PROJETO CENTRO DE INFORMÁTICA KARIRI-XOCO

0 24

PROJETO CENTRO DE INFORMÁTICA KARIRI-XOCÓ 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Etnia Kariri-Xocó . Comunidade Aldeia Indígena Kariri-Xocó Título do Projeto Centro Cultural Kariri-Xocó —Quem são os beneficiários do Projeto ? .Terra Indígena Kariri-Xocó. . Povo 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Etnia Kariri-Xocó . Comunidade Aldeia Indígena Kariri-Xocó . Município Porto Real do Colégio . Estado Alagoas … .Duração do Projeto em 1 (um) ano .Início Previsto em julho de 2007 . Custo Total do Projeto em 10.000,00(dez mil reais) .Área de Atuação do Projeto – Valorização Cultural. 2.IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO PROPONENTE .Nome (sigla da organização) THYDEWAS .Endereço Completo .Telefone Fax .Cep .Estado Bahia e-mail . A Organização Proponente é Indígena .Data do Registro da Organização Proponente no Cartório .Número do Cadastro de Pessoa Jurídica/CNPJ da Proponente .Representante Legal da Organização Sebastian Gerlic – Presidente da Thydewa .Responsáveis pelo Projeto José Nunes de Oliveira Coordenador do Centro de Documentação – Telefone 5531480 –Fax E-mail Nhenety@indiosonline.org.br -Alaerson Fernandes da Cruz –Coordenador de Infra Estrutura do Centro – Telefone 5531603 – Fax E-mail Ayrá@indiosonline.org.br . Experiência de Trabalho da Organização Proponente –Em 1999 iniciou os trabalho na Edição do Livro Índios na Visão dos índios, 2003 realizou o Projeto Índios On-line de inclusão digital para jovens indígenas Kariri-Xocó, em parceria com o BNDS E UNESCO . 3.IDENTIFICAÇÃO DA EXECUTORA .O projeto vai ser realizado na Aldeia Indígena Kariri-Xocó,na Comunidade Indígena Kariri-Xocó, município de Porto Real do Colégio,Estado de Alagoas, Cep 57.290-000 .Responsáveis pelo Acompanhamento da Execução do Projeto Comunidade Indígena Kariri-Xocó. .Histórico de Experiência de Trabalho da Executora – A Comunidade Indígena já trabalha com projetos desde de 1975 Projeto de Irrigação do Itiúba pela CODEVASF (Coordenadoria de desenvolvimento do Vale do São Francisco), 1981 Construção de Casas Comunitárias em parceria com a Embaixada do Canadá, em 1985 Construção do Conjunto Residencial na Aldeia Kariri-Xocó pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio), em 2004 trabalharam no Projeto de Ervas Medicinais em parceria com a Universidade Federal de Sergipe. .Qual a relação de Trabalho existente entre a Organização Proponente e a Comunidade Executora- Em 1999 a Thydewa junto com a Comunidade trabalharam em conjunto na Edição do Livro Índios na Visão dos Índios, 2003 a Thydewa junto com os Kariri-Xocó fizeram o Projeto Índios On-Line, em 2005 a Thydewa junto com os Kariri-Xocó participam como fundadores do Projeto Arco Digital.
. Município Porto Real do Colégio . Estado Alagoas … .Duração do Projeto em 1 (um) ano .Início Previsto em julho de 2007 . Custo Total do Projeto em 10.000,00(dez mil reais) .Área de Atuação do Projeto – Valorização Cultural. 2.IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO PROPONENTE .Nome (sigla da organização) THYDEWAS .Endereço Completo .Telefone Fax .Cep .Estado Bahia e-mail . A Organização Proponente é Indígena .Data do Registro da Organização Proponente no Cartório .Número do Cadastro de Pessoa Jurídica/CNPJ da Proponente .Representante Legal da Organização Sebastian Gerlic – Presidente da Thydewa .Responsáveis pelo Projeto José Nunes de Oliveira Coordenador do Centro de Documentação – Telefone 5531480 –Fax E-mail Nhenety@indiosonline.org.br -Alaerson Fernandes da Cruz –Coordenador de Infra Estrutura do Centro – Telefone 5531603 – Fax E-mail Ayrá@indiosonline.org.br . Experiência de Trabalho da Organização Proponente –Em 1999 iniciou os trabalho na Edição do Livro Índios na Visão dos índios, 2003 realizou o Projeto Índios On-line de inclusão digital para jovens indígenas Kariri-Xocó, em parceria com o BNDS E UNESCO . 3.IDENTIFICAÇÃO DA EXECUTORA .O projeto vai ser realizado na Aldeia Indígena Kariri-Xocó,na Comunidade Indígena Kariri-Xocó, município de Porto Real do Colégio,Estado de Alagoas, Cep 57.290-000 .Responsáveis pelo Acompanhamento da Execução do Projeto Comunidade Indígena Kariri-Xocó. .Histórico de Experiência de Trabalho da Executora – A Comunidade Indígena já trabalha com projetos desde de 1975 Projeto de Irrigação do Itiúba pela CODEVASF (Coordenadoria de desenvolvimento do Vale do São Francisco), 1981 Construção de Casas Comunitárias em parceria com a Embaixada do Canadá, em 1985 Construção do Conjunto Residencial na Aldeia Kariri-Xocó pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio), em 2004 trabalharam no Projeto de Ervas Medicinais em parceria com a Universidade Federal de Sergipe. .Qual a relação de Trabalho existente entre a Organização Proponente e a Comunidade Executora- Em 1999 a Thydewa junto com a Comunidade trabalharam em conjunto na Edição do Livro Índios na Visão dos Índios, 2003 a Thydewa junto com os Kariri-Xocó fizeram o Projeto Índios On-Line, em 2005 a Thydewa junto com os Kariri-Xocó participam como fundadores do Projeto Arco Digital.

