Projeto que altera a Lei nº 8.261, de 29 de maio de 2002, cria a carreira de professor Indígena e Coordenador Pedagógico Indígena do Quadro do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia e dá outras providências.

Deputado Zilton Rocha.

A Assembléia Legislativa da Bahia decreta:

Art.1º – O artigo2º do Estatuto do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia passa a vigorar com a seguinte redação:

” Art. 2º ………………………………………………………….

IX – autonomia financeira e pedagógica das escolas indígenas;

X – garantia a uma educação diferencia e bilingue, adequada às peculiaridades das diferentes etnias e grupos indígenas;

XI – garantia de ensino através de professores indígenas da mesma etnia que os alunos;

XII – preservação e valorização da cultura, dos conhecimentos e saberes tradicionais das sociedades indígenas;

XIII – garantia de cursos de educação profissional nas aldeias indígenas;

XIV – respeito aos mecanismos de apropriação indígenas, asseguradas as condições dignas de trabalho e compatíveis com sua tarefa de educador;

XVI – preservação dos valores a patrimônio cultural, material e imaterial, das diversas etnias e aldeias indígenas.

Este projeto na íntegra encontrase no site do Deputado Estadual Zilton Rocha acesse: www.ziltonrocha.com.br

gilbertopataxo.indiosonline@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho um apreço muito especial pela raça indigena muito porque, a minha avó, mãe de minha mãe, é descendente de indios, da região amazonica, não sei dizer exatamente de qual tribo, só sei que ela, agora, com 96 anos de idade, tem muita vontade de rever seus parente, que aproximadamente a mais 90 anos deixou para tras, em busca de sobrevivencia.
    Não sei se é conchecimento de voces uma certa cidade chamada “OBIDO “, de onde ela teria saido, por causa da febre amarela, que estava matando muita gente, inclusive indios. O nome dela de solteira é: ALBERTINA CÉSAR ARAGÃO, caso tenham voce algum conhecimento desta familia, queiram, por favor comunicar-se comigo.
    De acordo com sua historia, eu posso me lembrar no momento do nome de um dos seus muitos irmãos; DIOCLESSIANO CESAR ARAGÃO.
    Fiquem todos com ” DEUS ” e tenham fé no futuro sempre, colaborem com presidente Lula, na transposição do Rio São Franscisco, pois ha muita gente precisando de água em suas regiões, morrendo mesmo, de sede e sem condições de plantar o sustento nescessario e cuidar da criação.

    D E U S A B E N Ç O E V O C E S.

    Um grande abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here