Aconteceu dos dias 12 a 15 de outubro o primeiro encontro de jovens indígenas e não indígenas na região leste de Minas.
Este encontro teve a presença das etnias Pataxó hã-hã-hãe, Tupinambá e Pataxó do Sul da Bahia, Xucuru Karirir, Pataxó de Minas, Xacriabá, Maxakali, krenak e também jovens não índios.
Nele foram discutidos vários temas divididos em oficinas como: oficina número 1, Luta pela terra e pela afirmação dos direitos indígenas, 2 água e meio ambiente, 3 Espiritualidade, 4 Educação como espaço de transformação, 5 Inclusão e cidadania, 6 Arte e cultura, 7 Movimento indígena, 8 Mudanças e identidade e a 9 Afetividade e sexualidade.
Nessas nove oficinas os jovens tiveram a oportunidade de opinar, pois estavam ali jovens índios de etnias e culturas diferentes, jovens que não eram índios mais compartilharam suas opiniões para os jovens indígenas. Todas as nove oficinas foram debatidas por índios e não índios, experiências, atividades, modos de vida, informações, harmonia, amizade tudo isso podemos encontrar com todos os que estavam ali presentes. E no final do encontro viemos a entender que realmente as diferenças fazem a diferença, por quê? Porque apesar de estar ali tantas pessoas diferentes, com idéias e pensamentos diferentes, todos tiveram um só foco, “a causa indígena” e isso fez a diferença entre tanta diferença, a visão dos jovens indígenas e não indígenas sobre o mundo foi uma só, queremos mudanças, e apesar de muitas dificuldades só nós poderemos mudar este mundo.
No mais queremos agradecer ao cacique Mezaki da aldeia pataxó de MG e toda sua comunidade, agradecera todas as etnias ali presentes, e agradecer também aos jovens não índios que dividiram este lindo momento conosco.

PUHUY
deyvidpuhuy@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. ESSE ENCONTRO FOI MUITO BOM PRA MIM,POIS ALÉM DE APRENDER MUITA COISA PUDE CONHECER VÁRIOS ÍNDIOS DE OUTRA ETNIA.FIZ MUITAS AMIZADES,PRINCIPALMENTE COM OS PATAXÓS HAHAHA E OS TUPINAMBAS.VAI FICAR GUARDADO PRA SEMPRE NO MEU CORAÇÃO.ESPERO QUE ESSA AMIZADE POSSA PERMANECER PRA SEMPRE, POIS ASSIM PODEREMOS ESTA LUTANDO TODOS JUNTOS PELO NOSSO POVO, QUE É MUITO DISCRIMINADO.NOS JOVENS PODEMOS MUDAR O MUNDO.

  2. Puhuy,nós Jovens não indios agradecemos a oportunidade e aos momentos vividos durante o encontro,que foram de grande importancia ao crescimento cultural e humano de todos nós,uma vez que as diferenças fazem diferença,uma vez que a Causa indigena é de todos nós!

  3. Olá pessoal! Eu sou de Belo Horizonte e estive presente no encontro la na aldeia Pataxó! Com certeza foi uma experiência muita gratificante e enriquecedora para todos nós.
    Beijos!

  4. Parabens Puhuy, a materia ficou otima!
    estava presente nesse encontro pois sou da aldeia pataxo-MG, e acredito que mais desses encontros devem acontecer porque realmente as diferenças fazem a diferença.E foi muito bom para todos pois os temas relacionavam com cada povo e atraves disso mostrar que todos os povos estao unidos pela causa indígena.Adorei esse encontro pois atraves dele conhecir pessoas maravilhosas.
    bjos

  5. Meu irmão, estou lutando para que haja intercâmbio e uma maior difusão da nossa cultura.Precisamos participar destes movimentos mais não possuímos condições para tal.A nossa maior alegria será um dia poder está entre vocês.Um forte do abraço dos irmãos Karirí/Xocó. Boa Sorte!

  6. Gostei muto do que lí aqui. Eu gostaria de me comunicar via internet ou telefone ou mesmo emails, com algumas pessoas pertencentes as diversas tribos indígenas, pois sempre tive interesse nos indígenas do nosso país, embora eu não tenha tido oportunidade ou mesmo tempo, para contactar com os mesmos. Sempre me preocupei com o descaso de nossos governantes com os índios donos verdadeiros de nosso Brasil, mas digo que, também me senti com as mãos atadas por nada poder fazer em favor dos índios.

  7. Meus Irmãos eu estava presente neste encontro ate no sabado pela manhã uma experiência e tanta para mim q trabalho com jovens nas Pastorais da Juventude. eu agradeço a todos q contribuiram para realização do encontro. um abraço a todos q defendem esta bandeira. diga sim aos direitos da juventude….

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here