Caros parentes, como todos nós sabemos tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei que prevê a transformação da FUNAI em uma Secretária com mesmo status de um Ministério

    1. Se esse projeto for aprovado a FUNAI deixa de ser uma extensão do Ministerio da Justiça e passaria a ser autônoma, com decisão própria, com as mesmas características que outras Secretarias Especiais. Em 1967 o SPI ( Serviço de Proteção ao Índio) foi extinto por acusação de corrupção, abandono e tortura aos índios em todo o país, no mesmo ano foi criado a FUNAI, ou apenas mudou de sigla, pois as estruturas e o pessoal continuaram os mesmos.

Desde sua criação, a fundação tem defendido os direitos territoriais, educacional, saúde e cultural, mas aos poucos foi perdendo espaço no âmbito do governo federal, tiraram da FUNAI a responsabilidade de administrar para os indígenas a saúde passando para a FUNASA que é administrada pelo MS, a educação foi para o MEC, essa ação tornou o Orgão mais vulneral ainda, e os indígenas com suas vidas nas mãos dos homens que os “administram” .

    1. Segundo as informações da Agencia do Senado foi aprovado na semana passada durante sessão da Comissão de Direitos Humanos do Senado, a proposta de criação da Secretaria Nacional dos Povos Indígenas que agora vai para a CCJ da Casa. Sendo assim aprovada, o novo caminho será Câmara dos Deputados.
      Feito a reestruturação da FUNAI, o numero do pessoal, ou seja, funcionários, com certeza dar para criar a nova PASTA. O relator da PL, é um político bem conhecido nosso, o senador Paulo Paim, do PT de Rio Grande do Sul, o mesmo afirma que essa mudança não irá acabar com a FUNAI, e sim elevar o Órgão a um grau elevado. Passando pela Câmara dos Deputados, o projeto seguirá para o Palácio da Republica e cairá no colo da nossa presidenta Dilma Rouseff.