Aconteceu dos dias 12 a 15 de outubro o primeiro encontro de jovens indígenas e não indígenas na região leste de Minas.
Este encontro teve a presença das etnias Pataxó hã-hã-hãe, Tupinambá e Pataxó do Sul da Bahia, Xucuru Karirir, Pataxó de Minas, Xacriabá, Maxakali, krenak e também jovens não índios.
Nele foram discutidos vários temas divididos em oficinas como: oficina número 1, Luta pela terra e pela afirmação dos direitos indígenas, 2 água e meio ambiente, 3 Espiritualidade, 4 Educação como espaço de transformação, 5 Inclusão e cidadania, 6 Arte e cultura, 7 Movimento indígena, 8 Mudanças e identidade e a 9 Afetividade e sexualidade.
Nessas nove oficinas os jovens tiveram a oportunidade de opinar, pois estavam ali jovens índios de etnias e culturas diferentes, jovens que não eram índios mais compartilharam suas opiniões para os jovens indígenas. Todas as nove oficinas foram debatidas por índios e não índios, experiências, atividades, modos de vida, informações, harmonia, amizade tudo isso podemos encontrar com todos os que estavam ali presentes. E no final do encontro viemos a entender que realmente as diferenças fazem a diferença, por quê? Porque apesar de estar ali tantas pessoas diferentes, com idéias e pensamentos diferentes, todos tiveram um só foco, “a causa indígena” e isso fez a diferença entre tanta diferença, a visão dos jovens indígenas e não indígenas sobre o mundo foi uma só, queremos mudanças, e apesar de muitas dificuldades só nós poderemos mudar este mundo.
No mais queremos agradecer ao cacique Mezaki da aldeia pataxó de MG e toda sua comunidade, agradecera todas as etnias ali presentes, e agradecer também aos jovens não índios que dividiram este lindo momento conosco.

PUHUY
deyvidpuhuy@hotmail.com