Contamos com algumas entidades indígenas: Funai/Nucleio de Apoio Indígena de Itamaraju, Funai de ilhéus, Coordenação dos direitos humanos, Conselho de Local de Saúde da Bahia, Associação Ambientalista, Fórum de Educação…
Juntos reunimos para discutimos os assuntos da mal administração da Funai, alem disso formos reivindicar o nossos direitos, e propondo algumas mudanças na organização da Funai para resolver os problema da nossa comunidade.
Também para saber o por que a Funai não esta dando assistência ao índio, por que não esta lutando na o questão da terra.
Na nossa aldeia a vários motivos por que o índio esta passando uma difícil situação, a Funai diz que não pode da assistência ao índio por que desde em que o antigo administrador retirou-se do cargo deixou muitas dividas. Outros problemas que estamos passando com índio que elegemos como administrador da Funai, que não pode nos ajudar em tudo que queremos para nossa nação,por que o Presidente da Funai(Nesio Pereira Gomes) que proibiu o índio se auxiliar o seu povo como por exemplo na retomada a Funai não pode nos ajudar, caso não obedece-lo será demitido do cargo.
Na questão da nossa terra a Funai não esta se importando como a causa da nossa terra. Quando o fazendeiro ganha reintegração de posse a Funai diz que não sabe o porquê. Mas sabemos que a mesma tem conhecimento com a causa da nossa terra, mas infelizmente esta deixando a desejar.
Nós estamos bastante tristes com este fato, a nossa terra esta sendo reduzida por uma justiça que dão terra ilegal aos fazendeiros, mas isso porque? A Funai não esta se importando como índio, além disso a justiça de ilhéus tomaram o nosso direitos ainda nos falam que a nossa terra não é indígena, mas temos prova em mãos que a nossa terra é indígena a muitos antropólogos que estudaram a nossa causa e sabe que esta terra é indígena,temos os nossos anciões que sempre morou nesta terra e sabe de toda historia do nosso chão.
Sofremos muito nesta vida por que a justiça não julga a nossa terra que esta há 24 anos no tribunal federal.
O que se torna mais difícil a situação, são aqueles ministro que esta no tribunal da justiça nunca vão julgar a nossa terra porque?Alguns não têm conhecimento com a nossa causa, mas podem conhecer através de dialogo, mas infelizmente não compreende o sofrimento dos Pataxó Hãhãhãe.
Como delogamento do julgamento a justiça de ilhéus continuam concedendo reintegração de posse aos fazendeiros. Pois, daqui a 90 dias sai mais uma eliminar favorável ao fazendeiro Marcos Venicio, conhecido como Marcão que varias vez tentou nos matar este individuo para nós é um cidadão muito perigoso por que a sua tentativa em nos exterminar é maior.Então isso nos preocupa por que nosso povo mora preto da sua fazenda, mas estamos conscientes que se acontecer alguma coisa ruim como o nossa nação a culpa é dessa justiça que apoio este individuo na nossa terra mas que não é dele, mas sim são dos Pataxó Hãhãhãe.

Yonana Pataxó

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Nós vivemos em um estado democrático de direito. Onde a democracia diz se dividida eqüitativamente a todos os cidadãos Brasileiros. Mas na pratica não é isso que se ver. Colocam para administra os postos regionais
    Chefes que não conhecem nada de administração e que na maioria das vezes são analfabetos funcionais.A corrupção esta generalizada na FUNAI de um modo geral.
    Nas aldeias de Prado e Itamaraju a saúde do povo indígena esta em situação estica.Têm Índios morrendo por falta de atendimento médico no interior das aldeias.A FUNASA parece, mas um fantoche.Que trabalha na própria FUNASA não sabe o seu verdadeiro papel. E a saúde esta como sempre, na UTI.
    A educação é um outro problema secular. Querem nos impor uma educação colonialista e não respeitam os nossos direitos de uma educação diferenciada e de qualidade que esta na Constituição Federal Brasileira.Ate quando vamos agüentar tudo calado e como sempre na passiva? Será que não esta na hora de nos rebelamos de verdade?
    As nossas terras eram para ter sido demarcadas todas desde 1993, e ate hoje nada.
    O Sr. Mércio Pereira Gomes na nossa ótica ela não passa de um bandido. Ele esta na FUNAI para defender Grileiros.Fazendeiros, Latifundiários e Ladrões de terras. Todo mundo ver isso menos os Indos. Será porque somos cegos ou burros? Chega esta é a hora de tirar o Sr. Mércio da FUNAI de Brasília. Vamos colocar um irmão nosso no lugar desse ratazana.Vamos ocupar a FUNAI de Brasília talvez assim a coisa anda.
    Esse país só irá melhorar depois de uma guerra social. E a hora é agora! Vamos a luta parentes. Ate quando vamos viver de assebléias? Chega de patetice…

  2. foi um encontro onde todos devem mostar as forças de luta e abraçar a causa ajudando uns aos outros…
    espero que depois desse encontro temos más caminho para melhorar…

    thyrry

  3. Estou em busca de minhas raízes indígenas. Minha bisavó era índia, contudo não tenho dados precisos de que tribo ela descendia. Gostaria de ajuda para saber como posso levantar minha árvore genealógica e saber minhas origens indigenistas. Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here