4.APRESENTAÇÃO DO PROJETO

1. CONTEXTO – Somos da Tribo Kariri-Xocó do Tronco Lingüístico Macro-jê, da
Família Linguítica Kariri do grupo dialetal Dzubukuá, moramos no município de Porto Real do Colégio , Estado de Alagoas, temos uma população de aproximadamente 2500 habitantes. A terra indígena tem uma área de 700 hectares para uma população tão grande
como essa. O Rio São Francisco corta o território indígena na direção Norte e Sul do Municípios de Porto Real do Colégio e São Brás. A Mata do Ouricuri é de 100
2. hectares , insuficiente para a caça e pesca, as roças são plantadas na área da Sementeira, onde ao agricultores cultivam milho, feijão e mandioca. Temos uma Mata do Ouricuri de 100 hectares, insuficiente para a caça e pesca . Os invasores do território indígena são cerca de 60 fazendeiros e posseiros. No meio ambiente temos grande problemas de lixo, desmatamento acelerado na mata ciliar nas margens do rio. As cidades mais próximas é Porto Real do Colégio 1 km e São Brás 6 km.O comercio local é baseado na agricultura , a feira é dia de sexta com produtos dos agricultores das cidades circunvizinhas. Na aldeia tem um mercado que vendem produtos de consumo, industrializado .
3. JUSTIFICATIVA – Com este Projeto Centro Cultural Kariri-Xocó localizado na área indígena resolveria grandes problemas na área de informação sobre a realidade da sociedade nacional e internacional. Este centro cultural informatizado com i internet vai dar um suporte na área de pesquisa , cadastro social, acesso a cultura brasileira e estrangeira. Além disso crianças, jovens e adultos vai ter acesso a inclusão digital , melhorando nível informativo do conhecimento humano, através da tecnologia, exercendo a cidadania. Ter acesso os programas nas instâncias de governo do Brasil e do exterior, nas áreas de educação, saúde e meio ambiente, com elaboração de projetos para solucionar os problemas da população indígena.
4. OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS –
. Pesquisar na internet as informações necessárias para solucionar as carências de dados sobre a sociedade nacional e internacional.
. Cadastrar CPF da comunidade, declarar imposto de renda, fazer censo escolar via internet.
. Elaborar projetos de desenvolvimento comunitário, saúde, educação, de

reflorestamento das áreas degradadas, e de agropecuária.
. Reunir todas as informações da internet sobre os Kariri-Xocó para formar o “Banco de Dados”, constituindo o acervo bibliográfico .
. Integrar jovens e adultos da comunidade indígena na cultura digital, conhecendo o mundo globalizado, com isto diminuindo os impactos das mudanças dessa nova ordem mundial.

