até a juventude. A necessidade hoje da iniciativa, da participação do jovem indígena na comunidade é muito grande. A comunidade precisa desta ação.
O jovem é espontâneo, ágil e inovador, isso faz com que ele tenha um caráter mobilizador. Analisando o “sistema”como um todo a comunidade indígena, necessita deste Protagonismo, uma vez que os jovens indígenas estão se inteirando melhor com reais condições de vivência e sobrevivência dentro do sistema, podendo assim traçar junto com os mais sábios, os anciões e com a comunidade, toda uma ação reivindicativa e de luta em favor de seus direitos.
Sabemos que hoje a questão educacional indígena não é aquela maravilha, mas o jovem indígena hoje tem mais reais condições de educação do que tempos atrás, e também por este motivo de ter mais acesso e a um conhecimento a mais que o jovem pode contribui a mais com a comunidade.
740845_not_fot
É importante ressaltar que para tudo isto acontecer, o jovem tem que ter em sua consciência o compromisso com a comunidade, isso é o mais importante, tem que ter amor à causa indígena, defender o seu povo a todo custo. Tem que ter uma ação social, e que esta ação esteja voltada para a sua comunidade, só assim ele pode mudar o meio em que vive, colocar tudo o que aprendeu em favor de seu povo, o jovem indígena tem que acordar para a realidade, para os problemas de seu povo, que também o afetam, não enxergar so o seu umbigo, mas ver o seu entorno, não ser mais um para lamentar os problemas, mas fazer a diferença. Lutar por uma educação melhor, por uma saúde, lutar por condições de vida melhor.
jovem
Se o jovem indígena pegar esta moda do Protagonismo, eles mudarão a realidades de suas comunidades, e as comunidades necessita desta iniciativa é hora de mudar, mudar para melhor.
marca_juventude_participa

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. cada pesoa que vive no universo deve ser protagonista de sua história ,da história do seu povo e assim fazer a diferença ,pois as mudanças acontecem aos poucos e para se ampliarem necessitam da participação de cada um .Inncentivar o protagonismo entre os jovens indígenas é um grande passo para que esses jovens assumam as suas responsabilidades na transformação do meio em que vivem,pois o futuro do povos indígenas ou não também depende da tomada de consciência e das atitudes dos jovens de hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here