Estou falando da Aldeia Indígena Kariri-Xocó que está localizada no Município de Porto Real do Colégio-AL, está aldeia é um povo só que se denomina kariri- xocó na pratica mas na teoria é dois povo a culpa desta divisão é da própria ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DA FUNAI EM MACÉIO – ALAGOAS que ao longos últimos anos alimentam as divisões de pequenos grupos dentro das comunidades indígenas comprando terras não tradicionais criando novas aldeias, e assim criado também vários CONSELHOS LOCAIS DE SAÚDE sendo a maioria deles escolhidos pelos grupo e Funasa respeita e não ouve as comunidades o certo era as comunidades escolher seus próprios conselheiros e não as lideranças e assim satisfazer suas ambições assim não respeitando os princípios de seus povos isso é uma falta desrespeito para com as comunidades indígenas reconhecidas a mais de 500 anos e a PROCURADORIA GERAL REPÚBLICA EM ALAGOAS, FUNASA E FUNAI, tem conhecimento de todos as reivindicações das comunidades estes problemas e nada faz respeita por serem ÓRGÃOS FEDERAIS espero com a publicação dessa matérias os homens de boa vontade nos ajudem a resolver os problemas não só de kariri-xocó mas de outras comunidades indígenas

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. olá meu parente, essa realidade de vcs não é difrente dos outros povos indigenas do Brasil, pois as politicas desses orgãos governamentais é de divisão interna dos povos indigenas, e desde da criação do SPI – Serviso de Proteção ao Indios, que nosso mode de organização e de mobilização não são respeitado, mesmo sendo um direito garantido na OIT.
    Mas tambem tem o outro lada da mueda, se nosso modo de organização, mobilização, cultural e cotidiano não são respeitados porque nós tambem temos uma parcela de culpa, ois nós que deixamos esses grupos puliticos entrarem em nossa casa e ditar regras como foce a casa deles. E isso tem que mudar, temos que acordar e buscar nossa autonomia, e andarmos com nossas proprias pernas e ocupar nosso espaço na sociedade civil como um todo.
    Pois somos seres inteligentes e pensantes, e temos que nós unir e acabar com essa ditadura que os orgãos governamentais impos em nos povos indigenas.
    Parabens pela materia e vcs tem o apoio do povo Pankararu, pois sozinho somos poucos mais unidos somos fortes.

    “VIVA A LIBERDADE”…

  2. Caros colegas, Cariri Xoco, lendo a materia sinto-me na obrigagação de fazer alguns comentarios principalmente, por ter entrado na área do controle social, Sou coordenadora do Fórum de Presidentes dos CONDISI, é lutamos pela autonomia do povo, o conselho local de saúde é uma instância consultiva formada só por indios, que tem o papel de planejar, acompanhar e fiscalizar as ações da FUNASA, é que deve somar com as lideranças de base a luta pela melhoria da saude nas aldeis.Na segunda instância tem o CONDISI que é deliberativo e pode érfeitamente denunciar qualquer irregularidade, e em última instância tem o Fórum de Presidente com um papel de articular poiliticamente, para as ações da FUNASA acintecerem na prática. Estamos a disposição para reencaminmhar qualquer denincia formal que chegue a nós. O meu E-mail carmempankararu@yahoo.com.br coordenadora do fórum de `Presidentes dos Conselhos Distritais de saúde Indígena. em busca de uma saúde mais digna para nossos povos indígena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here