5. PLANO DE TRABALHO – O projeto vai alcançar os objetivos com execução de atividades no Centro Cultural Kariri-Xocó :
- OBJETIVOS E ATIVIDADES
. I – Acessar na internet livros, textos, relatórios, documentos publicados no Brasil e no exterior ao longo de sua história, que refira sobre os Kariri-Xocó, nestas ações estão os estudantes da Escola Indígena Pajé Francisco Queiroz Suíra .
. II- Cadastrar os CPF dos indígenas para atualização seus dados de cadastro de pessoas físicas, evitando o cancelamento do documento pela Receita Federal.
. III- Fazer censo escolar dos alunos da indígena para informar a Secretaria Estadual de Educação, o número de alunos que tem a Tribo Kariri-Xocó, com isto virá os recursos do governo para a nossa escola.
. IV-Elaborar projeto de desenvolvimento sustentável criados pelas associações comunitárias, na áreas de agricultura, pecuária e pesca.
. V – Acessar na internet os programas e ações do Governo Federal que contemplem a cultura indígena, com por exemplo “ Pontos de Cultura” do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura.
. VI –Organizar consulta na internet no campo da saúde e educação, para informar-se melhor do que a constituição federal garante para os povos indígenas.
. VII- Mostrar a comunidade indígena como é o mundo lá fora, acessando programas na internet que apresente os paises e regiões desconhecidas para os índios.
. VIII- Acessar o acervo bibliográfico dos Kariri-Xocó que se encontram nas instituições nacional e internacional desde a época da colonização até os dias atuais,mostrando a comunidade indígena, para fazer o Banco de Dados do Centro de Informática..
. IX – Programar com as associações comunitárias presentes na área indígena, as reuniões no Centro Cultural,colocando a disposição os recursos tecnológicos disponíveis no espaço do centro.

PARTICIPAÇÃO DOS ENVOLVIDOS NO PROJETO DURANTE A REALIZAÇÃO
- A THYDEWA organização proponente entrará com a infra-estrutura de computadores através das parcerias com o Ministério da Cultura do Programa Cultura Viva, GESAC do Ministério das Telecomunicações, TELEMAR, que já desenvolvem na área indígena Kariri-Xocó os Projetos Índios On-Line e Arco Digital tudo isso será no Centro de Informática.
- A Comunidade Kariri-Xocó vai doar o terreno para construção do centro e apoiará todas as atividades desenvolvidas no espaço cultural na fase inicial , durante e no final do projeto.

COORDENADORES COMO ASSISTÊNCIA NO CENTRO DE INFORMÁTICA

O Centro de Informática necessitará de dois coordenadores como assistentes , um como Coordenador de Documentação, e outro como Coordenador de Infra-Estrutura para manutenção de apoio aos usuários . O Coordenador de Documentação prestará assistência na parte de acesso a internet aos usuários, orientar pesquisas, projetos, estudos, cadastro, consultas com fins sociais e culturais. O Coordenador de Infra-Estrutura prestará assistência funcional do prédio, limpeza, materiais, manter a ordem de serviço e administração, com pleno apoio da comunidade indígena e Thydewa.

CURRÍCULO DOS COORDENADORES

- José Nunes de Oliveira (Coordenador de Documentação) é Educador, Contador de História Indígena, Coordenador do Projeto Arco Digital curso de internet para os índios nas aldeias do Nordeste e Leste do Brasil, foi um dos autores do Projeto Índios na Visão dos Índios de edição de livros didáticos.

- Alaerson Fernandes da Cruz ( Coordenador de Infra-Estrutura ) é artesão indígena , faz arco, flechas, artesanatos, confecciona brincos, pulseiras, anéis, cocares. Na parte musical canta e dança Toré tradicional de estilo indígena. Na arte se destaca na pintura corporal, expressando uma beleza única nos traços típicos da cultura indígena. Tem pleno conhecimento funcional do prédio, na parte de serviços gerais.

PRODUÇÃO E VEICULAÇÃO DO CONHECIMENTO

-As atividades do centro cultural tem por finalidade buscar e produzir conhecimento, acessando a internet, pesquisando, estudando o mundo globalizado, e divulgando na comunidade a nova realidade, com isto reduzindo os impactos culturais acelerado contemporâneo.

APOIO GOVERNAMENTAL E NÃO-GOVERNAMENTAL

- A THYDEWA a organização proponente já tem no Centro Cultural computadores fruto da parceria com o GESAC , Ministério das Telecomunicações, Ministério da Cultura, UNESCO, com Internet via satélite, falta só construir o prédio do Centro Cultural de informática, e assistir os coordenadores. O centro é mantido não dispõe de espaço próprio, funciona em prédio alugado, solicitamos construção de nossa unidade funcional.

