Contamos com algumas entidades indígenas: Funai/Nucleio de Apoio Indígena de Itamaraju, Funai de ilhéus, Coordenação dos direitos humanos, Conselho de Local de Saúde da Bahia, Associação Ambientalista, Fórum de Educação…
Juntos reunimos para discutimos os assuntos da mal administração da Funai, alem disso formos reivindicar o nossos direitos, e propondo algumas mudanças na organização da Funai para resolver os problema da nossa comunidade.
Também para saber o por que a Funai não esta dando assistência ao índio, por que não esta lutando na o questão da terra.
Na nossa aldeia a vários motivos por que o índio esta passando uma difícil situação, a Funai diz que não pode da assistência ao índio por que desde em que o antigo administrador retirou-se do cargo deixou muitas dividas. Outros problemas que estamos passando com índio que elegemos como administrador da Funai, que não pode nos ajudar em tudo que queremos para nossa nação,por que o Presidente da Funai(Nesio Pereira Gomes) que proibiu o índio se auxiliar o seu povo como por exemplo na retomada a Funai não pode nos ajudar, caso não obedece-lo será demitido do cargo.
Na questão da nossa terra a Funai não esta se importando como a causa da nossa terra. Quando o fazendeiro ganha reintegração de posse a Funai diz que não sabe o porquê. Mas sabemos que a mesma tem conhecimento com a causa da nossa terra, mas infelizmente esta deixando a desejar.
Nós estamos bastante tristes com este fato, a nossa terra esta sendo reduzida por uma justiça que dão terra ilegal aos fazendeiros, mas isso porque? A Funai não esta se importando como índio, além disso a justiça de ilhéus tomaram o nosso direitos ainda nos falam que a nossa terra não é indígena, mas temos prova em mãos que a nossa terra é indígena a muitos antropólogos que estudaram a nossa causa e sabe que esta terra é indígena,temos os nossos anciões que sempre morou nesta terra e sabe de toda historia do nosso chão.
Sofremos muito nesta vida por que a justiça não julga a nossa terra que esta há 24 anos no tribunal federal.
O que se torna mais difícil a situação, são aqueles ministro que esta no tribunal da justiça nunca vão julgar a nossa terra porque?Alguns não têm conhecimento com a nossa causa, mas podem conhecer através de dialogo, mas infelizmente não compreende o sofrimento dos Pataxó Hãhãhãe.
Como delogamento do julgamento a justiça de ilhéus continuam concedendo reintegração de posse aos fazendeiros. Pois, daqui a 90 dias sai mais uma eliminar favorável ao fazendeiro Marcos Venicio, conhecido como Marcão que varias vez tentou nos matar este individuo para nós é um cidadão muito perigoso por que a sua tentativa em nos exterminar é maior.Então isso nos preocupa por que nosso povo mora preto da sua fazenda, mas estamos conscientes que se acontecer alguma coisa ruim como o nossa nação a culpa é dessa justiça que apoio este individuo na nossa terra mas que não é dele, mas sim são dos Pataxó Hãhãhãe.

Yonana Pataxó