Realizou-se nesta quinta-feira de 26/06/08/ uma palestra na aldeia Água Vermelha referente à nossa comunidade e a nossa unidade de saúde. Aonde contamos com participação da nossa comunidade local, cacique, agente de saúde indígena, funcionário da FUNASA.
Porem a meta deste encontro é levantar os problemas e encontrar solução para melhorar a qualidade da nossa saúde. O dialogo iniciou com a enfermeira Nelia que falou da importância do PLS (Planejamento local de saúde) com de acordo com a necessidade da comunidade abrangendo junto com a comunidade com intuito de trazer um plano de ação para solucionar os problemas.

Em seguida a comunidade relata os problemas e as dificuldades que enfrenta com pouca assistência da Funasa, mas ambos relataram à situação da saúde que enfrenta no atendimento da secretaria de saúde, sobretudo juntos foi mencionado vários problemas que afeta a comunidade mais alguns foi selecionados para tentar a ser resolvido como o tratamento de água, atenção ao pré-arterial, fazer exame dos que tem problema de visão; e na nossa unidade de saúde a resolver o problema que acarreta a demora de marcar os exames, transporte para da assistência à comunidade no período noturno nas horas de emergência, e construção de banheiros nas localidades.

Com esta finalidade de parceria de trabalhar todos juntos e unidos vamos esta torcendo que a nossa saúde melhore na medida do possível e somar esta força para trazer para nossa comunidade uma saúde digna e saudável para todos nós.

No entanto, estamos com a fé em nosso pai Tupã que a assistência da saúde vai melhorar bastante também nós contribuirmos e não esquecer dos remédios naturais, pois não podemos só esperar pelos remédios dos não índios temos que esta cultivando a nossa cultura, sabemos que temos direito a saúde da Funasa, mais temos que fazer a nossa parte tentando a trazer de volta a nossa medicina natural fazendo os nosso remédio naturais porque sambemos que contribuem para o fortalecimento da nossa saúde e a nossa cultura indígena.

Yonana

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Excelente materia!!!!

    Enviem-a para as pessoas da FUNASA…. E mostrem como é organizada a Comunidade… E aproveitem para falar da necesidade de conexao!!!
    Podem enviar a materia tambem para O Ministerio das Comunicações!!!!

  2. Essa questão que vc fala no final da sua materia é muito importante, pois esse assunto que envolve o tratamento medico dos povos indigenas pela FUNASA, está um caos em todas as areas indigenas, e por isso é muito importante nós estarmos cobrando e agindo.
    Fazendo a nossa parte!!! como vc disse, mas é importante tambem é levantar esse fato de nossas medicinas tradicionais, porque os diclofenacos da vida estão viciando nossos parentes!!!
    E os medicos, não cansa de nos receitar esse remedio!!!
    Então parabens pela iniciativa de vcs, e continuem jogando duro mesmo!!!

  3. ola amigos nos somos indigenas etnia jaminawa arara do rio bage estamos partisipando do curso de capasitacáo dos ais para desenvolver a saude indigena dos povo do rio bage

  4. Preciso saber tudo sobre os Pataxós…
    Como vive nos dias de hoje?
    Quantos são e onde vivem?
    Que linguas eles falam?
    Que crenças?
    Que cultiva?
    Que problemas infrentam na vida cotidiana?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here