CURRÍCULO DA ORGANIZAÇÃO PROPONENTE

-A THYDEWA trabalha na Aldeia Indígena Kariri-Xocó desde 1999 editou o Livro “ Índios na Visão dos Índios”, sobre a tribo referida.
-Em 2003 fez o Projeto Índios On-Line uma unidade de Informática de computadores com Internet, incluindo os Kariri-Xocó na era digital.
- A THYDEWA fez parcerias com as associações comunitária : Bom Sucesso, Cerealista para fazer uso do Centro de Informática, em seus trabalhos associativo, elaborando projetos de desenvolvimento comunitário atendendo e assistindo a todos.
- Implantou na Tribo Kariri-Xocó o Projeto Arco Digital um curso de capacitação de projetos, elaboração e gerenciamento, para os índios buscarem suas formas próprias de desenvolvimento.

UTILIZAÇÃO DO CENRO DE INFORMÁTICA

- O centro produzirá matérias de estudo de pesquisa de campo pelos estudantes da Escola Indígena Pajé Francisco Queiroz Suíra.
- As associações comunitária poderá elaborar seus projetos de desenvolvimento, para superar os seus problemas de falta de renda e trabalho.
- A comunidade poderá fazer suas declarações de imposto de renda, exigida pelo Ministério da Fazenda.
- A Escola Indígena Pajé Francisco Queiros Suíra poderá fazer o Cadastramento de seus alunos pela internet, enviando para a Secretaria Estadual de Educação.
-Estudos e pesquisas em consultas na internet por estudantes e outros membros da Comunidade Kariri-Xocó .
- O Centro de Informática possibilitará aos indígenas participação de cursos, estudos a distância pela internet.
- As informações disponíveis na internet poderá ser utilizadas gratuitamente pelos indígenas, imprimidas no Centro de Informática.
- Necessitamos de materiais de consumo papéis ofício, cartuchos de tinta preto e branco e colorida para o Centro de Informática para a comunidade utilizar.
- Necessitamos de disquetes, CDs, pilhas para a máquina fotográfica, que será utilizadas pela comunidades em seu trabalho no centro.
- Ao término do projeto a comunidade assumirá os custos de manutenção do Centro de Informática .

6. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

( As atividades do Centro de Informática terá início em julho de 2007 e o término em junho de 2008 ) um ano .

- Julho de 2007 construção do Centro de Informática Kariri-Xocó, instalação dos equipamentos na unidade, início do aprendizado com alunos da escola Pajé Francisco Queiroz Suíra , as aulas de informática.
- Agosto de 2007 atividades de pesquisas escolar dos alunos da escola indígena local.
- Setembro de 2007 elaboração de projetos de desenvolvimento comunitário pelas associações.
- Outubro de 2007 consultas na internet pela busca dos financiadores dos projetos elaborados pelas associações.
- Novembro de 2007 gravação de CDs e disquetes em matérias produzidas, e consultas para formação do Banco de Dados do Centro de Informática e divulgação na comunidade local.
- Dezembro de 2007 cadastramento dos alunos da Escola Pajé Francisco Queiroz Suíra no Censo Escolar para a Secretaria Estadual de Educação de Alagoas.
- Janeiro de 2008 consultas na internet para saber dos cursos disponíveis no pais de ensino a distância.
- Fevereiro de 2008 cadastramento de CPF da Comunidade Kariri-Xocó para declaração do imposto de renda do Ministério da Fazenda.
- Março de 2008 acessar na Internet sobre o Acervo Bibliográfico dos Kariri-Xocó disponíveis na rede, imprimir material pesquisado.
- Abril de 2008 divulgação do Dia do Índio na Internet, buscando contato com escolas fora da aldeia para as apresentações de grupos culturais indígena presentes na tribo.
- Maio de 2008 organização do Acervo de Informática da Internet em pastas, arquivos dos computadores do Centro para facilitar o serviço de utilidade pública da unidade informativa.
- Junho identificação dos participantes atuantes no projeto que mais se destacaram nas atividades do Centro de Informática para seleção e formação de uma equipe permanente, após o final do projeto.

7. ORÇAMENTO EM REAIS

a) Material de Construção………………………………………..2500,00 .
b) Equipamentos…………………………………………………… 1500,00 .
c) Mão-de-Obra………………………………………………………1500,00 .
d) Despesas Administrativas…………………………………….. 500,00
e) Serviços de Terceiros…………………………………………. 5000,00

TOTAL GERAL………………………………………………….. 11.000,00

TOTAL GERAL……………………………………………….. 10.500,00

Artigos similares

0 255

0 207

SEM COMENTÁRIOS

Partilhe um comentário