Caros parentes, como todos nós sabemos tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei que prevê a transformação da FUNAI em uma Secretária com mesmo status de um Ministério

    1. Se esse projeto for aprovado a FUNAI deixa de ser uma extensão do Ministerio da Justiça e passaria a ser autônoma, com decisão própria, com as mesmas características que outras Secretarias Especiais. Em 1967 o SPI ( Serviço de Proteção ao Índio) foi extinto por acusação de corrupção, abandono e tortura aos índios em todo o país, no mesmo ano foi criado a FUNAI, ou apenas mudou de sigla, pois as estruturas e o pessoal continuaram os mesmos.

Desde sua criação, a fundação tem defendido os direitos territoriais, educacional, saúde e cultural, mas aos poucos foi perdendo espaço no âmbito do governo federal, tiraram da FUNAI a responsabilidade de administrar para os indígenas a saúde passando para a FUNASA que é administrada pelo MS, a educação foi para o MEC, essa ação tornou o Orgão mais vulneral ainda, e os indígenas com suas vidas nas mãos dos homens que os “administram” .

    1. Segundo as informações da Agencia do Senado foi aprovado na semana passada durante sessão da Comissão de Direitos Humanos do Senado, a proposta de criação da Secretaria Nacional dos Povos Indígenas que agora vai para a CCJ da Casa. Sendo assim aprovada, o novo caminho será Câmara dos Deputados.
      Feito a reestruturação da FUNAI, o numero do pessoal, ou seja, funcionários, com certeza dar para criar a nova PASTA. O relator da PL, é um político bem conhecido nosso, o senador Paulo Paim, do PT de Rio Grande do Sul, o mesmo afirma que essa mudança não irá acabar com a FUNAI, e sim elevar o Órgão a um grau elevado. Passando pela Câmara dos Deputados, o projeto seguirá para o Palácio da Republica e cairá no colo da nossa presidenta Dilma Rouseff.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Só não podemos esquecer que secretaria não tem poder para executar nada. No momento que a FUNAI sair do Ministério da Justiça o caminho vai estar aberto para os fazendeiros e latifundiários fazerem a festa…

  2. A FUNAI DEVE SER ADMINISTRADA PELOS INDIOS, ASSIM O INDIO SENDO PRESIDENTE E OUTROS CARGOS TDOS INDIOS; ELES SABEM QUAL É A PRIORIDADE DA COMUNIDADE,E ELE QUEM MORA NA ALDEIA E TEM VISAO DA MORA NA NATUREZA E DE SEU POVO.

  3. Concordo! Um índio ou uma índia! Não esqueçamos que a Dilma tem preferência por colocar mulheres em cargos elevados… Mas, como fazer isso acontecer? Precisa de uma articulação política forte, muito forte!

  4. sim, é verdade os índios sao os verdadeiros donos da sabedoria do seu povo, “Ser idoso não é olhar o tempo passar pela janela sem esperança do amanhã”
    Os idosos possuem muita sabedoria acumuladas na vivência diária, e nos ensinamentos que a vida lhes proporciona. Em todos os dias que passam, em cada semana, a cada mês e séculos, a experiência aumenta com a mesma intensidade que aumentam seus cabelos brancos. O ser humano envelhece, mas o espírito continua jovem. É o ser humano que auferiu aos seus dependentes, esforços, educação, amor, fraternidade e carícias mil. Deve-se dar a oportunidade de os idosos mostrar o seu amor fraternal adquirido pelos seus antepassados. A idade dar à nova geração a sabedoria conquistada
    rica e milenar e muitas lições que ainda perduram nos dias atuais.
    Nao importa o grau de instrucao ( Faculdade e outros) os idosos representam a experiencia da vida…
    Que seja o presidente da FUNAI um idoso e tenha um secretário(india ou indio) com Grau Superios que possa representa-lo.
    Felicidades e Conquistas para todos!!

  5. Eu admiro estes Cacique: Raoni, Korubo, Alicio e o pajé Santixie, tenho acompanhado pela net suas mensagens e trabalho, que seja um outro cacique idoso o presidente da FUNAI, ter um indio como presidente da FUNAI é uma conquista que seja representada pela sabedoria (o idoso). vejo como positivo para os indios.
    Tendo na FUNAI o prsidente índio e outros indios trabalhando junto!

    Todas mulher admira um homem sabio mesmo estando ela no poder.

    Boa Sorte!

  6. eu deixo aqui meu protesto acabei de ver no youtube o cacique korubo na igreja evangelica fiquei descepcionada, retiro meu voto por ele ou outro indio que nao dar valor as suas raizes e cultura. infelizmente.

    Admiro Fabio Tata
    Gente ame suas raizes e cultura é rica e milenar, o povo brasileiro perdeu a sua grande riqueza que a cultura indigena e amar as raizes.

  7. A questão não é um Indigena gerindo a FUNAI, precisa de competencia administrativa de um orgão q nã oé simplesmente lidar com as necessidades dos indigenas, precisa ser politico, e um bom coordenador de equipe, é mesma situação de um médico gerindo um hospital, o fato de ser médico não o torna competente pra ser um administrador. Se um ind igena de um povo em especifico subir ao poder, ele jamais poderá prioriza a sua etnia e vai ter q esquecer qualquer diferença q tenha com outros povos, e isso caros irmãos, é muito dificil de fazer!

  8. sou descendnte indigena porem meus avos migraram e estaa essencia ias que ficou apenas nos traços e nas historias que ouvimos e nas lembrnças dos meus ancestrais
    amo e tenho maior orgulho dos meus avos bisas,porem arealidade do seculo nao permitedoar milhoes de ectares a’reservas indigenas ,enquanto ha milhoes de familias necessitando um teto
    sem -terraquerendo uma terrinha para plantar.desculpem-me averdade mas indios nem plantam.jha que se ter ministerio para livrar o pais de uma catastrofe humana contra o trafiaco vidas largadas no crak,familias destruidas ea abandonadas pelo poder publico
    paara finnalizar um trocadilho,nosso pis foi trocado por espelhogalinha,ervas ouro pedras.qualquer criança de 8 anos sabe disto.msomos taõ brasileiros quanto qualquer indio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here