dsc00466

Já é de nosso conhecimento que a Universidade de Brasilia possue vagas para estudantes indígenas de todo Brasil, limitando-se em um numero de 10 vagas dividido em 5 cursos. Esse convênio firmado em 2004, já obteve 4 turmas de 10 alunos cada, para os cursos de Medicina, biologia, enfermagem, agronomia, eng. florestal e nutrição.

Como era de se esperar a demanda de estudantes dentro da Universidade vem aumentando a cada ano, e através da convivência dos estudantes no dia-a-dia, vem se observando que algumas coisas poderiam obter condições melhores, exemplo: monitorias, assistência pedagógica, aulas de reforço, informática entre outros, que são processos básicos para que o aluno tenha um bom rendimento dentro da universidade.

Desta forma, os estudantes indígenas da UnB, propuseram a criação do Maloca UnB ou Centro de Convivência Indígena, que têm como objetivo principal dar condições estruturais e pedagógicas para os estudantes. Nesta quarta-feira foi a entrega do Projeto Arquitetônico do “maloca”, para a UNB, representadas pelo Chefe de gabinete Nielsen, e a SEPLAN (Secretaria de Planejamento). Estiveram presentes também estudantes indígenas, professores que acompanham os mesmos e a FUNAI (cuja a UnB quer entrar em parceria para aquisição de recursos e patrocinios).

Nós estudantes indígenas da UnB, estamos bastante convictos de que se conseguimos esse projeto, servirá de uma ponte para outras instituições do Brasil, pois sabemos que o maior desafio não é as vagas mas sim o acompanhamento do estudante dentro da universidade.

Vale lembrar que a representatividade indígena também está incluído dentro do projeto, perfil do Arquiteto Juracy que já fez projeto em outras localizações do Brasil, como a Casa de Cultura na comunidade Tukano, Balaio, na terra indígena do Alto Rio Negro-AM, especificamente em São Gabriel da Cachoeira-AM, entre outros.

Para ser concluído o projeto na UnB, precisamos de apoio que depende de nós estudantes e principalmente do movimento indígena de todo o Brasil. Junte-se a nós…!!!!

dsc004531

Apresentação do projeto aos estudantes

dsc00457

Estudantes Indígenas durante a apresentação.

dsc00460

Na sequência: Engenheiro/Arquiteto Juarez, Gustavo CGE/FUNAI Brasília, Prof: Débora Centro de Convivência Negra e representante dp Decano- Reitoria e Chefe de Gabinete Nielsen.

dsc00466

Apresentação a Secretaria de Planejamento da UnB.

ufg114

Nossa Meta!!!!

A Luta continua…

Até irandé!!!

Equipe:

Antônio Kaimbé

Tanielson Poran

Luíz Tukano

Olavo Wapichana

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena do Povo Tukano. Natural de São Gabriel da Cachoeira- Amazonas- Brasil. Estudante de Biologia pela Universidade de Brasília- DF

1 COMENTÁRIO

  1. Parabénsss meninos, esperamos que consigam eecutar esse projeto que será de grande importancia para todos nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here